domingo, 24 de junho de 2012

Ministério Público vai investigar 196 concursos na Paraíba


Tribunal de Contas entregou lista de aprovados em concurso ao MPE. Promotores de 30 comarcas vão apurar possíveis irregularidades.

O Ministério Público do Estado (MPE) recebeu esta semana a relação de servidores de prefeituras e câmaras municipais contratados após 196 concursos públicos organizados na Paraíba, desde de 2009, pelas empresas Metta Concursos e Exames & Consultoria. As informações foram passadas pelo presidente em exercício do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), conselheiro Fábio Nogueira.

As duas empresas são investigadas por suspeita de fraude em licitação e na realização de concurso público. O MPE fará uma investigação nos nomes dos aprovados nos concursos. Uma vez com a lista, o Ministério Público poderá averiguar se os sobrenomes coincidem com os de prefeitos e dirigentes de câmaras de vereadores pelos quais tenham sido contratados, conforme explicou Nogueira.

A lista deve reforçar a documentação que está sendo levantada pelo MPE depois da deflagração da operação da Polícia Federal, realizada em parceria pela Promotoria de Gurinhém, Controladoria Geral da União (CGU) e Polícia Civil, que constatou indícios de fraude na realização de concurso público organizado pela Metta Concursos no município de Caldas Brandão, assim como as denúncias apresentadas pela reportagem da TV Paraíba, na última segunda-feira, com relação à venda de vagas em diversos concursos públicos pela Exame & Consultoria.

Segundo o procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro, o documento deve acelerar as investigações decorrentes das denúncias de fraudes que já levaram à prisão o proprietário de uma dessas empresas.

O procurador vai oficiar os promotores de 30 comarcas do Estado para que deem início ao procedimento para apuração de possíveis irregularidades cometidas na realização de concursos públicos de prefeituras da Paraíba. Segundo Trigueiro, levantamento do MPE apurou que só este ano foram realizadas licitações para realização de concurso público em 62 municípios.

Fonte: Do G1 PB, com Angélica Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário