domingo, 8 de janeiro de 2012

Onda gigante pode varrer a costa do Nordeste, avisa professor da UFPB.


                          

Você que mora na orla de João Pessoa e se gaba desse fato, bote as barbas de molho e durma com um olho aberto. Um tsunami do tamanho de um boing pode derrubar sua casa a qualquer momento e levá-lo junto. Segundo o professor Paulo Rosa, da cadeira de geociências da UFPB, um vulcão localizado na Ilha de La Palma, arquipélago das Canárias, pode entrar em erupção e provocar um tsunami que vai alcançar a nossa costa em apenas oito horas. Segundo professor, desde 2007 que o perigo é iminente.

Naquele ano ele foi procurado por pesquisadores ingleses que monitoram a atividade do vulcão Cumbre Vieja.  Se o bicho entrar em erupção, preveniram os cientistas, pode provocar um desmoronamento de grandes proporções no Oceano Atlântico, com ondas gigantes que poderão viajar a uma velocidade de mil quilômetros por hora, atingindo o litoral nordestino em apenas oito horas.
 
 
O professor informou que a preocupação com o problema aumentou nas últimas semanas, depois que dezenas de tremores de terra de pequena magnitude vêm ocorrendo nas Ilhas Canárias, podendo indicar uma retomada da atividade vulcânica na região.
 
 
De modo que, considerado leitor, trace logo uma rota de fuga e se prepare. Eu mesmo já entrei em contato com Xixica de Antonio de Tertur para comprar um chão de terra na Serra do Gavião, em Princesa, onde pretendo me esconder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário