quarta-feira, 16 de maio de 2012

Policia Federal desarticula quadrilha do leite


A Polícia Federal se encontra neste momento na sede da FAC, em João Pessoa, recolhendo documentos e computadores para verificar denúncias de fraudes na compra e distribuição de leite. Desde as primeiras horas a PF cumpre 22 mandados de busca e apreensão na Capital e nas cidades de Campina Grande, Cajazeiras, Monteiro, Sousa e Santa Luzia. Uma fraude gigantesta teria sido montada a partir da indicação de laranjas que funcionariam como supostos pequenos produtores de leite que forneciam o produto para ser distribuído através da FAC, porém a grana ia cair no bolso de espertalhões. O rombo é superior a 285 milhões de reais.

Indícios também apontam suposto envolvimento de servidores da FAC – Fundação de Apoio Comunitário do Estado da Paraíba, responsável por operacionalizar o Programa do Leite.

Outra irregularidade detectada e que está sendo criteriosamente analisada diz respeito à qualidade do leite (provável adição de água ao leite e também há suspeita de que são acrescidas ao produto substâncias químicas para prolongar a sua vida útil).

O volume de recursos repassado ao Programa alcançou o montante de R$ 285.863.318,15 (duzentos e oitenta e cinco milhões, oitocentos e sessenta e três mil, trezentos e dezoito reais), sendo este resultante do somatório dos valores pactuados nos convênios firmados entre a FAC e o MDS, no período de 2005 a 2011. O montante aplicado irregularmente ou desviado está sendo apurado.

Os crimes investigados e sobre os quais pesam indícios sobre os investigados são: ESTELIONATO EM DETRIMENTO DE ENTIDADE DE DIREITO PÚBLICO (Art. 171, Parágrafo 3º do CPB); FORMAÇÃO DE QUADRILHA (Art. 288, do CPB); FALSIDADE IDEOLÓGICA (Art. 29 do CPB) e ADULTERAÇÃO DE PRODUTO ALIMENTÍCIO DESTINADO A CONSUMO (Art. 272 do CPB). As penas dos crimes somadas chegam ao máximo de 21 anos de reclusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário