quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Manaíra – PB, 50 anos. O que comemorar?

Manaíra, 50 anos de emancipação política, soa uma pergunta que não quer calar: o que comemorar?
Em meio século, vejo que nossa cidade quase não avançou, e isso preocupa, pois é este o lugar que escolhemos para viver e contribuir com o seu desenvolvimento.


Comemorar o que?

A violência. A impunidade. A sociedade inerte. O “nada podemos fazer”... Os representantes do povo receberem salários incompatíveis com a realidade brasileira. A legislatura que só defende causas próprias. Os políticos sem dignidade, sem decoro, sem bom caráter. Os corruptos e corruptores em todos os níveis. O assistencialismo sem real expressão visando compra de votos para as eleições. A “igualdade desigualada” como fundamento para instituição de tantas e desnecessárias secretarias e cargos comissionados para dar empregos aos seguidores do chefão, cabendo a nós pagar os escorchantes salários aos que pouco ou nada fazem para os que lhes elegeram de boa fé, acreditando em suas mentirosas promessas. O descumprimento da Constituição sempre que for do interesse daqueles, políticos ou não, invocar os princípios na defesa de seus indefensáveis atos de escancarada corrupção. O trabalho escravizante que nossos jovens se submetem em outras regiões, logo que completam 16 ou 18 anos
Muitos jovens de baixa renda crescem sem ter estrutura na família devido a uma série de conseqüências causadas pela falta de estudo, educação precária, má habitação, alimentação ruim, saúde caótica, entre outras mazelas.
A omissão dos poderosos é uma das principais causas desse processo de disparidades que amplia o descaso e, conseguintemente, gera mais violência.
O sistema suga uma grande parte dos já minguados salários dos que realmente trabalham os crédulos, os bons e, quando precisam: cadê os hospitais, cadê as escolas, cadê o lazer, cadê a qualidade de vida. A saúde é dever do Estado e garantia do cidadão, determina a Constituição. É lhes negada não só a dignidade, como o próprio direito à vida.
Estamos fartos da maldade, da ignorância, da falta de seriedade, da indignidade, da irresponsabilidade, da falta de ética, da imoralidade. Tudo isso vemos, vivenciamos... É isso que deixaremos como legado se não unirmos nossas forças e atuarmos como cidadãos conscientes e indignados.
Não podemos tapar o sol com a peneira com oba-oba como muitos fizeram para mostrar que morre de amores pela cidade. No entanto, alguns foram os mesmos que surrupiaram a história e a auto-estima do nosso povo. Portanto, devemos refletir com olhar mais realista e menos ficcionista.
É preciso que as autoridades políticas tenham projetos que garantam oportunidades para a população com planejamento, seja através de qualificação profissional, serviço de saúde digno, educação inclusiva, respeito com o meio ambiente, integração da cultura e do esporte na formação cidadã, enfim políticas públicas de verdade.
Ouçam-me todos os manairenses, façamos juntos um coro, um refrão: BASTA! Temos garantidos em altura constitucional nossos direitos fundamentais. Acima e além, Direitos Naturais concedidos por Deus, e a estes, há que respeitá-los todos: políticos, juízes, cidadãos, TODOS SEM EXCEÇÃO. E VIVA MANAIRA, E VIVA UMA NOVA MANAIRA.
Eliane Cabral – Cristã, Cidadã, Mãe, Filha, Neta, Amiga, Esposa, Cirurgiã- dentista do PSF II – Manaíra - PB, militante do PSB.

5 comentários:

  1. È preciso sim que o povo de Manaíra reconheça que manaíra hoje pode comemorar 50 anos com dignidade, sem violência e sem abuso de poder como acontecia a 16 anos atrás, o qual o funcionário publico so recebia seu salário se fosse da panela dos mandas- chuvas, só recebia atendimento medico e tinha acesso a carros do município e hoje a quem fale da administração atual, mas é apenas dor de cotovelo por não poder pisar e maltratar os cidadãos que dignamente pagas seus impostos e cumpre seus deveres a quem fale por não poder demitir trabalhadores que cumprem seus deveres e tem qualificação, mas lembrem-se que hoje podemos sentar nas calçadas sem ter medo de violência e maus tratos. Manaira à 16 anos acordou e vive hoje uma nova historia. Comemorar o que? Comemorar a o fim da ditadura, da violência, dos maus tratos, do desrespeito e da monarquia afinal vivemos em um pais democrático e com certeza o povo acredita e vota em pessoas comprometidas e responsáveis e em 2012 a historia de respeito e comprometimento continua.

    ResponderExcluir
  2. Ao anônimo, primeiramente vc deveria identificar-se, que certamente é um dos privilegiados desta oligarquia que instalou-se na nossa cidade.Depois eu acho que deveria ler bem a mensagem, eu falei 50 anos de atraso, não atestando porém gestões anteriores. O atual gestor deveria ter uma visão de futuro e não basear-se no que aconteceu no passado, este e seus aliados deveriam mostrar ações, obras e não querer mostrar o tempo inteiro que são melhores que seus antecessores, se não o que dizer de um gestor que perseguiu os funcionários adversários de forma desumana. E a propósito, sou uma profissional liberal, tenho meus ideais políticos e não me prendo a correntes políticas para me promover. E tem mais sou esposa sim de Tiago Rabêlo, que para quem não sabe era uma criança quando sua familia esteve no governo não podendo dessa renponder pelas ações de outros, podendo inclusive responsabilizar qualquer pessoa que insinuar acusações levianas por crime de constrangimento público previsto no código penal. 2012 será um ano decisivo. Mostremoa a cara...

    ResponderExcluir
  3. NÃO VOU ME APRESENTAR A VOCÊS DOIS, POIS, PREFIRO FICAR DE FORA DESSA BRIGA, MAS, DIANTE DE TAIS COMENTÁRIOS, GOSTARIA DE FAZER ALGUMAS CRÍTICAS AOS DOIS:
    > A DOUTORA ELIANE CABRAL, FALA DE SAÚDE COMO SE SÓ EM MANAÍRA EXISTE TAL DIFICULDADE. BRASÍLIA É A CAPITAL FERDERAL, DOUTORA, SEI QUE TEM CONHECIMENTO SUFICIENTE PARA PESQUISAR NA INTERNET, ENTÃO, VISITA O SITE www.claudiohumberto.com.br , LOGO IRÁ PERCEBER QUE MANAÍRA TEM UMA SAÚDE DE BOA QUALIDADE, ISSO SE COMPARARMOS, LÓGICO, TENDO EM VISTA QUE, NA CAPITAL FEDERAL, FILAS ENORMES E FALTA DE PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAÚDE CAUSAM MORTES DIAREAMENTE. TEM QUE MUDAR, MAS, NÃO SERÁ MANAÍRA A PIONEIRA, TERIA QUE PARTIR DE LÁ, CONCORDA DOUTORA?
    > SEGURANÇA PÚBLICA COMPETE AO GOVERNO DO ESTADO E NÃO DO MUNICÍPIO, O PREFEITO NÃO TEM A MENOR CULPA DO QUE ACONTECE EM NOSSO MUNICÍPIO, E É BOM QUE SEJA LEMBRADO AQUI, QUE O ESTADO HOJE É GOVERNADO POR UM INTEGRANTE DO PSB, CERTO DOUTORA? SAIBAM TAMBÉM QUE A PARAIBA HOJE É 2º ESTADO MAIS VIOLENTO DO BRASIL, PERDE APENAS PARA ALAGOAS, PASMEM, GANHA E SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO, É TRISTE MAS É VERDADE.

    A PRA VOCÊ MEU COLEGA DO ANINIMATO, NÃO VAMOS TAMBEM COLOCAR UMA VENDA NOS OLHOS, O SENHOR PREFEITO É ÓTIMO ADMINISTRADOR, CONSTRUIU A NOSSA CIDADE, MAS ELE TEM MUITOS DEFEITOS.

    ResponderExcluir
  4. Ao segundo anônimo, bem sei que não é só em Manaira que a saúde está ruim, mas não é por isso que vamos nos conformar. Tem mais, logo vi que vc não mora em Manaira, senão não falaria um absurdo desses. Dispenso o Doutora pois este è título acadêmico e não pronome de tratamento, quem sabe no futuro estou batalhando para isso. Outra coisa, quando se fala saúde dever do estado, não implica que é Paraiba ou Pernambuco. O amigo(a) deveria saber que depois da descentralização do SUS, a saúde passou a ser de obrigação do município que para tal vem recurso suficiente, uma vez que se faz somente a atenção básica e o restante é encaminhado para os centros de referência.Na última aprovação da LOA em nosso município foi destinado nada menos que 3 milhões de reais só para a saúde. Se vc acha que isso é pouco e que o gestor está de parabéns, precisa passar uma temporada aqui...

    ResponderExcluir
  5. alo pessoal, não querendo desprestigiar o que os anonimos falam que Zé Simão mudou manaira, tem razão devemos reconhecer que ele trouxe dignidade pra o nosso povo mas também quero defender o que nossa conterranea eliane falou, comemorar o que, tá certo que Zé Simão ja ajudou muiot mas o problema é que ele ja está no poder há muito tempo e com isso ele acabou fazendo o que não devia em beneficio proprio e atualmente ele éstá trabalhando muito pouco pela cidade, por exemplo, cadê os doutores de plantão pra trabalharem no SAMU que ele estreiou agora na festa de emancipação politica hã, e porque só agora se já faz bem 3 meses que o SAMU e diga-se de passagem o novo psf proximo á unidade acima descrita, pq ele não estreiou os dois duma vez hein, será que ele não percebe que com saude não se brinca, ele tá esperando o que começar as eleições pra inaugurar e depois usar isso como trabalho feito é, fala serio, e outra coisa, concordo plenamente com o comentario de nossa conterranea eliana,vcs anonimos devem ter seus motivos pra defenderem o prefeito, certamente vces devem ser privilegiados por ele né,mas mostrem que não tem medo de represálias, identifiquem-se que nem eu que apesar de também ser funcionario mas isso não quer dizer que devo defender o prefeito, até defenderia se ele desse valor ao que faço mas como parece que ele não está nem ai para o que faço dai a minha indignação mas procuro fazer aminha parte e só tenho raiva dele não é só pq ele nãome dá valor não tá e que eu não concordo com algumas coisas que o prefeito permite acontecer na administração como deixar que alguns funcionaros que nem sequer vão trabalhar um dia que seja em algum setor e ainda assim ficam recebendo seus salarios como se tivessem produzido alguma coisa, isso é revoltante, já que eles não trabalham, pelo menos só paguem o minimo que é o que é de lei né, isso se forem concursados, se não, funcionario que recebe sem trabalhar tem mais é que ser demitido e botar no lugar quem tem competencia e fez por merecer, issoé aqueles que fizeramo concurso e passaram que nem eu e que de fato trabalham ok, claro isto é fruto do desgaste de estar no poder há tanto tempo e ele acha que ainda está agradando né, por isso que sou da mesma opinião de nossa conterranea, já está na hora de botasr outro administrador na prefeitura, um que possamos sentir orgulho e que esteja interessado em trabalhar pelo povo como cachorrão ou frei celso né que apesar de não ser manairense mas se preocupa como bem estar denossa cidade ok, assim como cachorrão que apesar de ser novato mas confio na palavra dele e acredito que se ele ganhar administrará bem os recursos que vierem pra nossa cidade e principalmente não aceitará que funcionario receba sem trabalhar o que não é meu caso ok, portanto eu posso falar dos outros o que vces não podem é dizer que eu sou igual alguns funcionarios que so vão na prefeitura pra receber o salario mas exercerem suas funções nem pensar e sequer vão um dia só em seus setores de trabalho nem que seja pra marcar presença e o prefeito acha que isso é correto né, por isso o medo daqueles que não se identificam quando defendem tanto a administração, se não se identificam é que certamente alguns deles devem ser esses funcionarios fantasmas né e tem que puxar o saco do prefeito pra dizer que eleé um bom administrador né.
    Por favor criem vergonha e deixem de ser frouxos, mostrem que tem carater e que não tem rabo preso com prefeito tá1
    Luis Alberto
    ps: se quiserem me criticar ou elogiar por favor mandem um e-mail pra mmim tá, não fiquem usando o espaço dos comentarios pra ficarem respondendo o comentario dos outros não tá, é ' luisfiscal09@gmail.com" ok.

    ResponderExcluir