terça-feira, 3 de abril de 2012

Escolas têm até 30 de abril para se inscrever no PDE Interativo

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), fixou para o dia 30 de abril o prazo para que gestores e professores das redes estadual e municipal de ensino inscrevam o Plano de Formação de sua escola no Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) Interativo. “É uma ferramenta de planejamento estratégico que funciona numa plataforma online do Ministério da Educação, chamada Simec, onde as escolas podem fazer um diagnóstico da sua realidade em diversas dimensões, desde o aspecto pedagógico ao gerencial”, explicou Edinalva Alves, gerente de Programas de Fortalecimento da Escola da SEE.

O objetivo do PDE Interativo é gerar demanda da formação continuada dos docentes, partindo do diagnóstico realizado nas escolas. “Este ano, a demanda da formação continuada está sendo criada a partir das necessidades dos professores e da equipe gestora”, disse Edinalva. De acordo com ela, as escolas devem elaborar um Plano de Formação escolhendo o curso disponível dentro do catálogo que é ofertado na página do PDE Interativo e enviar para a SEE por correio eletrônico ou pelo próprio Simec.

A partir destes dados, por meio do Fórum Estadual de Apoio à Formação Docente, será elaborado o Plano Estratégico do Estado, que será posteriormente encaminhado ao MEC. Os cursos serão oferecidos pela UEPB, UFPB, UFCG e IFPB. Mais informações nas Gerências Regionais de Educação ou na SEE pelo telefone 3218-4217.

PDE Interativo – O PDE Interativo é uma ferramenta de planejamento da gestão escolar disponível no Simec para todas as escolas públicas. Foi desenvolvida pelo Ministério da Educação, em parceria com secretarias estaduais e municipais, e tem como principal característica a natureza autoinstrucional e interativa de cada tela. Ou seja, além das escolas e secretarias não precisarem mais realizar formações presenciais para conhecer a metodologia e utilizar o sistema, este interage permanentemente com o usuário, estimulando a reflexão sobre os temas abordados.

Em 2011, o PDE Interativo foi disponibilizado somente para algumas escolas priorizadas pelo PDE Escola.  Em 2012, o sistema está disponível para todas as escolas que desejem utilizar a ferramenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário