O programa de internet Banda larga, lançado pelo presidente Lula com o objetivo de atingir todas as escolas públicas do Brasil da zona urbana, chega ao alto sertão com bastantes deficiências.
Lançado em Abril de 2008, o programa tinha como objetivo maior a informatização dos alunos com conteúdos feitos através de pesquisas mais rápidas, quer seja científicos quer seja extra-escolares, ou que enriquecesse a aprendizagem dos alunos como visitas a bibliotecas virtuais, visitas a sites de governo etc. Todavia, em algumas cidades do alto sertão esse programa não passa apenas de um projeto sem muita funcionalidade.
Consta que em algumas escolas há computadores equipados, instalados em uma sala específica, mas sem internet. Já em outras escolas há computadores conectados com internet, mas sem um espaço considerável para atender toda a demanda, algo que gera constrangimento entre o alunado.
Segundo alguns professores, as pessoas que trabalham nos laboratórios são despreparadas, a ponto de não darem orientações corretas quando os alunos necessitam fazer uma pesquisa, ou até mesmo uma operação básica do Word (Programa para digitação de trabalhos escolares).
Gilberto Dilo
Nenhum comentário:
Postar um comentário