segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A educação



Todos nós sabemos da importância da educação para o desenvolvimento de uma nação. Investimentos nesse setor é prioridade para qualquer País. Porém, há governantes que querem mesmo é ver o povo na escuridão da ignorância, pois uma sociedade instruída será mais difícil persuadi-la, enganá-la com argumentos falsos. No país em que a corrupção virou cultura é melhor que o povo não estude, ou seja, não conheça os seus direitos.

Em Manaíra não é diferente. O prefeito numa tentativa de neutralizar a educação e prejudicar os estudantes negou o transporte escolar. Na ocasião, os estudantes de Manaíra procuraram o prefeito a fim de reivindicarem um dos direitos básicos do contribuinte – um transporte público para locomoção a cidade destino, Serra Talhada-PE.

Foram três grupos reivindicar o transporte. No entanto, nenhum grupo conseguiu êxito em tal empreitada. São eles: os estudantes do curso técnico em enfermagem, do cursinho pré-vestibular é os universitários. O único objetivo dos estudantes é estudar. Mas nem isso o poder público está disposto a ajudar.

Verdades e mentiras. Com o objetivo de prejudicar os jovens, o prefeito negou aos três grupos o transporte. Primeira verdade – o povo sem conhecer seus direitos não enxerga às falácias do prefeito. A nossa sociedade não enxerga o futuro. Porém, uma sociedade que conhece seus direitos não será passiva com os atos corruptos que hoje nos ameaça. Logo essa política Maquiavélica feita pelo “nosso governante” só se sustenta numa sociedade sem instrução, leiga. O prefeito acredita que apenas os filhos dele, dos burgueses e dos aduladores podem estudar.

Às vezes tenho a impressão que ele (o prefeito) por ter passado 16 (dezessies) anos no poder pensa que os carros, os ônibus, todos provenientes de recursos públicos, dos impostos pagos pelo povo, é propriedade dele e que a prefeitura é uma empresa e ele é o principal acionista, podendo fazer o que bem entender.

Justificativas aos estudantes

Aos estudantes do curso técnico de enfermagem: “Não podemos dar porque estamos cortando gastos”. Bom, muito inteligente por parte dele, logo a maior economia do mundo está passando por uma crise, podendo levar o planeta a uma nova recessão mundial, como a que aconteceu em 2008. Essa crise talvez leve o governo federal a diminuir os repasses de verbas, do FPB por exemplo. Está o prefeito se resguardando de uma possível crise financeira?

A população fica grata por tamanha sabedoria. O interessante dos cortes é que apenas o povão é que é prejudicado nessa história, no que diz respeito à corrupção não há cortes. Exemplos: não foram cortados os funcionários fantasmas, nem o “mensalão”, ou melhor, o caixinha dois dos representantes do legislativo. Pois, conforme se fala nas ruas de Manaíra, o vereadores recebem pelo menos 7 (SETE) salários míninos que geram aí um bagatela de uns R$ 4.000,000 (quatro mil reais). Bom NÉ? Um ato corrupto! Com certeza todo esse dinheiro carimbado daria para pagar todas as viagens dos estudantes, dando a todos a possibilidade de qualidade de vida melhor! Enquanto isso nós, os estudantes, só temos o que lamentar.

Justificativa aos estudantes do cursinho Pré-universitário. “O ônibus está quebrado e por isso não é possível permitir que vocês andem nele”. Pois bem, senhor prefeito. E se fosse o carro particular do prefeito? Com certeza já teria mandado ajeitar, ou mesmo para beneficiar uma classe mais favorecida, como os burgueses que tanto o gestor “ajeita”. Como é para o “pobre” estudante não precisa ter pressa?

Finalmente os plebeus, os universitários. A justificativa é muito cômica. O excelentíssimo prefeito “falou que tinha muito ‘boca preta’”. Pois bem, acho que a maioria daquele grupo não concorda com os feitos do seu governo. Daí... Usar desse argumento para não dá o transporte!... Ele tem o dever de governar para todos, sem distinção de cor, raça, religião e muito menos Partido Político. Estado democrático de direito. Acho que agora ele vai saber... Acorda estudante!


Nenhum comentário:

Postar um comentário