terça-feira, 22 de setembro de 2009

Manaíra ( Sonhar é Preciso ) : Vida & Realidade - Euzébio Rabelo


O nosso primeiro Manifesto de amizade vai para o a migo Euzébio Rabelo. Tanto que o conheço pouquíssimo; mas a quem, de fato, tenho um sincero respeito, de tal forma com qualquer Manairense. Antes, ser Manairense. Depois julgamos a sua identidade, o seu estilo de vida, o seu fazer diário, as suas conversas. Assim é de alta importância não julgarmos sem conhecer; porquanto, eu tinha uma outra visão do mundo que ele criara a sua volta, mas quando ele quis se revelar, eu descobri que ele é bem maior do que eu pensava, bem mais brilhante, cheio de força, de esplendor, que resplandece na vida de seus filhos, de sua conjugue (Elizabeth), de seus familiares.


A cada filho de Manaíra, eu colocarei um Pseudônimo, isto para sabemos que há algo mais vívido e forte em nossos concidadãos, que transcende seus afazeres, que não se restringe e nem se resume a sua profissão. É o que os profetas chamam de: "algo que desconhecemos". Esse algo que desconhecemos, por sua vez, é o que nos forma: o nosso conhecimento, o nosso ser amargo, as nossas angústias, os nossos desejos, as nossas amizades, o nosso passado, a nossa superação. Tanto que todos os sertanejos, como acentua Euclides da Cunha: "É antes de Tudo, Um forte". Pois, ele não tem o “raquítismo do mestiço neurastêmico do Litoral”. É uma cobra. Está sempre a rejuvenescer. Ou seja, um Semi-Deus, por causa de sua força, de seu coração, de sua Bondade. Mesmo em épocas difíceis, nós sertanejos estamos na abertura, no desejo de seguir adiante, para profetizarmos o amanhã. Grande são as nossas perdas; mas grandiosas as nossas conquistas.

Alguns Leitores, hão de se admirarem com o que digo. Mas antes de tudo, não me confundais com um ser rebelde, revoltado. Eu sou Um Manairense Inato. E é por isso, que se porventura eu digo que adoro esse povo, é porque sinto um enorme prazer em Dizer: Este é filho de Nossa Cidade, do simplório Sitio Vaca. Ele Um homem, tal como muitos, que se superou na vida, e hoje ascende ao meio termo de nossa sociedade; ou seja, faz parte da classe Média. Quanta superação para tanto? Quantas Lágrimas Derramadas nos solos áridos de nosso Sertão tão Sertanejo? Quantos Sonhos? Quantas amizades produzidas ao longo de seus 31 anos? Quanta Experiência? Quantos malogros e tempestades? Quantas Perdas (a morte do pai, quanto tinha apenas 12 anos, e agora a pouco a morte de sua Mãe). Mesmo assim, O Sr. Euzébio, hoje Pai de 3 (três) filhos (Ewerton, Mell Elen e José Neto, Comerciante, Locutor, Apresentador de Eventos, Blogueiro, sente-se feliz em saber, que é respeitado, que é amado por seus familiares – que são muitos – pois, soma-se a isso mais de 11.000 habitantes, ou seja, qualquer que seja o sangue do povo de nossa cidade, ele é uno. Quanto aos amigos e parentes, todos sabem que ele é um ser de serena luz. Veja-se o acordar dele para a vida: Tão novo e já não exitava ao trabalho; diga-se de passagem a sua vida entregue as longas caminhadas, no centro da Cidade, vendendo para o Sr. Chico Antas, ainda adolescente e sonhador com a vida. Diante de sua família quem saberia compreender tanta Luz? Foi o que veio a se apresentar em toda a sua vida: a consumação Do Sol.


Sabendo disso, de sua construção no tempo, de sua formação, de seus parentescos e de sua ardente vontade de Milagre: Eu o deixo contar a sua própria História:


O Sr. Euzébio (31) é filho de Agricultores, como em grande parte de Nossa cidade; pois as rendas primárias, nos idos da segunda métada do Sec. XX, era distribuídas no sertão em parte de alimentos de consumo da Terra, como (Milho, feijão, fava, Mandioca), e em parte por processo criação de ovino, bovino e suinos, ou até então de Galinhas Caipiras. Não havia, certamente, outra renda, a não ser o que vinha da terra. Seus Pais, pessoas humildes de nosso sertão - Como o Sr. José Lopes Dos santos ( mais conhecido como Zé de Manoel de Lú ), e a sua Mãe: D. Maria Ferreira Rabelo ( Maria de Zeca Mandú), não tinham instrução pra conduzi-lo na educação, e nem tampouco para bancar estudos na capital da Paraíba, ou em outra cidade pólo. No entanto, o mesmo com total dedicação e disciplina, conseguira concluir o Ensino Médio, e o Magistério. O que, segundo Euzébio, ainda lhe acarreta grandes sequelas, e frustações. O seu objetivo mesmo era dedicar-se ao seu grande sonho: tornar-se um Comunicador, ou seja, adquirir o Diploma de Nível Superior em Comunicação Social. Sonho que ainda não morreu, e talvez venha a se consumar nos próximos anos. Hoje o mesmo é comerciário no centro de Manaíra, Trabalha com a programação de Estucos e gecos. Embora seja de estilo silencioso, ele é quem levanta a "Galera" nas festas comemorativas de nossa cidade, e também nos grandes eventos ligados as secretarias municipais.

3 comentários:

  1. Sou suspeito pra falar, pois sou um admirador pleno, dessa pessoa comunicativa e bem quista pelo povo manaírense, é uma pessoa de valor inestimável,já passei por varios momentos ao lado dele,e ele nunca sequer falhou em algum, está sempre em minhas orações o meu desejo se vê-lo sempre crescer mais e mais.

    ResponderExcluir
  2. MANAIRA NÃO DEPENDE DE PRINCESA PRINCEZA QUE DEPENDE DE MANAIRA POR EXEMPLO O COMERCIO DEPENDE DE CLIENTES PRA GIRAR SUA MERCADORIAS DE ONDE VEM OS CLIENTES OS BANCOS DEPENDE DEPENDE DO FUNCIONALISMO DE MANAIRA E ASSIM POR DIANTE EU NÃO ACHO QUE PRINCESA E SUPRIOR A TODAS AS CIDADES VIZINHAS ELE PODE SER SUB DESENVOLVIDA.

    ResponderExcluir
  3. O PREFEITO ZÉS SIMÕES ESTA MOSTRANDO NO SEU SEGUNDO MANDATO QUE NÃO SABE ADMINISTRA NÃO TEM AMIS FORÇAS PRA ISSO MOSTRE ME UMA OBRA QUE ELE FEZ.

    ResponderExcluir