quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

O Partido da Mobilização Nacional – PMN

O Partido da Mobilização Nacional – PMN, da Paraíba, fechou o primeiro balanço após o processo de filiação legal, encerrado esta semana, com um crescimento político extraordinário. O partido vai disputar as eleições com candidaturas próprias em 20 cidades e mais de 500 candidaturas de vereadores e vereadoras. Em 2008, o PMN disputou apenas duas prefeituras e elegeu um prefeito, o de Juarez Távora.
No processo de novas filiações o PMN ganhou um prefeito, o de Frei Martinho, que deixou o PMDB e vai disputar a reeleição em 2012. O partido conta agora com dois prefeitos no estado (o de Frei Martinho e o de Juarez Távora).
O secretário estadual da legenda, Bala Barbosa, que juntamente com Lídia Moura também integra o diretório nacional do PMN, vê no crescimento do PMN uma mudança de paradigma na política paraibana. “os agentes políticos começam a vislumbrar que podem fazer um partido e um projeto sem usar o estado ou os municípios. É fácil construir partidos usando uma vice-governadoria, por exemplo, ou uma assembleia legislativa. Difícil mesmo é como faz Lídia Moura, que busca quadros, oferece projetos, palavra honrada, convencimento, um partido sério”.
O partido que tinha 11 vereadores no estado passa a contar com dezessete vereadores, crescimento de 70% de representação nas câmaras municipais, além de um vice-prefeito. O partido perdeu apenas uma vereadora da cidade de Sumé que migrou do partido. Mas, também na cidade de Sumé o vereador Marinaldo passou a integrar o PMN.
O PMN vai disputar as eleições em 103 municípios, registrando um crescimento de 40% no número de cidades com direções partidárias. O partido registrou crescimento de 70% na bancada de vereadores e registra um crescimento de 500% no número de pré-candidaturas a prefeitos e prefeitas projetando para 2012 em relação a 2008, quando vai disputar as eleições de prefeito nas cidades de Frei Martinho, Fagundes, Boa Vista, Livramento, Cabaceiras, Jacaraú, Serra Banca, Mamanguape, Curral de Cima, Remígio, Esperança, Pilões, Uiraúna, Cabedelo, Nova Palmeira, Juazeirinho, Manaíra, Guarabira, Itabaiana, Pocinhos.
Chama a atenção o fato de o PMN do estado ser dirigido por Lídia Moura e Bala Barbosa, lideranças que não possuem mandatos. “O trabalho é mais difícil quando não se tem cargos a oferecer ou espaços de poder para serem disputados, como no nosso caso. Em compensação, temos um partido sério que honra com seus compromissos e que dar liberdade aos municípios sem intervenções para as alianças locais, o que pedimos em contrapartida é que nas eleições estaduais os dirigentes municipais votem e façam campanha para os nossos candidatos”, informa Lídia Moura, a presidente estadual do PMN.
O partido ainda vai decidir se lança candidatura própria em João Pessoa. Conta com os nomes de Professor Paiva, Hiltinho Souto Maior e Bala Barbosa.
Em Campina Grande o partido também registrou crescimento. Vai disputar as eleições com cerca de 40 candidatos a vereadores e vereadoras com uma chapa competitiva com nomes já testados nas urnas, a exemplo de Alcindor Vilarim, Galego do Leite, Fabrício Targino, Vavá Tomé, Lourdes Costa, Tentem, Marcos Marinho, Saulo Germano, Demontiê, Regeildo, Rodrigo do Izea, Novinho, Prof. Odenilson, Iramir Barreto, Carminha, além de Kalilka Volia, Raniery Barbosa, Noaldo Lira, Chico Falcão, Beto japonês, Luiz da locadora, Renato Carius, Erisberto Jr Brasil, Ulisses Lira, SG Romildo, Paulo Valente, Iara Moraes, Ramonita, Cícera ramos, Ju do Jeremias, irmã Geraldina, Moisés Wanderley, Genival Filho, Pedro mota, Havy Gouveia, Hélio Sousa, Marcelo e outros, com a perspectiva de eleger até 04 vereadores.
Em novembro o PMN vai realizar um encontro estadual com a participação dos novos quadros e pré-candidatos, com a presença da direção nacional. O evento acontecerá em Campina Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário