sexta-feira, 15 de junho de 2012

Cidade do Vale possui quantidade de eleitores maior que população: Veja outros casos!

 
Às vésperas das eleições municipais, uma constatação preocupante: são fortes os indícios de irregularidade no cadastramento eleitoral em vários municípios da região.


Um deles é Santa Inês, onde o número de eleitores é maior que o total da população, o que evidencia que algo está errado. O município tem 8,6% de eleitores a mais que habitantes, conforme cruzamento entre o quantitativo do eleitorado apto a votar este ano e a população residente.


São eleitores no município 3.875 pessoas, quando a população local é de 3.538 habitantes. São 337 eleitores a mais. Em dois anos, o eleitorado, que em 2010 era de 3.552, cresceu 9,09% e ultrapassou o contingente populacional santineense. Isso quer dizer que existe muita gente morando fora de Santa Inês, e que tem domicílio eleitoral no município, o que deverá motivar a Justiça Eleitoral a promover uma revisão em seu contingente de votantes.


Em 2007, Santa Inês passou por uma revisão eleitoral, e a Justiça detectou que o número de eleitores superou o de habitantes em 2,89%. Outro município do Vale que também passou por revisão, no mesmo ano, foi Aguiar: nesse caso, o número de eleitores a mais do que a população foi de 1,67%.


Outro município que apresenta evidências de irregularidade no cadastramento eleitoral é Pedra Branca, onde o número de eleitores é quase igual ao número de habitantes, com uma diferença de apenas 297 pessoas.


Em Santana de Mangueira a diferença entre eleitores e habitantes também é pequena, assim como Olho D’água e Boa Ventura.


Como utilizarão urnas biométricas na eleição deste ano, Piancó e Santana dos Garrotes foram os únicos da região que sofreram revisão eleitoral, que foi simutânea ao recadastramento biométrico dos eleitores.


O resultado apresentou queda do eleitorado nesses dois municípios: Piancó tinha 11.619 e caiu para 11.090 (queda de 4,5%); Santana tinha 6.237 e, depois da revisão, ficou em 5.326 (queda de 14,6%).


Folha do Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário