quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

CIDADES DO ALTO SERTÃO PARAÍBANO FICARAM DE FORA DO PROJETO DA CAGEPA




Cidades do alto sertão paraibano, como Manaíra, São José de Princesa, Princesa Isabel, Tavares, Juru e Água Branca não serão beneficiadas pelo projeto da CAGEPA. O projeto atende a obras e a saneamento.

Desde fevereiro de 2009 a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) está intensificando a análise e aprovação do projeto para as obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário nas cidades que irão ser beneficiadas com as águas da transposição do rio São Francisco. De acordo com o diretor de Expansão da empresa, Alberto Gomes Batista, o índice de análise do projeto saiu de 5% para os atuais 65%. 

Um total de 51 cidades, que formam o Eixo Leste da obra da Transposição, estão incluídas no projeto que representa, em sua fase de elaboração, um investimento do Governo Federal (Funasa) da ordem de R$ 8,6 milhões. As obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário que serão executadas nas localidades são necessárias para assegurar a eficiência do projeto da Transposição.
“Levaremos para as sedes de determinados municípios obras de melhoria e ampliação do sistema de abastecimento de água, assim como executaremos obras de implantação de rede de esgotamento sanitário em localidades que ainda não dispõem do serviço”, informou Alberto Gomes. 

Para receber as águas do São Francisco, os municípios contemplados precisam estar dotados de infraestrutura suficiente para que não haja o comprometimento das águas do rio. O diretor destacou que é preciso assegurar que os esgotos não sejam lançados no rio e, para evitar esse problema, depois da entrega da obra a Cagepa precisará do apoio dos moradores para dar ao esgoto o destino correto. 

De acordo com o projeto técnico que está sendo acompanhado pela empresa, as obras de abastecimento de água consistirão na construção de Estações de Tratamento e rede de distribuição de água. Já as obras de esgotamento sanitário implicarão na construção de Estações Elevatórias, de Tratamento, emissários, rede e ligações domiciliares. Cidades como Gurjão, Camalaú, Caraúbas, Coxixola, Santa Luzia, Santo André e São José de Piranhas, já estão com o projeto básico 100% pronto. “Para as demais cidades, já finalizamos o projeto topográfico e estamos partindo para as etapas seguintes”, disse. 

Também serão beneficiadas com obras de abastecimento de água ou esgotamento sanitário as seguintes cidades: Aguiar, Aparecida, Barra de São Miguel, Belém do Brejo do Cruz, Bom Jesus, Bonito de Santa Fé, Boqueirão, Brejo do Cruz, Cabaceiras, Cachoeira dos Índios, Carrapateira, Congo, Coremas, Livramento, Marizópolis, Monte Horebe, Monteiro, Nazarezinho, Parari, Paulista, Piancó, Poço José de Moura, Pombal, Riacho dos Cavalos, Santa Helena, São Bentinho, São Bento, São Domingos de Pombal, São Domingos do Cariri, São Francisco, São João do Cariri, São João do Rio do Peixe, São José da Lagoa Tapada, São José de Espinharas, São José do Brejo do Cruz, São José do Sabugi, São José dos Cordeiros, Serra Branca, Sumé, Taperoá, Triunfo, Uiraúna, Várzea e Vista Serrana.

WSCOM
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário