quinta-feira, 21 de junho de 2012

QUEM SERÁ AGORA¿

Prefeito Zé Simão
Depois do TCU (Tribunal de Contas da União) divulgar lista de políticos paraibanos com cerca de 220 nomes considerados inelegíveis, incluindo o prefeito de Manaíra e pré-candidato a reeleição Zé Simão (PSDB). Ficou uma incógnita sobre quem poderá substituir Simão na disputa deste ano, caso o tucano venha a ser realmente impedido. Especula-se quê o hoje vice-prefeito, Evandro Silvino Cosme (PMDB) – Vulgo, Neguinho - seria o candidato da situação, pois tem o nome bastante conhecido em todo município e já teria exporto o desejo de chagar a chefia do executivo local ou mesmo o ex-prefeito Zé Sousa (PMDB). E correndo por fora, o sobrinho do prefeito Sillas Simão, o genro Deivyson Paulino e a vereadora Cleide Simão sua cunhada. Prováveis nomes de confiança do gestor e que o deixaria ainda muito próximo do comando da cidade.
Vice-prefeito Neguinho

Contudo, apesar de o nome do prefeito (Zé Simão) ter figurado na lista dos não aptos, isso não significa que o mesmo não poderá disputar o pleito que se avizinha. Pois de acordo com o Bel Edward Jonhson especialista em direito eleitoral, poderá sim, vários desses nomes estarem aptos para disputar as eleições deste ano.

Segundo o advogado Edward, a legislação eleitoral impõe outros pressupostos para a configuração da inelegibilidade. “Não basta a rejeição da prestação de contas. Para a legislação, o ato ensejador da desaprovação das contas só gera inelegibilidade se praticado com dolo, for insanável e caracterizar improbidade administrativa. Cabe à Justiça Eleitoral analisar se estão presentes tais requisitos”, ressaltou o jurista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário