segunda-feira, 5 de setembro de 2011

IFPB Prestigia o Dia do Agricultor de São Jose de Princesa


O município de São José de Princesa realizou no domingo, dia 28 de agosto, a comemoração alusiva ao Dia do Agricultor, evento que há alguns anos se repete como forma de agradecimento aos produtores e produtoras rurais, que trabalham todos os dias para não faltem alimentos em suas mesas e nas dos consumidores.

O Dia do Agricultor de São José de Princesa é um evento promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável em parceria com a Prefeitura Municipal de São José de Princesa, a EMATER e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São José de Princesa.
Ordonho, Prefeito e Vice-PrefeitaMarcaram presença na festividade o Prefeito, Luiz de Matuto, a Vice-Prefeita Rúbia Matuto, o Secretário de Agricultura, Damião Ferreira, o Coordenador da EMATER Regional de Princesa Isabel, Hermes Maia e o extensionista Rony, professores, alunos, agricultores e agricultoras e comunitários em geral,  
O Diretor Geral do IFPB, professor Marcos Ordonho, juntamente com o professor Francisco Tibério também estiveram presentes no Dia do Agricultor de São José de Princesa, mantiveram contatos com as lideranças locais e com os produtores e comunitários presentes. Em suas falasXaxado agradeceram pelo convite recebido e parabenizaram pela realização do evento, que foi feito com zelo e respeito aos trabalhadores e enfatizaram que a parceria entre o IFPB e as instituições locais são importantes para fortalecer os vínculos institucionais. Nas comemorações foram apresentadas diversas atividade culturais, como a abertura feita pela Banda Marcial do Pró-Jovem de Princesa Isabel, apresentação de grupos de danças e teatro, xaxado e poesia matuta e, como não poderia faltar, o alegre forro pé de serra.  

Um município cuja base econômica depende das atividades rurais, precisa sempre estar demonstrando para seus agentes produtivos, a importância de suas atividades e com a realização do evento festivo se tem uma oportunidade de gerar diversão para o lazer das pessoas e também, para trocar idéias e prosear em meio à feira de produtos, foco principal do evento, onde todos se confraternizam, apresentam os produtos da agricultura familiar e comercializam.

Na exposição de produtos do campo tinha qualhada, beiju, coco verde e banana, doces, bolos, queijos, macaxeira e tapioca, galinha caipira viva e prontinha para comer com arroz de leite ou cuscuz; tinha verduras de todos os tipos, cebolas branca e vermelha, frutas e legumes à vontade, além dos produtos artesanais.

Se você ficou com o gostinho na boca de tantas coisas boas que tinha por lá, não perca a festividade do Dia do Agricultor do próximo ano. Aproveitando a oportunidade renovamos nossos votos de parabéns às autoridades e ao povo de São José de Princesa, que são bastante acolhedores.

Por Francisco Tibério F. de Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário