segunda-feira, 16 de abril de 2012

Se intriga entre os Bragas não se acabar é o fim político do braguismo em Conceição

Uma arenga descabida e implosiva, alimentada por birra e orgulho, pode dar fim a uma hegemonia política de meio século em Conceição. Se nos últimos tempos já foi difícil para os Bragas, mesmo unidos, segurar a Prefeitura nas urnas, imaginem agora que a família está esfacelada pelas lutas internas na divisão do bolo do poder.

O rompimento entre a atual prefeita Vani Braga (PSD) e seu sobrinho, o ex-prefeito Alexandre (PDT), está próximo do seu quarto aniversário, e se não for resolvido até o pleito de outubro, é a oposição quem vai fazer a festa.

Vani e Alexandre eram como mãe e filho, mas o poder fissurou o sentimento que parecia verdadeiro e agora só restar mágoa entre os dois. O orgulho e o rancor impedem qualquer aceno de entendimento: nenhum quer dar o primeiro passo em direção à concórdia e distanciam-se cada vez mais. A arenga deixou a raia política e é notório seu reflexo no campo pessoal, conforme apurou a Folha.

O rompimento nasceu logo após Vani assumir a Prefeitura, em janeiro de 2009. Alexandre, que foi um dos responsáveis pela vitória da prefeita nas urnas, queria mais espaço e atenção no governo, mas não teve suas expectativas supridas e deixou politicamente a tia e o tio, o deputado estadual Wilson Braga, principal coluna braguista.

No pleito de outubro vindouro, Vani é pré-candidata à reeleição, e Alexandre será o seu concorrente: o ex-prefeito já disse que vai disputar a sucessão municipal. Separados, os dois poderão ser presa fácial para a oposição, que, mais uma vez, lança o ex-vereador Nilson Lacerda (PSDB). Ele perdeu a eleição para a atual prefeita em 2008 por apenas cinco dezenas de votos, mas este ano quer tirar a diferença e os Bragas do poder.

Folha do Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário