domingo, 19 de julho de 2009

Munícipios com o programa de controle de Hanseníase Implantado




O programa de Controle de Hanseníase foi implantado nos munícipios da Paraíba, com a necessidade de diminuir a alta taxa de infectados, e melhor conduzi-los a tratamentos eficazes nos hospitais públicos dos munícipios. Estão integrado no programa as unidade de Saúde da Família (psf) e os hospitais regionais. Com 135 Cidades da Paraíba com o PCH IMPLANTADO, Manaíra ocupa um lugar de destaque, estando-a com uma alto fluxo de "pacientes".






O que é Hanseníase?




É uma doença transmissível e curável, de evolução lenta, causada pelo Bacilo Mycobacterium leprae, conhecido como bacilo de Hansen. Em geral muitas pessoas têm imunidade contra o bacilo, que tem uma atuação de alta infectividade e baixa patogenicidade, e por esse motivo, poucas pessoas adoecem.




Não existem riscos de transmissão da doença através de relação sexual, nem por uso de utensílios domésticos como talheres, roupas, cochas de cama, cobertas, toalhas de banho etc.




Como a doença progride lentamente, os primeiros sintomas podem surgim de 2 a 7 anos, os quais se manifestam pelo aparecimento de manchas esbranquiçadas ou avermelhadas dormentes, ou áreas dormentes na pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário