sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

CIDADES DO ALTO SERTÃO - SOBRETUDO MANAIRA - FORAM CONTEMPLADAS PELO PROGRAMA OLHAR BRASIL


A Secretaria de Estado da Saúde (SES) entregou, nesta sexta-feira (18), quase 12 mil óculos de alunos de 59 municípios paraibanos, atendidos pelo Projeto Olhar Brasil, financiado pelo Governo Federal e executado pelo Governo da Paraíba. O material foi recebido por gerentes de seis regionais de saúde, que repassarão aos municípios para serem distribuídos entre os estudantes. Desde junho, foram realizadas 65 mil consultas oftalmológicas em alunos de 189 municípios. A meta é atender 116.486 mil estudantes paraibanos – a partir de 15 anos de idade – matriculados no Brasil Alfabetizado.

60 mil óculos - A gerente-executiva de Atenção Básica em Saúde da SES e coordenadora do projeto, Niedja Rodrigues, explicou que esta foi a primeira etapa de entrega dos óculos do Olhar Brasil e que a previsão é que sejam entregues, no total, 60 mil. “O restante será entregue a partir de janeiro, quando também serão realizadas as consultas que ainda faltam”, disse.


Diagnóstico completo - O Olhar Brasil tem o objetivo de diagnosticar erros de refração ou dificuldade de enxergar nos estudantes, evitando a evasão escolar. No caso dos estudantes com indicação de óculos de grau, o modelo é escolhido no mesmo dia – são mais de 20 tipos – com a ajuda de técnicos ópticos. As consultas não precisam ser marcadas e cada professor se responsabiliza em levar os seus alunos para o atendimento no dia programado pela SES e Secretaria Municipal de Saúde.  Os exames são feitos em uma unidade móvel oftalmológica, nas unidades de saúde da família, consultórios ou escolas, dependendo da estrutura encontrada no município.


Municípios que receberam os primeiros óculos de grau

XI GERÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE
 

Água Branca
Imaculada
Juru
Manaíra
Princesa Isabel

Tavares

Da redação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário