sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

ASSALTO AO PRESIDENTE DA CÂMERA DE SANTANA DE MANGUEIRA



Quase duas semanas depois do assalto ao presidente da Câmara Municipal de Santana de Mangueira, vereador Sebastião Salustiano de Sousa, a Polícia Civil ainda não conseguiu identificar os dois homens que praticaram o crime.


O assalto ocorreu por volta das 14h00m do dia 20 de novembro, quando o presidente da Câmara, juntamente com a tesoureira Edna Quintino Magalhães, retornava para Santana de Mangueira depois de sacar R$ 10.634,76 para o pagamento de quatro vereadores e de funcionários do legislativo. O restante dos vereadores, inclusive o próprio presidente, já tinha recebido através de cheques ou depósito em conta.


Além da quantia já referida, os elementos também levaram um cheque no valor de R$ 1.305,00 nominal ao assessor jurídico da Câmara. Ao passar pelo sítio Riacho do Porco, município de Ibiara, o pálio que conduzia o presidente da Câmara, a tesoureira e mais três pessoas, entre as quais o próprio dono do carro, que é locado à Câmara, foi interceptado a tiros por dois homens encapuzados e de capacete. “Eu pensei que eles iriam me assassinar, mas só queriam o dinheiro”, disse Salustiano em depoimento ao delegado regional Ivaldo Dias.


Todo o conteúdo do depoimento do vereador-presidente foi confirmado pelos demais ocupantes dos veículos. Os homens foram ameaçadores e atiraram várias vezes para o chão na tentativa de intimar as vítimas. “Um deles ficou com o revólver apontado para minha cabeça e o outro pegou o dinheiro,  que estava com a tesoureira”, diz ele, ao descrever que um dos elementos é um homem moreno e mede aproximadamente 1,70m.


Após o assalto, os dois homens, que estavam a pé, ordenaram que o grupo seguisse sem olhar para trás e fugiu para o mato. A Polícia Militar de Conceição foi acionada , mas não obteve êxito.


O presidente da Câmara santanense também disse em seu depoimento que costumava, a cada dia 20, fazer o percurso entre Conceição e Santana de Mangueira. Em contato com a reportagem da Folha, o vereadorpresidente informou que os funcionários da Câmara não serão prejudicados. “Nós estamos pagando a todos os funcionários, mas, quanto aos vereadores, não será possível porque a Câmara já não tinha nenhuma responsabilidade no dinheiro deles, porque eles já haviam recebido e endossado os cheques, e foram eles que pediram a tesoureira para trocar esses cheques”, comenta.


* Transcrita da Edição nº 160(Ano VIII - De 18 de Novembro à 08 de Dezembro de 2009) do Jornal Folha do Vale. O jornal de maior circulação na região do Vale do Piancó, no sertão do Estado da Paraíba.

Um comentário:

  1. Esta História do Assalto de Santana, está muito mal explicada Ninguem entendeu: Onde é que bandidos dispensam dinheiro de um dos passageiros do carro q vinha conduzindo o dinheiro, o sr Francisco Ferreira (Buda) chegou a puxar dinheiro do bolso ai os assaltantes nao quizeram. e que tal o salario do presidente "Sebastiao" os assaltante tb nao quiz........ ESTRANHO né......... e seu te falar que so levaram os salarios dos quatros vereadores da oposição. e pq n levaram o salario da sec adm (enteada do Sebastiao). e pq nao teve movimentação policial, nem abalou uma cidade tao pequena,este filme já foi visto em Santana e em outras Cidades, quando os Chefes se apertam com as contas particulares simulam um assalto e somem com o Dinheiro dos Funcionários, neste caso o salario dos Vereadores da Oposição.Um abraço ferreira.

    ResponderExcluir