sábado, 17 de setembro de 2011

O bajulador


O bajulador é aquela persona comum em quase todos os lugares, que apesar de parcos talentos intelectuais e de poucas qualidades morais, utiliza ardis para manter-se sob o pálio de seus superiores hierárquicos. Estes, seres que necessitam de objetos sem luz própria a fim de irradiarem de maneira mais ampla seu poder de ação.
 
O Bajulador sempre estará ao redor do patrão, em órbita elíptica, pronto para servir cafezinho, rir de suas péssimas piadas, apoiar sempre suas críticas e idéias (por mais absurdas que sejam), ofender-se quando seu chefe é criticado, defende-o para manter-se útil e abana o próprio “rabo” como um cachorro débil e servil.
 
Como é uma pessoa digna de desprezo e seu trabalho é visivelmente infrutuoso, para salvar-se da incompetência, o bajulador mantém uma relação de comensalismo, onde o excesso de vaidade e a falta de inteligência se compensam na falsidade de elogios.

Não possui idéias próprias, mas costuma apropriar-se das idéias alheias. Como características de seu caráter podemos destacar a: maledicência, mentira, inveja, egoísmo, covardia…

Por Márcio Siqueira

Um comentário:

  1. Ai uma definição bem clara daqueles funcionarios que não se cansam de puxar o saco do prefeito que é um dos que tem mais seguidores só porque é o prefeito mas o que esses funcionarios não sabem é que quando o patrão cai eles caem junto e como eles não tem competencia pra fazer nada que preste a não ser agir que nem cachorrinhos que só fazem abanar o rabo pra seus superiores fiquem ligados pois ano que vem seu patrão deixara de ter poder e ai todos aqueles que agem feito a definição aí acima irão junto ok, portanto se liguem, quando chegara as eleições corram pra o lado dos vencedores, não dos perdedores, digo isso pq a ditadura do atual prefeito irá acabar ok!
    Luis Alberto

    ResponderExcluir