sexta-feira, 14 de agosto de 2009

UFPB: Zero em prova do PSS não exclui candidatos

Os candidatos que zerarem as provas do Processo Seletivo Seriado (PSS) da 1ª e 2ª séries não serão eliminados do vestibular para ingresso na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e terão direito a fazer a etapa final do exame (PSS3). A nova regra já vale para o PSS-2010. A Comissão Permanente de Vestibular (Coperve) quer reduzir a quantidade de notas zero registradas no exame. No último PSS, mais de oito mil estudantes foram eliminados depois de tirar zero em alguma disciplina do 1º e 2º anos.

Nas novas regras do vestibular, o estudante pode zerar, por exemplo, a prova de Matemática do PSS1 e, mesmo assim, vai prosseguir no exame e fará o PSS2. O vice-presidente da Coperve, Arley Paiva, explicou que o candidato só não pode zerar duas vezes a mesma disciplina. “Se o estudante tirar zero na prova de Matemática do PSS1, ele não pode repetir o desempenho na mesma disciplina referente ao PSS2. Caso isso aconteça, o candidato será eliminado da disputa do vestibular e não chegará a fazer as provas do PSS3. O estudante tem que se esforçar para compensar o zero em alguma disciplina”, detalhou.

3ª SÉRIE As provas do PSS3 estão fora da nova regra do vestibular. O presidente da Coperve, João Lins, destacou que zerar qualquer disciplina no PSS3 acarreta a eliminação automática do candidato. “Nossa perspectiva é de que um maior número de concorrentes façam a prova da terceira série, já que, até o ano passado, zerando a prova de qualquer disciplina o candidato estava eliminado”, declarou João Lins.

Segundo João Lins, a mudança se deu através de proposta da Pró-Reitoria de Graduação da UFPB, considerando que as provas da 1ª e 2ª séries são consideradas para assegurar que o candidato se submeta ou não à terceira etapa do concurso. “Então foi considerado que seria mais adequado avaliar o conjunto do desempenho do aluno não numa prova específica, mas no conjunto das duas primeiras provas”, explicou. As novas regras do vestibular foram aprovadas, em junho deste ano, pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFPB.

“Isso quer dizer que o candidato terá que fazer uma pontuação mínima e não pode zerar, por exemplo, as quatro disciplinas que fazem parte do grupo Ciências da Natureza e Matemática. Se o estudante zerar tudo, não tem como atingir os 15% mínimos”, detalhou o vice-presidente da Coperve Arley Paiva. Ele acrescentou que as mudanças no PSS1 e 2 deixaram o exame mais fácil para os alunos. “O Consepe e a Coperve chegaram à conclusão de que o modelo antigo era mais difícil para o aluno. Neste novo processo, o estudante tem mais chance de entrar na UFPB”, concluiu.

PROFESSORES E ALUNOS Educadores e estudantes divergem sobre as mudanças no vestibular deste ano. O coordenador do ensino médio do Colégio Motiva, Danilo Saraiva, acredita que o nível dos candidatos vai cair no Processo Seletivo Seriado 2010. “Eu vejo as alterações de forma negativa. No passado, o vestibular exigia mais do estudante. Hoje, ele pode ser aprovado no PSS e entrar despreparado na UFPB. Um candidato que tira zero em uma disciplina significa que ele não assimilou o conteúdo da matéria durante o estudo”, opinou Danilo Saraiva.

Por outro lado, a nova regra obteve aprovação dos candidatos a ingresso na Universidade Federal da Paraíba. O estudante Guthierre Maciel, 17 anos, fará o PSS neste ano. Para ele, a mudança é boa. “Às vezes, por alguma besteira, a gente zera a prova. As alterações vão ajudar, principalmente quem passa o ano inteiro estudando e, na hora de responder às questões, acaba esquecendo de algo”, disse o jovem.

INSCRIÇÕES As inscrições online para o PSS-2010 da UFPB terminam no dia 28 de agosto. O interessado deve fazer a inscrição pelo site: www.coperve.ufpb.edu.br. A instituição de nível superior de ensino oferece quase sete mil vagas para o próximo ano.



Jornal da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário