terça-feira, 25 de maio de 2010

CARTA DE DESPEDIDA


Amigos leitores,

No período de um ano este blog tornou-se um modelo de auto-sugestão de muita gente. Não que eu fizeste análises pertinentes com o convívio de cada um. Fui demasiado simplório em minhas indagações, nas matérias que escrevia diariamente, tendo em vista o público alvo que este blog se direcionava. No entanto, tudo aqui foi levado muito a sério – não houve momento em minha vida mais feliz do que falar à verdade.

Apesar disso, não sufoquei as pessoas com questionamentos filosóficos (disciplina que estou a par), nem também de qualquer outra disciplina que ouso me arriscar, dado que nunca pisei em nada sem saber do que se tratava. E, nada mais difícil e duro do que o conhecimento filosófico. As outras ciências são do povo. Por isso, em toda a minha vida jamais me preocupei em fazer o que os outros queriam. Meu compromisso foi comigo mesmo. Aí esta a obra: sou formado de ferro, nada me abate.

Às vezes tive que ser ousado e não temer às ameaças. Aqui pra gente – houve pessoas (de minha cidade especificamente) que pensaram que eu tinha lado, isto é, porque eu criticava o governo de alguém, pensavam que eu o odiava e, por conseguinte, faria parte de um grupo. Pelo contrário, tudo que faço trato com muita seriedade. Nada mais impudico na vida de um homem...

Lembro-me com ardor cada palavra escrita neste blog. O que fica? – não, não, não acabou; apenas começou o processo no sertão. Tudo aqui é pensado sílaba por sílaba. Se as pessoas me conhecessem a fundo saberiam o que sou. Isso eu deixo a posterioridade. Um dia saberão. Trovão. Super-homem.

Acompanhem-me no jornal. Sim; dizem que sou filho de uma pobretona. Como isso me faz feliz: sou um Deus próximo dos santos da terra. Mas um Deus que nada promete.

Eu sou uma coisa; outra é a minha obra.

Gilberto Dilo

quinta-feira, 22 de abril de 2010

JORNAL "GRANDE SERTÃO"




Diante das impossibilidades, dos desafios, das tempestades, das desavenças estou levando para o sertão um grande projeto; algo que o sertão em toda a sua história nunca pensara a respeito. Este projeto, grandioso pelos seus objetivos, faz parte da necessidade de um povo: A necessidade de alguém que não os veja como mercado, como produto de troca ou alguma coisa similar.

Quem conhece a história do sertão, sabe muito bem o que ele representa à Paraíba. Espero contribuir para que, juntos, possamos construir uma nova história, uma nova forma de ver o mundo. Para isso, criei o jornal Grande Sertão.

O Jornal terá uma ampla circulação. São 11 cidades ao todo. Água Branca, Curral Velho, Diamante, São José de Princesa, Princesa Isabel, Tavares, Juru, Manaíra, João Pessoa, Santana de Mangueira e Ibiara.

A circulação será semanal. Cerca de 5.000 exemplares semanais.

30% dos rendimentos do jornal serão investidos nessas cidades. Investiremos em Cultura, Arte, música, Turismo, esporte etc.

Uma equipe com colunistas mestres e doutores. Especialistas. Analistas políticos.

Espero que todas as pessoas que lêem este blog possam também ler o jornal. Sonharemos um sertão diferente, com menos desigualdade social e com mais pessoas envolvidas no bem-estar do outro.

Gilberto Dilo


MÚSICA

VIDA


Se eu soubesse o que é a vida
Cantaria para os homens
Músicas com som
De felicidade.

Mas ainda não sei amar
A vida sem recompensa.
Que será amar a vida?
Vida, vida para quê?
Homem, casamento, para quê?
Se eu soubesse ao menos me amar!

Passou meu tempo de infância.
E a minha história acontece
Sem muita ânsia.
Tão distante me vejo...
E tão distante fico de meus objetivos.
Plantaram na minha cabeça
À liberdade;
Mas deram-me um mundo como prisão.

Tudo acontece, e a vida?
Vida, vida para quê?
Se eu soubesse de ti,
Vida
Não procuraria um sentido para ti.

Nada sei da vida,
Não vejo sentido
Nem in-sentido.
Vida, vida para quê?
Vida.

 Gilberto Dilo

CHARGE

NOVAS RUAS SERÃO ASFALTADAS EM SANTA CRUZ DA BAIXA VERDE


Após asfaltar todo o contorno da Praça da Matriz, desde a Câmara Municipal até a Agência dos Correios no centro da cidade, a Administração Municipal anunciou o capeamento de novas ruas. Segundo tivemos informações o projeto é asfaltar mais seis ruas. Além das principais transversais do centro - no eixo leste oeste, também será asfaltada toda Rua Monsenhor Elizeu Diniz - que liga a PE 365 a PE 368 (Rodovia Zilda Gomes de Lima).

Ao todo mais de dois mil metros de ruas calçadas serão cobertas por asfalto. O capeamento com asfalto fortalece a estrutura da via, promove o movimento de veículos e facilita a limpeza pública. Além da Praça da Matriz, também já é asfaltado o Pátio de Eventos onde, todos os anos, acontece a Feira da Rapadura. 
 
Gilberto Dilo/Givanilson

terça-feira, 20 de abril de 2010

CHICO BUARQUE CALA OS NORTE-AMERICANOS


Durante debate em uma universidade, nos Estados Unidos, o ex-governador do DF, ex-ministro da educação e atual senador CRISTÓVAM BUARQUE, foi questionado sobre o que pensava da internacionalização da Amazônia.

O jovem americano introduziu sua pergunta dizendo que esperava a resposta de um Humanista e não de um brasileiro.

Esta foi a resposta do Sr.Cristóvam Buarque:

"De fato, como brasileiro eu simplesmente falaria contra a internacionalização da Amazônia. Por mais que nossos governos não tenham o devido cuidado com esse patrimônio, ele é nosso.

"Como humanista, sentindo o risco da degradação ambiental que sofre a Amazônia, posso imaginar a sua internacionalização, como também de tudo o mais que tem importância para a humanidade.

"Se a Amazônia, sob uma ética humanista, deve ser internacionalizada, internacionalizemos também as reservas de petróleo do mundo inteiro.O petróleo é tão importante para o bem-estar da humanidade quanto a Amazônia  para o nosso futuro. Apesar disso, os donos das reservas sentem-se no direito de aumentar ou diminuir a extração de petróleo e subir ou não o seu preço." "Da mesma forma, o capital financeiro dos países ricos deveria ser internacionalizado. Se a Amazônia é uma reserva para todos os seres humanos, ela não pode ser queimada pela vontade de um dono, ou de um país. Queimar a Amazônia é tão grave quanto o desemprego provocado pelas decisões arbitrárias dos especuladores globais. Não podemos deixar que as reservas financeiras sirvam para queimar países inteiros na volúpia da especulação.

"Antes mesmo da Amazônia, eu gostaria de ver a internacionalização de todos os grandes museus do mundo. O Louvre não deve pertencer apenas à França. Cada museu do mundo é guardião das mais belas peças produzidas pelo gênio humano. Não se pode deixar esse patrimônio cultural, como o patrimônio natural Amazônico, seja manipulado e instruído pelo gosto de um proprietário

ou de um país. Não faz muito, um milionário japonês,decidiu enterrar com ele, um quadro de um grande mestre. Antes disso, aquele quadro deveria ter sido internacionalizado.

"Durante este encontro, as Nações Unidas estão realizando o Fórum do Milênio, mas alguns presidentes de países tiveram dificuldades em comparecer por constrangimentos na fronteira dos EUA. Por isso, eu acho que Nova York,

como sede das Nações Unidas, deve ser internacionalizada. Pelo menos Manhatan deveria pertencer a toda a humanidade. Assim como Paris, Veneza, Roma, Londres, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, cada cidade, com sua beleza específica, sua historia do mundo, deveria pertencer ao mundo inteiro.

"Se os EUA querem internacionalizar a Amazônia, pelo risco de deixá-la nas mãos de brasileiros, internacionalizemos todos os arsenais nucleares dos EUA. Até porque eles já demonstraram que são capazes de usar essas armas, provocando uma destruição milhares de vezes maiores do que as lamentáveis queimadas feitas nas florestas do Brasil.

"Defendo a idéia de internacionalizar as reservas florestais do mundo em troca da dívida. Comecemos usando essa dívida para garantir que cada criança do Mundo tenha possibilidade de COMER e de ir à escola. Internacionalizemos as crianças tratando-as, todas elas, não importando o país onde nasceram, como patrimônio que merece cuidados do mundo inteiro.

"Como humanista, aceito defender a internacionalização do mundo. Mas, enquanto o mundo me tratar como brasileiro, lutarei para que a Amazônia seja nossa. Só nossa!

Gilberto Dilo

domingo, 18 de abril de 2010

PROPOSIÇÃO

"Só através da arte construíremos uma nova história no sertão".


Gilberto Dilo

INDIGNAÇÃO


Quando teremos um evento deste porte (Igual ao de Santa Cruz Da Baixa Verde) no sertão paraíbano? 

A observar outras cidades da região dói profundamente dizer: Eu sou manairense, eu sou paraibano. Por que os governantes de nossa região só prezam pela corrupção, pela fazendas, pelas casas de praia, pelas fortunas, pelo ódio contra as pessoas de bem, em suma só prezam pela maldade contra o nosso povo.

Eu não quero viver numa cidade desta forma. Você conterrâneo ama a sua cidade? - Então cuide de fazer alguma coisa por ela; porque até agora só fomos usados, abnegados, injustiçados, condenados.

Esta semana para mim foi de choro. Choro profundo, choro de amor, choro de dor. A partir de Maio, através de meu Jornal, quero chorar de alegria por saber que o povo sertanejo passará a viver bem melhor . Desde já aqui fica o aviso: Não irei tolerar político corrupto, sacana, escroto. A maioria destes criminosos fez da vida das pessoas mazelas urbanas, desgraças, calamidades públicas no sertão. Aqui abertamente eu condeno estes infames. 

E aos homens que tanto sentem inveja de mim, que me condenam com a sua burrice ingênua, deixo o meu amor. Sinta-o. Meu coração não pode combater de forma vingativa; é no amor que ele vive.

Até Breve!

Gilberto Dilo

ARIANO E O GRUPO ARRAIAL ENCANTAM O PÚBLICO DE SANTA CRUZ DA BAIXA VERDE

A aula-espetáculo apresentada pelo escritor e Secretário Especial de Cultura de Pernambuco - Ariano Suassuna, cativou o público presente ontem à noite no Tropical Dance em Santa Cruz da Baixa Verde. O espaço ficou lotado e o mestre foi recebido com aplausos, gestos de carinho e reconhecimento dos participantes, como forma de agradecimento pela luta de interiorização da nossa cultura.

Acompanhado por uma equipe de artistas, aos 82 anos, Ariano Suassuna, que já percorreu mais de 16 mil quilômetros para levar poesia, dança e música a mais de 130 mil pessoas, não fez diferente em Santa Cruz da Baixa Verde. Arrancou gargalhadas, contou fatos históricos, envolveu o público na apresentação e mostrou-se satisfeito com o trabalho que vem desenvolvendo à frente de sua Secretaria.

Ao explicar a importância do piano para a cultura pernambucana Ariano afirmou ter buscado inspiração em compositores pernambucanos do século 19 e início do século 20 como Isael Rodrigues e Euclides Fonseca, antes desconhecidos por muitos e agora relembrados e divulgados pelo escritor.

O grupo Arraial formado por músicos, bailarinos e cantores, que acompanha Ariano desde o início, também chamou atenção dos participantes, enriquecendo a aula-espetáculo do respeitado escritor, com belíssimas apresentações de músicas gesticuladas e coreografadas.


Quem foi ao evento e não assistiu a aula-espetáculo na parte interna do clube, pôde acompanhar as apresentações em dois telões montados na parte externa da casa de shows. Após a apresentação o escritor, bem humorado, pousou para fotos e autógrafos num espaço reservado atrás do palco. 
 
 
Blog do Givanilson

sábado, 17 de abril de 2010

POEMA


Amai-vos a mim

Eu não poderia deixar de acreditar nos meus sonhos
Eu não poderia ser o que as outras pessoas sonham;
Atiraram as pedras, as pessoas quiseram-me ser sem sê-las
Vida e mensagem.

Aos que desejam o meu sonho
Atirou-me ao maior dos perigos:
A minha dependência do amor.

Se minha vida soubesse narrar A minha grandeza 
dificilmente existiria A História só dos vencedores:
Quantas vezes eu fui derrotado Aos olhos do mundo?

E bastou o coração para crescer
Diante das pessoas que sacrificaram e sacrificam
Os meus conterrâneos, a minha família.

Irei descer ao sertão. E aos que
Cantam em profecias suas maldades
Saberão prezar pela derrota.

Homens vencidos,
Amai-vos a mim
Que tenho sede e juro amá-los sem interesse.
E se eu chorar, chorem comigo.  


Gilberto Dilo

WILSON BRAGA QUEM ESQUECE? – MARANHÃO.

Segundo informações do jornalista Hermes de Luna, o ex-governador e atual deputado federal, Wilson Braga (PMDB), foi ignorado pelo o Governador Zé Maranhão na última segunda feira.

Wilson Braga ao consultar uma audiência com o governador recebeu um não. O governador ordenou ao chefe de gabinete do palácio da Redenção que dissesse ao ex-governador Wilson Braga que não poderia recebê-lo.

Depois do “Deprê” político, Wilson Braga disse que nunca mais voltaria ao palácio, e que talvez passasse a compor à base oposicionista, isto é, “laranjar”. Wilson Braga classificou o “não maranhista” como descortês e deselegante.

A vida é irônica.

Gilberto Dilo

UNIDADE OPOSICIONISTA DEMONSTRA FORÇA E ELEGE ARTHUR CUNHA LIMA PARA CONSELHEIRO DO TCE



Nos bastidores da política paraibana já se postulava a vitória de Arthur Cunha Lima (PSDB) ao cargo de conselheiro do Tribunal de contas do Estado (TCE). A sua indicação deu-se antecipadamente pelos pares votantes. A sua posição frente à Assembléia Legislativa como presidente fortificou ainda mais as alianças e a expressão dos votos.

O seu principal concorrente era o deputado Trócolli júnior (PMDB). Mas a fragilidade das alianças do PMDB na Assembléia demonstra o quanto o partido está fragilizado e com pouca força interna.

Como já era esperado, Arthur Cunha Lima venceu com uma diferença de oito votos. Arthur recebeu 22 votos dos 36 votantes. Uma vitória que torna ainda mais nítido o poder do grupo Cunha Lima na política Paraibana.


Gilberto Dilo

sexta-feira, 16 de abril de 2010

MOVIMENTO FICHA LIMPA PRECISA DE VOCÊ: AJUDE-NOS

Caros amigos,

O Projeto de Lei Ficha Limpa está em perigo. Semana passada o Congresso adiou a votação com o intuito de dar mais tempo para "aprimorar" o projeto, ou seja, enfraquecê-lo para que ele não remova eficazmente corruptos das eleições.

Muitos parlamentares temem essa nova lei já que dezenas deles respondem a processos na justiça. Eles estão tentando influenciar a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) a enfraquecer o projeto. Nossas vozes precisam falar mais alto -- esta é uma luta pelo futuro do nosso país. Clique abaixo para mandar uma mensagem para a CCJ, pedindo que eles se mantenham firmes contra a corrupção:


Juntos, nós mostramos o apoio massivo da população brasileira pela Ficha Limpa. No entanto, precisamos fazer mais -- vamos mostrar aos políticos que estamos determinados, não iremos parar e que se formos ignorados, eles irão pagar o preço nas eleições. A CCJ deveria apoiar o projeto de lei, mas é provável que políticos corruptos estejam tentando oferecer acordos e troca de favores para eles enfraquecerem a Ficha Limpa. Nós podemos oferecer uma proposta melhor: se eles apoiarem a Ficha Limpa, ele poderão manter seus empregos.

Vamos inundar a comissão de revisão com milhares de mensagens e telefonemas pedindo que eles tomem a decisão certa: não tolerar a corrupção e se recusar a enfraquecer o texto. A população brasileira quer essa lei e merecemos que ela seja aprovada pelo Congresso:

http://www.avaaz.org/po/salve_ficha_limpa/97.php?cl_tta_sign=f0f7a581dbb1199606005a59c1881481

Neste ano eleitoral, nós possuímos um grande poder coletivo para mudar a política. Ao redor do mundo, a Internet vem se mostrando uma nova força política, uma forma de democratizar a política e criar novos canais de participação para a população. Se soubermos utilizar esta ferramenta, nossos políticos finalmente entenderão que se nós os elegemos, eles trabalham para nós.

Se trabalharmos juntos, o Ficha Limpa pode se tornar lei mês que vem!

Com esperança,

Gilberto Dilo

quinta-feira, 15 de abril de 2010

ARIANO SUASSUNA FAZ APRESENTAÇÃO HOJE NA CIDADE DE SANTA CRUZ DA BAIXA VERDE

O Secretário Especial de Cultura do Estado de Pernambuco - Ariano Suassuna, já se encontra na região e estará apresentando hoje (15), mais uma das suas célebres aulas-espetáculo. Desta vez para a população de Santa Cruz da Baixa Verde, que receberá pela primeira vez a apresentação da nova temporada de aulas desenvolvidas por Ariano, batizada como “Chamada ao piano”.

No seu quarto ano à frente da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco, o escritor Ariano Suassuna vem cumprindo sua proposta de levar as aulas para lugares que geralmente ficam de fora do roteiro cultural do Estado, como é o caso dos municípios do interior de Pernambuco.

O projeto contempla quatro públicos preferenciais: estudantes universitários, alunos da rede estadual de ensino, moradores de favelas e a população das cidades do interior. Todas as apresentações são gratuitas, oferecendo ao público antes carente de ações culturais, a chance de assistir a belíssimos espetáculos que afirmam a cultura e o povo do sertão pernambucano.

A aula acontecerá às 19 horas no Tropical Dance. Será apresentado em nossa Santa Cruz da Baixa Verde  graças ao incentivo de algumas pessoas como: Adelson Cabral (secretário mul. de cultura), o blogueiro Giovani Magalhães, as educadoras Leda Melo e Vanécia e o grande apoio da Secretarias de Educação e Ação Social junto à prefeitura municipal na pessoa do Prefeito Dr. Fanão.

PROGRAMAÇÃO:
CHAMADA AO PIANO
MINISTRADA PELO ESCRITOR ARIANO SUASSUNA
LOCAL: TROPICAL DANCE (Antigo Tropical Club – Santa Cruz da Baixa Verde)
DATA: QUINTA-FEIRA - 15/04/2010
HORÁRIO: 19 HORAS
Gilberto Dilo/Givanilson

PROPOSIÇÃO

"Burro o homem que se deixa converncer pelo que os outros falam, no disse-me-disse. De que forma o homem pode tê uma opinião se só acredita nos outros?"



Gilberto Dilo

COMPRA DE PESQUISA PRÓ MARANHÃO: LEIAM!

EXCLUSIVO - O signatário deste blog teve acesso a um material que é um verdadeiro retrato do que acontece nos bastidores dos gabinetes do governo José Maranhão III.
Os leitores vão poder ouvir abaixo a gravação de uma conversa reservada entre a secretária de Comunicação do Estado, a competente jornalista Lena Guimarães, e dois homens supostamente donos ou representantes de instituto de pesquisa, revelando diálogos que supõem negociação de pesquisa favorável ao governador e pagamento via gabinete.
Na conversa, gravada provavelmente em ambiente comum à secretária, os homens tentam se justificar por suposto vazamento de pesquisa. Lena Guimarães faz cobranças e diz coisas como “todo mundo paga né, mas eu pago mais pra vocês contratarem o melhor que tiver. Mas entregue isso pra mim na sexta”.
Entre outras coisas, a secretária também diz “...é mais o gabinete pagou, mesmo a pesquisa vazando”.

O diálogo em áudio de pouco mais de seis minutos que o blog teve acesso não diz claramente de instituto e de que pesquisas Lena e os dois homens estão falando. O conteúdo, no entanto, é intrigante. No geral, dá a impressão que os homens estão tentando explicar que a pesquisa vazou com números errados.
A confusão todinha é que ele apresentou dando quase um empate técnico entre Ricardo e Maranhão. Mas tudo bem, eu não quero usar esse pretexto porque sou amigo de Paulo”, diz um dos homens ao final da conversa.
O teor do diálogo é tão significativo que um dos homens chega a falar em necessidade de manter a credibilidade do instituto que representam. “...checaram os relatórios, fizeram a conferência, pegaram os relatórios, checaram. Então a pesquisa foi totalmente checada. Outra coisa secretário, o resultado da pesquisa foi extremamente favorável ao governador Maranhão. Eu conversei com ele”, diz um dos homens no início da gravação.
Em determinando momento eles falam do O Norte. Em outro, em Anderson da Signo, principal agência de Comunicação do governo.
Agora pra senhora ver o nosso ímpeto compromisso de atender ao pedido do governador, mesmo a pesquisa não sendo a que apresentada. Nós exigimos (interrompido)...”
Este ano, já foram divulgadas pesquisas eleitorais. Duas delas pelo Sistema Correio da Paraíba: uma pelo Instituto Consult, de propriedade de Paulo de Tarso, e outra pelo Vox Populi. Ambas dão vantagem ao governador José Maranhão.
O Diários Associados chegou a registrar uma pesquisa, mas não publicou.
O diálogo registrado no áudio não permite que a história seja contada com começo, meio e fim. Mas, em razão da clareza das falas, exige uma explicação da secretária de Comunicação do Estado, Lena Guimarães. O signatário deste blog estará enviando pessoalmente pedido de explicações do diálogo que os leitores passarão a ouvir ao clicar no áudio abaixo.
No final, disponibilizamos a degravação do diálogo para facilitar o acompanhamento.
Degravação:
Homem – ...checaram os relatórios, fizeram a conferência, pegaram os relatórios, checaram. Então, a pesquisa foi totalmente checada. Outra coisa secretária, o resultado da pesquisa foi extremamente favorável ao governador Maranhão. Eu conversei com ele.
Lena mas olha o que eu to querendo dizer (interrompida)
Homem – Eu não sei de onde veio essa que apresentaram aí sobre o protocolo.
Lena – O que eu sei é que gato escaldado tem medo de água (rs).
Homem – ta certo, ta certo.
Lena – Todo mundo paga né? Mas eu pago mais pra vocês contratarem o melhor que tiver. Mas entregue isso pra mim na sexta.

Homem – Na sexta-feira não.
Lena – Mas vocês sabem que eu sou secretária de Estado, não é?
Homem - Mas ái fique tranqüila. Diante disso nós vamos fazer o seguinte: Vamos dizer ao Norte que traga as pessoas de fora, que traga as pessoas de Minas ou de Brasília para poder fazer isso aqui pra poder fazer a pesquisa.
Mas aí uma conversa de gabinete, eu me reservo (interrompe)...
Lena – Todos com certeza são funcionários daqui.
Homem – Agora pra senhora ver o nosso ímpeto, compromisso de atender ao pedido do governador, mesmo a pesquisa não sendo a que foi apresentada. Nós exigimos (interrompendo)...

Lena – é a que está repercutindo...
Homem – pois é, aí nossa credibilidade vai pro Brejo, secretária.
Homem 2 – a de hoje não vale nada!
Homem – como é que eu registro uma campanha (interrompido)...
Lena – é mas o gabinete pagou, mesmo a pesquisa vazando.

Homem - Pois é. Graças a Deus. A cidade de Campina aprovou. Já pensou? Eu registro essa pesquisa e não publico. Eu fiquei chateado quando vi porque não tem nada a ver com essa pesquisa que foi apresentada.
Homem – realmente eu não olhei essa pesquisa.
Homem 2 – Secretária, então é gente “mal cantada”. Porque entrei em contato lá, me passaram tudo certinho, não foi isso?
Homem – Ta, realmente. Registrou em cartório, autentico.
Homem - Olha só amigo eu não tive acesso a pesquisa.
Homem – Mas vazou né?
Homem – Ninguém teve. Eu, o presidente e o pessoal do Instituto de Pesquisa.
Homem 2 – E Adelton que trabalha na Signo Comunicação?
Homem – Ninguém teve acesso...
Homem 2- e como é que apareceu essa pesquisa na mão do Anderson? Como é que pode?
Lena – O governador ficou puto, porque não era ele o alvo, mas indiretamente era.
Homem 2 - Não era o quê?
Homem – Não era ele o alvo.
Lenta – Era o cenário.
Homem 2 - Sim, sim, era o cenário de Campina. Entendi, entendi. Exatamente. Dificuldades de degravação...continua
Homem 2 - A confusão todinha é que ele apresentou dando quase um empate técnico entre Ricardo e Maranhão. Mas tudo bem, em não quero usar esse pretexto porque sou amigo de Paulo.
Lena – Eu acho...
Homem – Eu não quero perder. Conto com o seu apoio...
Lena- Você me confundiu com uma velha...eu sou uma velha (risos)?. Meu nome é Lena...
Homem – Então, Lena...

Luis Tôrres

PREFEITOS DA SERRA DE TEIXEIRA PRETENDEM REDEFINIR LIMITES TERRITORIAIS

Prefeitos de vários municípios da microrregião de Teixeira farão uma visita manhã a zona rural de Mãe Dágua e Matureia, para tentar entrar em consenso sobre os limites territoriais e estabelecer formas de compensação, entre elas a proposta de traçar uma linha reta, semelhante aos mapas municipais dos Estados Unidos. A decisão foi tomada no final da tarde de ontem no Salão Paroquial do município de Teixeira.

Além dos prefeitos e os representantes dos municípios de Mãe Dágua,Matureia, Imaculada, Teixeira, Cacimbas, estiveram presentes no encontro representantes do Interpa e do IBGE. Eles pretendem por fim as referências imprecisas que geram dúvidas sobre a delimitação das áreas , causam perdas populacionais e queda de recursos, por falhas na interpretação dos limites municipais.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

GOVERNADOR MARANHÃO SOFRE DURAS DERROTAS NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

Em dia tumultuado na assembléia legislativa da Paraíba, ontem, terça feira (13), o governador Maranhão sofre árduas derrotas.

Todos os 36 deputados da casa, situação e oposicionistas, compareceram à assembléia legislativa para votação de projetos, revisões de vetos do governador etc. No entanto, no desenvolver da sessão muitos deputados mostraram-se favorável a derrubar os vetos do governador.

O primeiro veto do governador derrubado foi o que trata especificamente das emendas da Lei orçamentária Anual de 2010. Em clima exaltado por parte de alguns deputados, como Gervásio Filho, o começo da sessão dá-se de forma quente, com provocações entre os deputados.

O primeiro veto diz respeito ao acréscimo de 5% de recursos do orçamento para todos os órgãos públicos estaduais. Este veto, possivelmente, irá garantir o aumento a todos os servidores públicos estaduais – um aumento salarial de 5%. Este veto foi derrubado por 20 votos a 16.

Os vetos do governador Maranhão foram sendo derrubados um por um.

Outro veto derrubado foi o que trata da possibilidade a convocação dos candidatos aprovados nos concursos públicos para a Política Civil e para a Polícia Militar. Este veto foi derrubado por 22 votos a 14.

Aos poucos todos os vetos do Governador Maranhão foram derrubados.



Gilberto Dilo

terça-feira, 13 de abril de 2010

PARAÍBA RECEBE EQUIPAMENTOS HOSPITALARES

Paraíba está vivendo um novo tempo'. Assim, o governador do Estado recepcionou, na tarde dessa segunda-feira (12), um comboio com 17 carretas lotadas de equipamentos hospitalares. A carga será usada para equipar dez hospitais da rede pública e está avaliada em R$ 120 milhões. O governador do Estado foi pessoalmente até o Posto Fiscal de Cruz de Almas, instalado perto do município de Pitimbu (PB), na divisa com Pernambuco, recepcionar a chegada dos aparelhos. Ele chegou ao local acompanhado pelos secretários José Maria de França (Saúde), Marcelo Weick (Casa Civil) Sales Gaudêncio (Educação) e Lena Guimarães (Comunicação).

Demonstrando muita satisfação com a chegada do comboio, o governador destacou que os equipamentos irão mudar a situação caótica em que ele encontrou a maioria dos hospitais da rede estadual. "Boa parte desses equipamentos é importada, mas virão outras carretas com aparelhos de indústrias nacionais. Eles irão equipar hospitais que foram encontrados por minha gestão completamente sucateados, sem a mínima condição de uso, porque não tiveram investimentos e nem atenção da gestão anterior", declarou o governador.


Gilberto Dilo/ SECOM

UEPB INSCREVE PARA TAXA DE ISENÇÃO – VESTIBULAR DE 2010

Teve início nesta segunda-feira (12), através da Comissão Permanente do Vestibular (Comvest) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o período de inscrições para solicitação de Isenção de Taxa e Cota de Inclusão no Vestibular 2011 da instituição. Os pedidos ocorrerão até o dia 23 deste mês, no site www.comvest.uepb.edu.br.

A novidade este ano, além das inscrições via Internet, foi o aumento no número de vagas da política de Cota de Inclusão, que sobe para a reserva de 50% do total oferecido. Poderão solicitar isenção da taxa de inscrição os candidatos que concluíram, ou estão concluindo, as três séries do ensino médio em escolas da rede pública municipal, estadual ou federal de qualquer parte do País.

Para aqueles que não tiverem acesso à Internet, serão disponibilizados, nos dias 15, 16, 22 e 23 próximos nos campi da UEPB (com exceção do campus de Lagoa Seca), computadores para preenchimento do formulário eletrônico de inscrição.



Gilberto Dilo/Assessoria

RICARDO COUTINHO (PSB) CADA VEZ MAIS LÍDER

Primeiro foi a abstenção do ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo ( PMDB), de não ser candidato a vice juntamente com Maranhão. Primeira baixa nos planos políticos de Maranhão. Agora convive a cúpula do PMDB com esse impasse: A CASSAÇÃO da maior liderança do PMDB atualmente depois de Maranhão.

Para um grupo que se fazia forte, a princípio, e demonstrava vencer à campanha, do pleito de 2010, já no primeiro turno – o silêncio, o isolamento e decepção toma conta de todo o grupo político “peemedebista”. E a preocupação é nítida quando se transfere o alvoroço de vitória para um medo de pré-campanha.

Para um homem que sequer postulou, em momento algum, que a campanha seria fácil, Ricardo Coutinho aos poucos está tomando conta do subúrbio político paraibano. O seu crescimento é fruto dos deslizes do grupo de Maranhão, e também das tomadas de posições de alguns políticos que se demonstram insatisfeitos para com o governador. O Governador a cada dia só tem baixa. Vejamos os acasos:


  1. Desistência do Prefeito de Campinha Grande, o Cabeludo, de ser candidato a vice com Maranhão.

  2. Cassação de Veneziano.

  3. União com grupos que para o povo não passa de homens fracos, que estão à venda: Como o grupo de Abílio Diniz.

  4. Decisões desastrosas contra o governo de Maranhão: Greves, indignação de servidores públicos etc.

Conseqüências:

Mudança de estratégias. Perda no grupo político, sobretudo de prefeitos oportunistas e forasteiros, de deputados maizenas e de lideranças duas caras.


Gilberto Dilo

segunda-feira, 12 de abril de 2010

EM SANTA CRUZ DA BAIXA VERDE HÁ LAZER - PORQUE NAS CIDADES DO ALTO SERTÃO NÃO HÁ?

Em santa Cruz da Baixa Verde-PE há lazer. Por que nas cidades vizinhas, no estado da Paraíba não há?

Enquanto a população de Santa Cruz da Baixa Verde comemora o seu primeiro aniversário da Academia, em muitas cidades do alto sertão paraibano celebra-se o silêncio, o “acanhamento” e o medo de cobrar. Dizem que em Manaíra-PB existe uma quadra, mas não funciona. Em Princesa Isabel o antigo Estádio de Futebol estar desativado. Em São José de Princesa não há sequer um ginásio poli-esportivo. 

No último Domingo, dia 7 de Abril, a população santa cruzenses comemorou o primeiro aniversário de uma academia. Veja bem: academia com lazer. Existem parques, atendimento médico, atendimento nutricional, jogos para a terceira idade, orientação educacional sobre à preservação da comunidade local, competições esportivas etc.

Como bem narra o blogueiro Givanilson:

“A programação teve início de manhãzinha com alvorada e apresentação da Banda da Terceira Idade. Algumas manifestações culturais como grupos de danças e grupos de capoeira se apresentaram para o público que chegava para se envolver nas diversas atividades.

Ao longo do dia quem passou pelo local pôde participar de palestras e atividades como: cooper, ginástica aeróbica, torneio de damas e dominó, vôlei, basquete, futebol, além de cadastramento para teste de glicose, aferição de pressão e campanha de vacinação da gripe H1N1.

Gilberto Dilo

GARRANCHO MÉDICO E INDISCIPLINA PARA COM O PACIENTE DEVEM CHEGAR AO FIM



A incompreensão e falta de lucidez de alguns nomes periódicos de remédios, ou a péssima caligrafia prescritiva de alguns médicos devem chegar ao fim esta semana. Um novo Código de ética médica brasileiro está pra entrar em vigor, e o objetivo maior é melhorar à relação entre médico-paciente.



O menosprezo de alguns médicos para com algumas pessoas do alto sertão é algo relevante e plausível de discussão. Muitas queixas, em alguns casos sofridas e dolorosas, fazem parte da rotina da população que é assistida pelo SUS, nas cidades de Princesa Isabel, Manaíra, São José de Princesa, Tavares, Juru, Água Branca etc.

O novo código está estrito de normalidades quanto à conduta médica, trazendo penalidades para casos específicos. Um deles é o mau trato para com os pacientes.

A população pede respeito! 

Gilberto Dilo

MAIORIA PETISTA DA PARAÍBA APOIA RICARDO AO GOVERNO DO ESTADO

Depois de muitas elucidações, conversas e encontros entre as principais lideranças do Partido dos Trabalhadores da Paraíba (PT), o presidente da legenda em João Pessoa, Antônio Barbosa (Foto), declara que o PT, na verdade, passou por um processo de cisão, e o racha foi inevitável. Acredita Antônio que, a maioria dos “petistas estão com Ricardo Coutinho (PSB). 

No encontro neste final de Semana, a imprensa vinculou informações equivocadas, segundo o presidente da legenda. Pois, as informações dadas por Frei Anastácio não procedem; dado que elas não condizem com vontade da maioria do PT da Paraíba. 

Nesse preâmbulo de apoio a Zé Maranhão (PMDB) ou a Ricardo Coutinho (PSB), Antônio Barbosa foi claro ao falar que a maioria do PT, algo aproximado de 60%, está mesma com o ex-prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB).

Outro importante para a pré-candidatura de Ricardo, como ressaltou Antônio, é a união entre o PT e o PSB na Paraíba. União esta que consolidaria o recíproco apoio à pré-candidata do PT, Dilma Rouseff.


Gilberto Dilo

sábado, 10 de abril de 2010

NOTA


Amigos leitores, quero comunicar que não estou tendo condição de escrever matérias jornalísticas, ou seja, informativa no blog devido a outros trabalhos que estou empenhado. Falta-me força para pesquisar, para ir a órgãos públicos ou até mesmo para reescrever matérias de outros blogs, portais etc. Acredito que segunda feira (12 de Abril) o blog esteja restabelecido, voltando à normalidade. Também quero alertar a todos os leitores, sobretudo do sertão, que meus trabalhos fazem parte de um projeto magnânimo que há três meses vendo refletindo, escrevendo, postulando hipóteses, estabelecendo parcerias, contratando a fim de que no final deste mês tudo se concretize como teorizado.
Abraço a todos!

Gilberto Dilo  

NADA ME ABATE


Nada me abate! Não há coisa pior do que viver cercado de pessoas que não acreditam em si mesmas. Após ter passado muito tempo sozinho aprendi a viver de minha própria consciência e a não acreditar em pensamentos superficiais e embriagados pelo instinto da submissão. Olho para os lados – nada encontro. A única força superior ela existe em mim como o sol para a terra. Fugir de meus desígnios? Talvez em toda a minha vida a maior maldade que um homem possa desejar para si mesmo; por isso, quanto mais distante e incompreendido fico do pensamento dos meus contemporâneos, cada vez mais me apaixono pela minha figura excêntrica e reflexiva. Em outras épocas pessoas como eu foram-nas desprezadas a ponto de elas desprezarem os seus desprezadores. Vejo todo o desconhecimento de algumas pessoas, e a falta de coragem como algo duro para a minha existência; todavia nem só de água e pão vive o homem. Aqui se encontra o meu maior obstáculo: aprender a saborear nas coisas ruins o meu sustento. Não fosse eu vítima das minhas inquietações eu não escreveria o que penso para um povo que nada pensa. Sempre sonhei viver distante de meu presente. Mas quando quis fugir olha que o meu estado mais estúpido me fez a viver da estupidez da maioria dos homens de minha época. Moral da história: eu não pude vivenciar a minha estupidez só, foi necessário compartilhá-la como outras pessoas. Diante desse impasse intitulo-me o construtor de dificuldades e também um criminoso. Que me julguem os homens felizes e bons! Quanto cinismo há nos meus pensamentos! Ademais, não posso ser compreendido com o que penso. Assim, faz-se útil escrever como vós, grandes homens. Escreverei, escreverei, escreverei... Não sendo eu mesmo, mas vós.

Gilberto Dilo

POEMA

Pássaro voa para o norte


Imagino alguém...
Esse alguém sonha como eu...
Distante ele sonha sozinho.
Sem pai, sem mãe, sem irmão.
Por que ele sonha?
Há um amor que brota.
Pássaro voa para o norte,
Pássaro voa para o norte.

Como podes o pássaro da minha vida
Voar e me deixar sozinho?
Esse pássaro voa
Sob a minha casa.

Ah, homens silenciosos!
Os pássaros voam...
E vocês ainda silenciam.

Não posso deixar de querer
Os pássaros, em vez dos homens.
Ser pássaro homens,
Ser livre!

Onde eu estiver quero ser pássaro,
Quero voar sob a minha cidade
Sem medo, sem julgar!

O pássaro está voando!
Ninguém o tente abater!
Voa pássaro!

Gilberto Dilo