domingo, 31 de janeiro de 2010

NOTA DE ESCLARECIMENTO




A pedido da amiga Côca de “Zé de Doca”, o Blog de Manaíra-PB vem esclarecer o termo macabro usado na matéria do dia 23-01-2010, a qual trata da questão dos cartórios irregulares na cidade de Manaíra, Tavares, Princesa Isabel.

Fragmento da matéria questionada:

“O mais macabro de tudo, é que há cartórios com denominações que não existem em pleno funcionamento nestes municípios. Como é o caso do cartório Rabelo na cidade de Manaíra-PB. A população também desconhece o nome dos titulares destes cartórios, como também  a sua  funcionalidade regular.”

Justificativa:

O termo macabro aqui não foi usado como ofensa aos titulares do cartório; mas sim como função mediadora da inexistência do nome fantasia na sociedade. Isto é, o Cartório Rabelo existe de fato em documentos comprovados, mas não há uma funcionalidade dentro da sociedade manairense. Por isso, o termo MACABRO passou esta definição:  a-definido, nome fantasma, obscuro, desconhecido. No entanto, segundo a titular do cartório, o mesmo existe no distrito de Pelo Sinal. Agora o Cartório foi bem definido nos termos a sociedade de Manaíra-PB.


GILBERTO DILO

ALUNOS DA CIDADE DE MANAÍRA-PB OBTÊM ÊXITO NO PSS 2010

Alguns alunos da cidade de Manaíra-PB através de muito esforço, passam em vários cursos da UFPB (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA). Um desses alunos é o jovem Felipe da Silva Santos. Felipe passou para o curso de ENGENHARIA CIVIL, 2º período. Felipe é um jovem obstinado pelos Estudos, levando em média, no período que antecedeu  o teste de conhecimento (PROVAS DO 1º, 2º & 3º ANO DO ENSINO MÉDIO) 8 horas diárias de estudo. É isto que se espera de pessoas estudiosas: O SUCESSO.

O idealizado do Blog e seu amigo, o abraça.

Parabéns!!!

POLÍTICA MILITAR PRENDE ACUSADO DE ROUBO AO BB DA CIDADE DE TAVARES

Cerca de nove assaltantes armados com espingardas calibre 12 e pistolas efetuaram diversos disparos contra a agência bancária da cidade de Tavares levando uma quantia de valor ainda não identificado. Os assaltantes utilizaram como transporte um veículo Corola preto, placa MOB 5468 e duas motos; Honda Bros, amarela ano 2007, placa DPZ 9047, Pontirendaba - SP, Honda Titan 150, ano 2008, cor preta e um veículo Nissan Frontier de cor prata.

Policiais Militares do 3º BPM continuam em intensa atividade, desde a manhã de ontem (28), por volta das 12h30, visando prender todos os envolvidos no assalto o que já resultou na prisão do acusado Francisco das Chagas Rodrigues Melo. As buscas continuam para localizar o restante dos envolvidos.
 
Redação com
3º BPM

SEGUNDO O SENADOR EFRAIM A CANDIDATURA DE NEY AO SENADO "É SUICIDIO POLÍTICO"

 

2010: Suposta candidatura de Ney Suassuna ao Senado pode implicar em suicídio político, diz Efraim

Durante entrevista na tarde desta sexta-feira (29) o senador Efraim Morais (DEM) avaliou que candidatura de Ney Suassuna (PP) ao senado é legítima, porém será um suicídio político, uma vez que o PP apóia o projeto de Ricardo Coutinho (PSB) que já tem seus dois senadores confirmados, Cássio (PSDB) e Efraim.

Efraim explicou que só há duas vagas a serem ocupadas no senado federal e que seria complicado ter três candidaturas numa mesma coligação. O senador reconheceu que a disputa será acirrada, mas que é bastante positiva para a Paraíba, pois o eleitor terá várias opções de voto.

“Todas as candidaturas são legítimas e cada um que lute pelo seu espaço para que a Paraíba possa decidir”, ressaltou.

O senador ratificou que a única indefinição existente na coligação comandada pelo por Ricardo Coutinho é quanto à vaga de vice-governador, mas quem aposta em briga vai perder a aposta, pois no tempo certo será anunciado o nome e tudo será definido através de consenso.

As declarações de Efraim Morais foram concedidas durante entrevista aos radialistas Nilvan Ferreira e Fabiano Gomes que comandam o programa Rádio Verdade da Arapuan FM.

Milena Feitosa

PB Agora

sábado, 30 de janeiro de 2010

DIÁLOGO ENTRE O DOMADOR E O BURRO



Convertido na doutrina da ignorância e da bestialidade ,advinda de sua cultura escrava e submissa, o domador diz que o burro é mais honrado, por conta que é de sua simplicidade ( bem simplicidade aqui quer dizer ser parvo, idiota, homem sem coerência no discurso ), enfim ser simples para o domador é ser tolo e mais consagrado pela sua fraqueza. Por isso, que o domador diz que adora o seu Burro. Pois, o domador sabe que dizendo o que o Burro quer ouvir, o que ele pensa de fato, nunca terá a sua volta outro domador que lho substitua; em contrapartida – oh, espíritos condenados – este Domador ser-se-á o exemplo desta comunidade: seja ela de uma pequena cidade do interior do sertão, seja ela das grandes metrópoles. Foi deveras assim que o Domador se fez na história: Falando o que canalha queria ouvir, plantando rosas venenosas no coração da humanidade. Basta que olhemos para os Burros: todos são o que não queriam ser. O domador do Burro é também domador da canalha, do povo vitimado na história. Por isso, que apesar de ser o domador mentiroso e tacanho, é o domador também a imagem e a sombra do parvo Burro. O Burro acima de tudo adora uma carga; e olha que carga para o Burro é está abaixo de todos os princípios. Basta que se dê capim e água; e o burro põe-se novamente a rinchar. Assim principia o diálogo entre o Domador e o Burro: Riiiiii.

DOMADOR: Oh, meu burro! Sabes tu que te quero todos os dias com sela e cabresto; pedirei a meu filho que cuide de ti como eu cuido dos teus. À tarde te darei água e capim; se queres mais alguma coisa, rinchas através desta tua boca verde. – o Burro rincha.

BURRO: Meu dono, meu Domador! O que queres de mim? Que eu seja tão somente o teu assento, o teu plano escopo e o desvio dos caminhos pedregosos? Como te prezo meu santo amigo.

DOMADOR: Tu também prezas a tua imagem inspirada na minha. Vês o quanto tu és submisso, idólatra e besta; meu humilde Burro?  Vocês Burros não vêem o que teme; duro se fez o teu ofício, duro se fez o que tu tentas ocultar. Mas quanto mais ausente ficas, mais a minha vontade de poder cresce à tua volta. – o Burro volta a rinchar e balança a cabeça confirmando.

BURRO: Não sei dizer o que é mais duro para mim: se é o meu rebaixamento, ou a minha preguiça de pensar. Mas penso ardentemente que duro é não ter alguém para se honrar, e, por conseguinte, depositar as minhas esperanças onde plantei a minha omissão. Pois, odeio todos os domadores quanto em vez de capim, eles trazem a ordem através dos gritos e o chicote da ofensa. A minha pele, ainda rígida, sente a dor nos olhos da terra que piso sem vontade. Se eu tivesse ao menos liberdade para correr; no entanto, não posso correr sem a ajuda de meu próprio criador. Dói-me pensar que distante estar a minha liberdade; mas não se tem liberdade onde não há pasto e nem a chance de prosperar. Destarte tudo é difícil, duro, e talvez um grande perigo. Por isso, que em vez das coisas incertas e difíceis, prefiro carvão à lenha. Ou seja, a coisa fácil, embora que de forma humilhada, é bem recebida por mim. Olhemos ao nosso redor: o sol do meio dia fita o peso das minhas costas. Sob mim... –  O Domador sobe no Burro e põe-se a galopar.

DOMADOR:  Sente-me por cima de ti em toda a eternidade. Até na morte, saberás crer na minha verdade. Porquanto, que não te ensinei a crer, mas é necessário para as almas fracas, arrogantes e bestas o silêncio. Todavia, a tua vontade é sacudir-me fora da tua vida, e correr sem rumo.até encontrar a tua felicidade. Meu Burro, o que são os homens da terra, senão o teu capim, o teu plantar para consumir? Adoro-te como a minha vaca; pois em vez de carga ele serve carne e leite. Se não fosse a ira do boi, a vaca também criaria no seu terreno garrotes de pêlo áureo para valorizar a sua prole, e a sua raça. Coitado do Burro, nem raça para ele existe; apenas o seu uso doméstico perante uma parcela de Domadores fanfarrões. E as ovelhas estão às soltas.

O Burro contemplando-se deita ao chão e dorme. Ele estava cansado. Chove na terra, o pasto enverdece. Outro Burro aparece. O antigo Burro é substituído. Resta para ele agora os risos das crianças e o seu aposento. Bem, este Burro distinto dos homens, não paga previdência e nem tem família. Ele sempre foi só; então para ele não existe liberdade e nem igualdade. O Burro morre.

gilberto dilo

RESULTADO DO PSS 2010 SAI HOJE ÀS 11:00

 

A lista dos aprovados no Processo Seletivo Seriado (PSS) 2010 da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) será divulgada neste sábado, dia 30, às 11 horas. A relação estará disponível no portal O Norte Online e também no site da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) - www.coperve.ufpb.br.

A divulgação da listagem foi confirmada pelo presidente do órgão, professor João Lins. Ele frisou que a UFPB está oferecendo 6.955 vagas para os cursos de graduação da universidade e para os cursos de Formação e de Habilitação de Oficiais PM/BM.

O professor João Lins acrescentou que os candidatos classificados acontecerá no período de 3 a 11 de fevereiro de 2010, de acordo com o disposto no Edital de inscrição, disponível no site da Coperve e no Manual do Candidato.

Já na próxima segunda-feira, dia 1º, a Coperve vai disponibilizar o desempenho, por prova, de todos os candidatos; além das listas de espera, por curso, com vistas às subseqüentes listas de classificados.

O candidato deixar de realizar o cadastramento, informou o professor João Lins, perde o direito à classificação no concurso. Os aprovados terão que apresentar a seguinte documentação: cédula de identidade, CPF, certidão de nascimento ou casamento, certificado de conclusão do Ensino Médio, título de eleitor, para os maiores de 18 anos e prova de quitação com o serviço militar, para os brasileiros do sexo masculino maiores de 18 anos.

João Lins informou que no dia 4 de fevereiro serão divulgados os resultados dos Processos Seletivos 2010 para os cursos de graduação em Artes Visuais, Música e Teatro (160 vagas), e para as 30 vagas dos cursos sequenciais em Música (Música Popular Brasileira e Regência de Bandas e Fanfarras), conforme previsto nos respectivos Editais de inscrição. O cadastramento dos classificados para esses cursos está marcado para o dia 11 de fevereiro de 2010.


O norte

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

O MELHOR CARNAVAL DO VALE: ESTÁ NA CIDADE DE CAJAZEIRAS





O melhor carnaval do vale foi anunciado.
Programação do evento da paz e da alegria:

Sexta-Feira - Dia 12/02/2010

- Banda Pimenta Nativa (Bahia)
- Banda Impacto
- Orquestra Uiraunense de Frevo
- Banda Arromba Elétrico
- Banda Rekebrança e Judimar Dias

Sábado - Dia 13/02/2010

- Banda Pinel (Bahia)
- Banda Axé Balanço
- Banda Cara de Pau
- Revela Samba

Domingo - Dia 14/02/2010

- Banda Chicafé (Bahia) - Trazendo Serginho ganhador do troféu Cantor     Revelação do Band Folia no carnaval 2009 na Bahia.
- Banda Rekebrança
- Banda Zuzueira
- Banda Voa-Voa (Bahia)

Segunda-Feira - Dia 15/02/2010

- Kiko e Banda (Bahia) - Ex-cantor da Pimenta Nativa
- Banda Hemo-samba e Ari do Cavaco
- Banda Arromba Elétrico
- Trio Me Leva e Banda A Baladeira
- Banda Balanço Nacional

Terça-Feira - Dia 16/02/2010

- Banda Nagibe
- Banda Zazuêta
- Banda Arromba Elétrico
- Banda Levada da Breka (Bahia)

Estrutura

- 02 Super Trios Elétricos
- Geradores
- Banheiros Químicos
- Camarotes

CARNAVAL ALTERNATIVO

Quinta-Feira - Dia 11/02/2010
- Gilson e Mania de Pagodear
- Tenda Mix e o DJ Cid Mix
- Arromba Elétrico

Segunda-Feira - Dia 15/02/2010
- Banda Garota Safada (Casa de Shows Pallacium)
- Banda Rekebrança e Outras Atrações
Fonte: secretaria de Cultura

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

MEC PÕE NO AR SISTEMA COM CURSO PARA ALUNO ESCOLHER SEGUNDO NOTA DO ENEM



O Ministério da Educação (MEC) colocou no ar nesta quarta-feira (27) o Sistema de Seleção Unificada (SiSU). De posse da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o aluno vai poder escolher pela internet o curso e a instituição da qual fazer parte. Segundo o órgão, 2,6 milhões de alunos vão disputar 47,9 mil vagas em 51 instituições. O SiSU, diz o MEC, está pronto para suportar até 200 mil acessos simultâneos.



O aluno terá que entrar no sistema do MEC com o login e senha fornecidos pelo órgão na hora da inscrição do Enem. A seleção será dividida em três etapas. Na primeira, que vai do dia 29 de janeiro a 3 de fevereiro, o aluno pode escolher o curso que quer fazer. A cada dia, a partir do dia 30, o estudante vai saber qual a nota de corte do curso que escolheu. Por exemplo: no dia 29, ele se inscreve para o curso de Engenharia na universidade A.


Na madrugada de sexta para sábado, o sistema faz um processamento e, de acordo com as notas de quem se inscreveu, gera uma nota de corte no sábado.


As notas são ponderadas de acordo com o que a instituição quer –um curso de medicina, por exemplo, pode dar mais importância à nota de matemática do que à nota de português. Esse é um dos motivos pelos quais a nota de corte é mutável.


A partir das 6h do sábado, este aluno poderá ver a nota e avaliar se tem chances ou não de entrar no curso. De posse dessa informação, ele pode escolher outro curso e/ou outra instituição. Novamente, do sábado para o domingo, o sistema refaz o processamento e gera uma nova nota de corte de acordo com as inscrições acumuladas deste sexta-feira.



Este processo termina no dia 3 de fevereiro. Somente a partir daí o sistema gera a lista de alunos selecionados e as instituições se encarregam de fazer sua seleção. No dia 15 de fevereiro, o MEC reabre nova seleção, da mesma forma, com as vagas remanescentes. Essa nova etapa continua até o dia 20, quando será gerada uma nova lista de selecionados. Uma terceira etapa semelhante está prevista entre os dias 1º e 3 de março, com resultado no dia 5.





Fonte: MEC

CURRAL VELHO - TODOS OS FATOS




Policiais da 5ª Cia/PM de Itaporanga conseguiram capturar na noite de ontem (quarta-feira 27/01) mais três acusados de participação da quadrilha que tentou assaltar na manhã de terça-feira (26) no município de Curral Velho a Prefeitura local, no instante em que era efetuado o pagamento dos servidores municipais. A Polícia Militar, no entanto, conseguiu frustrar o assalto e num violento tiroteio em via pública tombaram três bandidos mortos e outros três fugiram pela mata, sendo que uns dos que estava ferido foi encontrado morto na manhã desta quarta.


Foram presos Manoel Pereira Sobrinho, de 37 anos (foto); a esposa Martolândia Pereira de Sousa, de 27 anos (foto), mãe de quatro filhos menores, ambos da cidade de Santana de Mangueira; e Sandro Barbosa Pereira, de 26 anos, que está ferido e foi levado para o Hospital Distrital de Itaporanga onde está recebendo atendimento médico. Manoel e Martolândia estão presos na 6ª Delegacia Regional de Polícia Civil. Eles foram presos pelos policiais militares sob o comando do tenente Paulo, que informou que outra equipe da PM da 5ª Cia de Itaporanga, que tem como comandante a capitã Kelma Simone, está no encalço e deve capturar outros membros da quadrilha nas próximas horas.Sandro Barbosa está neste momento passando por prossedimento cirurgico no Hospital Distrital devido a gravidade do ferimento do tiro que sofreu no braço esquerdo o qual poderá até perdê-lo.

Todo o dinheiro, no valor de R$ 48.794, 70, que estava em posse dos bandidos que tombaram mortos foi recuperado. No caixa da prefeitura, onde ocorria o pagamento dos funcioários estava cerca de R$ 150 mil. Também foram apreendidas quatro espingardas calibre 12, cinco pistolas 380, um revólver calibre 38, cinquenta e duas munições intactas calibre 380, vinte e um cartucho calibre 12, oito calibre 45 e três calibre 38 além de coletes a prova de balas e os veículos usados pelos assaltantes, um Renault Clio cor preta, placa MMM-1541, João Pessoa-PB e um veículo L 200 de cr prata, placa CVC 4914 Manaíra-PBMartolândia e o marido, segundo a PM, seriam encarregados de receber o dinheiro roubado no assalto a Prefeitura de Curral Velho. "Não tenho nada haver com isso. Quem não deve não teme", disse Martolândia.


De acordo com informação da Polícia Militar um terceiro bandido ainda está embrenhado na mata e poderá ser alcançado pelos policiais a qualquer momento, pois o mesmo estaria também ferido. Segundo a PM, ele teria se alimentado numa casa e continuado a fuga em direção ao município de Manaíra.


Até o momento como saldo da operação são quatro bandidos mortos: Adriano Lima da Silva, 22 anos, solteiro da cidade de Ceará Mirim (RN); Juvenil Ferreira de Sales, 33 anos, casado e morador do sítio Coelho no município de Curral Velho; um terceiro identificado como Francisco que residia em Santana de Mangueira; e um quarto que foi encontrado morto na manhã desta quarta-feira, até o momento sem identificação, no sítio Cipó na região de Princesa Isabel.

Gilberto Dilo em cooperação com Ricardo Pereira

A EDUCAÇÃO É ESSENCIAL E É INSUBSTITUÍVEL

 
A educação é essencial e é insubstituível



Brandão quer discutir aqui o potencial que a educação teve e tem nas relações humanas. Isto é, nas práticas culturais da sociedade. Mas também quer observar o sentido da educação para a vida dentro de suas relações e visões de mundo. É o que Brandão nos apresenta quando trata dos conceitos engendrados dentro da sociedade, e que só através de uma educação ativa se exterioriza no mundo do homem civilizado. Porquanto,


Em todas as suas dimensões e em seus múltiplos significados, palavras como desenvolvimento, justiça, igualdade, liberdade, consciência, criatividade, liberdade, partilha e solidariedade, na verdade só podem ser ou vir a ser uma realidade humana, depois de passarem pelo trabalho do educador. Porque a educação é a principal realizadora da formação de pessoas humanas como tipos desejados de atores sociais.” ( BRANDÃO, 2002, p. 188 ).

Assim, a educação será sempre vivida por outras pessoas ( crianças, adolescentes, jovens, adultos etc. ), dentro de um espaço mais amplo e coletivo. Estas pessoas poderão reviver as antigas experiências como mediadores de uma nova geração. Dessa forma, os assuntos abordados terão um espaço mais voltado para o exercício reflexivo, que mais atende às múltiplas façanhas da vida e o viver com liberdade, no sentido de se prezar por atos de benevolência dentro da sociedade.

Brandão quer alertar que o papel da educação é tornar transparentes os conceitos existentes na sociedade – a justiça, a liberdade, a igualdade. Embora que em si mesma ela não se afirme na validade destes conceitos; pois, dentro de um contexto social, ela só pode atuar com esclarecedora de qualquer valor, e não como responsável pela prática destes valores. Isto é, “Sozinha ela não faz coisa alguma, mas sem ela socialmente não se faz nada.” Com este caráter, de co-responsável pelas interações humanas, a educação adquire o status de uma gramática, isto é, as pessoas se entendem segundo suas regras dentro de um contexto. Se bem que os conhecimentos possuídos pelas pessoas foram estabelecidos por gerações que buscavam uma vida melhor em sociedade, com mais responsabilidade, justiça, igualdade etc. Estas pessoas estavam destinadas, segundo Brandão, à realização plena da vida e da felicidade estendida a todos os seres humanos.

Para exemplificar esta prática da educação, isto é, a sua plena realização dentro da sociedade, Brandão usa a metáfora do construtor de usinas, de represas; que os rios da terra dobram ou multiplicam o seu poder de transformar as suas águas em forma de energia. No entanto, no entendimento de Brandão nada disso se compara com a educação em sua realização social, pois se há uma ponte de energia essencial ao desenvolvimento e à transformação, ela deve está no interior das pessoas. “O seu fator de mobilidade é o conhecimento e o seu veículo é a Educação.”

Gilberto Dilo 


segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

CHARGE DA SEMANA


CONCURSO: RESULTADO DO IBGE

O resultado do concurso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), para agente censitário e supervisor municipal já está disponível no site da cesgranrio. Para saber a colocação, o candidato deverá acessar: https://seguro.cesgranrio.org.br/eventos/ibge0509_resultado2.aspx e lá realizar os procedimentos de verificação. Consta no site da cesgranrio que o candidato deverá preencher um formulário com o primeiro nome e, por conseguite, com o último sobrenome. O candidato também poderá realizar a operação com o número de inscrição.

Ao todo se increveram: 

MANAIRA: 26 pessoas para agente censitário municipal e supervisor.

PRINCESA ISABEL:  3 para agente censitário de informática; 69 para agente censitário municipal e 2 para agente censitário regional.  

SÃO JOSÉ DE PRINCESA: 23 para agente censitário municipal.


TAVARES: 64 para agente censitário municipal. 

JURU: 34  para agente censitário municipal. 


O concurso foi realizado no dia 13 de dezembro de 2009.

SANTA CRUZ DA BAIXA VERDE, DIFERENTE DE MUITAS CIDADES EDUCA-SE COM MÚSICA E PRESERVA A CULTURA LOCAL


Foto: Givanilson

O desejo da nova administração de Santa Cruz da Baixa Verde, pautada no respetio ao servidor público municipal e com a população desta cidade; está  cada vez mais centrada no crescimento da cultura local. O evento mais recente agora é a reativação da Filarmônica Antônio Alves Feitosa. 

O prefeito, Dr. Fanão, através da secretaria de ação social, torna público o seu desejo e anuncia investimentos na área cultural da cidade. Com isso, o prefeito, espera preservar às tradições locais, fortalecendo o desejo de muitos jovens no ensino musical.


A Prefeitura Municipal de Santa Cruz da Baixa Verde deve começar as inscrições para o Curso de Iniciação Musical este mês de Janeiro. Os interessados, a partir de 12 anos de idade, deverão procurar a Secretaria de Ação Social das 8 horas da manhã às 2 horas da tarde, para preencher o formulário de inscrição, até o dia 29 de janeiro. As aulas serão ministradas pelo professor Lucivaldo Ferreira nas segundas e quartas-feiras das 17 às 18 horas em local ainda a ser definido. 

Gilberto Dilo

sábado, 23 de janeiro de 2010

PROPOSIÇÃO

Na política mais valem às idéias do que o dinheiro sujo da corrupção. Porque quando o homem se transforma de um democrático para um oligárquico; a tirania e seu desejo de honra, absorve seu ódio contra o povo. O povo já demasiado corrupto sabe que o seu soberano, agora homem da fortuna, se acostumara a viver de ameaças e estratégias. E sem saber o que lhe reserva entre o povo, o homem oligárquico esquece que há outros homens com os mesmos desejos: é aí que o povo cresce, havendo, por conseguinte, a mudança de regime. O povo passa a existir novamente quando nasce em seu meio as antigas idéias. Idéias estas que o povo no seu começo ignoraram-nas. 

Gilberto Dilo

MATÉRIA DO MÊS - IRREGULARIDADES NOS CARTÓRIOS DE MANAIRA, PRINCESA ISABEL E TAVARES - TITULARES DE CARTÓRIO SERÃO SUBSTITUÍDOS ATRAVÉS DE CONCURSO PÚBLICO




Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou ontem, no Diário Oficial e no site do CNJ uma relação provisória de 7.828 cartórios extrajudiciais de todo o país cuja titularidade foi declarada vaga.
Na Paraíba mais de 300 serventias foram declaradas vagas. Para tanto há vagas nas serventias de Manaíra, Princesa Isabel, Tavares e Juru. Todas essas serventias se encontram em irregularidades. Por isso, foi declarado pela corregedoria nacional de Justiça, que os titulares destes cartórios têm até 15 dias depois da publicação no diário para recorrer contra a decisão. Caso os recursos não sejam pertinentes e não se integrem com o pretendido, será realizado concurso público com prova de títulos, para preencher estas vacâncias.
O mais macabro de tudo, é que há cartórios com denominações que não existem em pleno funcionamento nestes municípios. Como é o caso do cartório Rabelo na cidade de Manaíra-PB. A população também desconhece o nome dos titulares destes cartórios, como também  a sua  funcionalidade regular.
"Estamos cumprindo a Constituição", afirmou o ministro. De acordo com a Constituição Federal de 1988 (parágrafo 3º, do artigo 236), "o ingresso na atividade notarial e de registro depende de concurso de provas e títulos, não se permitindo que qualquer serventia fique vaga, sem abertura de concurso de provimento ou de remoção, por mais de seis meses". Muitos cartórios, contudo, nunca foram submetidos a concurso público regular, circunstância que determinou a ação do CNJ.A situação de cada cartório foi analisada individualmente, a fim de se garantir a observância dos direitos preservados pela própria Constituição Federal.   

SEGUE ABAIXO AS DECISÕES PERTINENTES ÀS RELAÇÕES DE SERVENTIAS EXTRAJUDICIAIS CONSIDERADAS VAGAS.

MANAIRA-PB, CARTÓRIO DUARTE. Decorrido o prazo concedido, o Tribunal não forneceu a documentação necessária para comprovação do provimento regular dessa Serventia. Assim, em razão do descumprimento do Art. 1º, §§ 1º e 2º, da resolução 80 do Conselho Nacional de Justiça, de o9 de junho de 2009, e do não atendimento da intimação eletrônica, conforme evento 536 – CERT2071 do CUMPREC – 0200694-97.2009.2.00.0000, essa Serventia foi declarada vaga.
MANAIRA-PB, CARTÓRIO RABELO. Essa Serventia foi declarada vaga, pois seu titular foi nomeado ou designado sem a devida aprovação em concurso público regular.

PRINCESA ISABEL-PB, 1º OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS E TABELIONATO.  Essa Serventia foi declarada vaga, pois seu titular foi nomeado ou designado sem a devida aprovação em concurso público regular.
PRINCESA ISABEL-PB, CARTORIO DE REGISTRO CIVIL E PESSOAS NATURAIS DE PRINCESA ISABEL. Essa Serventia foi declarada vaga, pois seu titular foi nomeado ou designado sem a devida aprovação em concurso público regular.
PRINCESA ISABEL –PB, CARTÓRIODE REGISTRO DE DISTRIBUIÇÃO EXTRSA JUDICIAL DA COMARCA DE PRINCESA ISABEL-PB. Essa serventia foi declarada vaga em razão de irregularidade do concurso de provimento ou sua inexistência.
PRINCESA ISABEL-PB, CARTÓRIO DE NOTAS E REGISTROS.  Decorrido o prazo concedido, o Tribunal não forneceu a documentação necessária para comprovação do provimento regular dessa Serventia. Assim, em razão do descumprimento do Art. 1º, §§ 1º e 2º, da resolução 80 do Conselho Nacional de Justiça, de o9 de junho de 2009, e do não atendimento da intimação eletrônica, conforme evento 536 – CERT2071 do CUMPREC – 0200694-97.2009.2.00.0000, essa Serventia foi declarada vaga.
TAVARES-PB, CARTÓRIO ÚNICO DE NOTAS E REGISTROS CIVIS. Decorrido o prazo concedido, o Tribunal não forneceu a documentação necessária para comprovação do provimento regular dessa Serventia. Assim, em razão do descumprimento do Art. 1º, §§ 1º e 2º, da resolução 80 do Conselho Nacional de Justiça, de o9 de junho de 2009, e do não atendimento da intimação eletrônica, conforme evento 536 – CERT2071 do CUMPREC – 0200694-97.2009.2.00.0000, essa Serventia foi declarada vaga.
JURU-PB, CARTÓRIO ÚNICO DE NOTAS E REGISTROS CIVIS. Essa serventia foi declarada vaga em razão de irregularidade do concurso de provimento ou sua inexistência.

Gilberto Dilo




sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

PREFEITO DE DESTERRO-PB É CASSADO E DEVERÁ PAGAR 60 MIL DE MULTA



A 30ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sediada em Teixeira cassou, na manhã nesta quarta-feira (20/01), o diploma do prefeito de Desterro, Dílson de Almeida (Didi – foto), e da vice-prefeita Rosangela de Fátima Leite e ainda multa no valor de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais).


No relatório de seis páginas, a sentença traz abuso do poder político, práticas de condutas vedadas ao administrador público (art. 73, lei 9.504/1997), potencialidade de lesão ao equilíbrio do pleito.

Na decisão do Juiz foi proferida uma multa de R$ 60.000,00, ao candidato a prefeito Dílson de Almeida, também a coligação “União democrática desterrense”, beneficiada na eleição.

Ainda na decisão foi cassado o diploma dos candidatos Dílson de Almeida e Rosangela de Fátima Leite, e decretou, por conseqüência, a perda dos mandatos de prefeito e vice-prefeita, respectivamente, do município de Desterro.

Dílson de Almeida foi declarado inelegível, como responsável ou contribuinte para a prática dos atos vedados por abuso do poder, para os três anos subseqüentes à eleição que participou como candidato.

Segundo informações do Cartório Eleitoral de Teixeira, a sentença foi proferida pelo Juiz Iano Miranda dos Anjos, designado para o processo já que a MMª Isabella Joseanne foi considerada suspeita para o julgamento.

A sentença cabe recurso.


Edney Lisboa

LIQUIDA GERAL NO BLOCO DA PITU EM MANAIRA-PB: CAMISAS A 10,00 R$




Segundo informações dos organizadores do bloco, Manaíra este ano terá um carnaval com muito entusiasmo e alegria. Porque além de um grande número de participantes, este ano terá Paredão e arrasta pelas principais ruas de Manaíra. Por isso, a comissão quer, de antemão, alertar a quem ainda não encomendou o seu abadá, que se dirija a uns dos membros antes do dia 28. O preço da camisa é um show de promoção: 10,00 R$.

"Vamos Lá amigos! Vamos fazer do carnaval de Manaíra este ano uma verdadeira alegria! Onde todos possam brincar com responsabilidade, e além de tudo numa festa popular de paz."

Este é o desejo da comissão organizadora: Paulo Filho e Heleno.

BOM EXEMPLO: CNH GRATUITA NO PERNAMBUCO PARA A CLASSE DE BAIXA RENDA



Os beneficiados Programa Bolsa Família, desempregados, alunos de escolas púbicas, egressos do sistema penitenciário e contemplados pelo programa estadual “Chapéu de Palha”, poderão se inscrever a partir de hoje no Programa CNH Popular que irá selecionar pessoas de baixa renda para tirar ou classificar suas carteiras de habilitação de forma gratuita. Os interessados poderão obter mais informações no site do DETRAN - PE ou procurar Inácio Ramos na Secretaria de Ação Social de Santa Cruz da Baixa Verde para realizarem as suas inscrições até o dia 20 de fevereiro.



Quatorze mil pessoas serão favorecidas com habilitações gratuitas em todo o estado de Pernambuco.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

FRANCISCA MOTTA CREDENCIA O "NETO" A DEPUTADO FEDERAL


Segundo o portal Pb-Agora, a Deputada Estadual Francisca Motta juntamente com o prefeito de Patos, Nabor Wanderley, tomaram a decisão de apoiar o neto Hugo Wanderley para deputado Federal.


Antes do decidido, era mais cotado o prefeito Nabor a uma vaga na câmara Federal. Mas, segundo informações de patoenses ligados a política local, a manobra de Nabor juntamente com Francisca Motta, surge da tentativa de atrapalhar a candidatura de Bonifácio Rocha, então candidato a deputado pelo PSB.


O sr. Hugo é jovem e talvez ainda não esteja credenciado para a política paraibana. Dado que o mesmo não nutrira sequer uma vaga de vereador naquela cidade. Mas quanto ao povo; se ele decide: a demagogia toma conta de suas escolhas. Agora é rezar para que esta calamidade pública não aconteça. E em vez de uma escolha de negócios, tornemos a escolher sensatamente.


No entanto, quanto a candidata Francisca Motta Patos e região são gratos pelos serviços prestados.


Gilberto Dilo

26 EX-PREFEITOS PRETENDEM DISPUTAR CARGOS NO LEGISLATIVO ESTADUAL


A campanha eleitoral de 2010 promete ser bastante acirrada na disputa por uma das 36 vagas para o cargo de deputado estadual na Casa Legislativa de “Casa de Epitácio Pessoa”, da Paraíba.

Com um quadro político atípico, cerca de 26 ex-prefeitos - dos quais 12 com pretensão de manter-se no cargo - e três prefeitos formam um bloco cuja idéia deles é formar a maior bancada municipalista de todos os tempos que irão lutar pela manutenção de suas vagas.




VERISSINHO

Nomes como Verissinho(Pombal/Foto), Branco Mendes(Alhandra), Dinaldo Wanderley(Patos), Márcio Roberto(São Bento), Expedito Pereira(Bayeux), Ivaldo Moraes(Alagoa Nova) e Olenka Maranhão(Araruna) e Arnaldo Monteiro(Esperança), ex-prefeitos dos seus municípios, atualmente compõem a bancada municipalista na ALPB, estão na pretensão de disputar a reeleição.




SALOMÃO GADELHA

Outros 14 foram ex-prefeitos de municípios de menor e grande porte, a exemplo de Wilson Braga(João Pessoa), de Salomão Gadelha(Sousa/Foto), Vituriano de Abreu(Cajazeiras), Josinaldo Vieira(Cubati), do ex-deputado e ex-prefeito de Areia, Sebastião Tião Gomes, Marcos Martins(Mari), Valdemar Marinho, conhecido como Demazinho(Várzea) entre outros.



JOSÉ VIEIRA

Dos prefeitos atuais, três já apresentaram seus nomes para a disputa por vagas na Assembléia Legislativa da Paraíba: José Vieira(Marizópolis/Foto), Jota Júnior(Bayeux) e Aragão Júnior(Matinhas).



WELLINGTON ROBERTO

Outros políticos influentes vão disputar as próximas eleições e também apoiarão parentes na disputa por vagas na Assembléia Legislativa e na Câmara Federal. O deputado federal Wellington Roberto(PR/Foto) pode ser candidato à reeleição ou ao Senado, mas já trabalha o nome do filho, Caio Roberto, para deputado estadual.



WILSON SANTIAGO FILHO

Igual situação vive o deputado federal Wilson Santiago(PMDB) que poderá disputar à reeleição ou uma das vagas para o Senado, lançando o seu filho, Wilson Santiago Filho(Foto), candidato a deputado estadual.


O governador do Estado José Maranhão(PMDB) terá os sobrinhos Benjamin Maranhão(federal) e Olenka Maranhão(estadual) na disputa deste ano. Os dois são filhos da prefeita de Araruna, Wilma Maranhão, irmã do governador.


EFRAIM FILHO

O senador Efraim Morais(DEM) espera ser reeleito e acredita que irá reeleger o filho, o deputado Efraim Filho(Foto). O ex-governador tucano Cássio Cunha Lima, terá o tio, Arthur Cunha Lima na disputa por uma vaga na Câmara e Romero Rodrigues para a reeleição na ALPB.

Redação INTEGRADA COM O Jornal Correio da Paraíba.

MANAIRA, SÃO JOSÉ DE PRINCESA, JURU E CURRAL VELHO E MAIS 78 MUNICÍPIOS ESTÃO ENVOLVIDOS EM DESVIOS DE VERBA NA PARAÍBA





  O Ministério Público Federal impetrou em 2009 171 ações de improbidade administrativa contra gestores públicos paraibanos. As investigações envolvem 82 municípios com irregularidades na gestão dos recursos federais. “Essas ações, em sua maioria, são contra gestores e ex-gestores públicos municipais e estaduais que cometeram irregularidades diversas no trato com dinheiro público repassado pela União”, ressalta o procurador-chefe Victor Carvalho Veggi.

Vários dos fatos referentes às ações de improbidade darão origem a ações penais, que, no caso de prefeitos, que têm foro especial por prerrogativa de função, serão ajuizadas através da Procuradoria da República na 5ª Região, perante o Tribunal Regional Federal da 5ª Região. Já as ações penais relativas a ex-prefeitos correm normalmente na primeira instância. 


Nas ações de improbidade, o Ministério Público Federal pede, em linhas gerais, que os envolvidos sejam condenados a ressarcir integralmente o dano, pagar multa civil, sejam proibidos de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, além de terem suspensos os direitos políticos. 


Nelas, constam irregularidades como fraude em licitações, ausência de prestação de contas, não execução do convênio firmado, despesas não comprovadas, falta de recolhimento das contribuições previdenciárias, desvio e má aplicação dos recursos, pagamento efetuado sem conclusão da obra, utilização do recurso em finalidade diversa do objetivo do convênio celebrado ou de programas, contratos irregulares, fracionamento de despesas, direcionamento e dispensas indevidas de licitações, utilização indevida da conta do Piso de Atenção Básica (PAB) e desvio de recursos do PAB, bem como operações ilícitas de concessão de empréstimos pela Caixa Econômica Federal. 


Municípios marcados por improbidade – Na Paraíba, 82 municípios estão envolvidos em casos de improbidade administrativa, sendo 14 ligados à competência da Procuradoria da República na Paraíba (João Pessoa), 45 referentes à Procuradoria da República em Campina Grande e 23 municípios jurisdicionados à Procuradoria da República em Sousa. 


Confira a lista : Alagoa Nova, Algodão de Jandaíra, Amparo, Araruna, Areia, Assunção, Baia da Traição, Bananeiras, Barra de Santa Rosa, Barra de Santana, Barra de São Miguel, Bayeux, Belém do Brejo do Cruz, Belém, Berbardino Batista, Boa Ventura, Boqueirão, Cacimba de Areia, Cacimba de Dentro, Caiçara, Cajazeiras, Campina Grande, Campo de Santana, Casserengue, Caturité, Conceição, Condado, Conde, Coremas, Cruz do Espírito Santo, Cuité, Curral de Cima, Curral Velho, Desterro, Diamante, Duas Estradas, Emas, Esperança, Gado Bravo, Guarabira, Ibiara, Igaracy, Itabaiana, Jericó, João Pessoa, Juazeirinho, Junco do Seridó, Juru, Lastro, Malta, Manaíra, Marizópolis, Monteiro, Nova Floresta, Olho d’Água, Passagem, Patos, Pedra Lavrada, Pocinhos, Prata, Puxinanã, Queimadas, Riacho de Santo Antônio, Salgadinho, Santa Cruz, Santa Helena, Santa Luzia, São Bentinho, São José de Caiana, São José de Princesa, São José do Sabugi, São Mamede, São Sebastião de Lagoa de Roça, São Vicente do Seridó, Serra Branca, Serra Grande, Solânea, Soledade, Sossego, Sousa, Teixeira e Umbuzeiro.


FONTE: MPF. 

GOVERNO BLOQUEIA 1.878 E CANCELA 447 BENEFÍCIOS DA BOLSA FAMÍLIA NA PARAÍBA

 
 


O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) bloqueou 1.878 benefícios do Bolsa Família na Paraíba e cancelou outros 447. A informação é referente a este mês de janeiro e divulgada na tarde desta terça-feira (19) pela Assessoria de Comunicação do órgão.

O bloqueio é por conta de descumprimento reiterado da condicionalidade de educação, já que as sanções são feitas para os aulas que frequentaram menos de 85% das aulas, no caso de alunos de até 15 anos, e de 75% para adolescentes de 16 e 17 anos.

Em todo o país, o MDS suspendeu o pagamento de 94.640 benefícios por 60 dias. Outros 100 mil estão bloqueados em janeiro, mas nos casos de bloqueio os valores são recebidos, retroativamente, no mês seguinte.

Esses descumprimentos acontecem, geralmente, nas famílias mais vulneravéis que precisam do apoio do poder público municipal, como as áreas de assistência social, educação e saúde para voltarem a cumprir os requisitos mínimos, antes que o benefício seja cancelado após o quinto descumprimento consecutivo para alunos de até 15 anos.

Por esse motivo, a primeira vez em que é detectada a baixa freqüência, as famílias recebem uma advertência. Esse foi o caso de 189.202 famílias. Os dados se referem ao monitoramento da presença escolar no bimestre de outubro/novembro de 2009.

Eliseu Lins, com a Assessoria de Comunicação do MDS

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

RESULTADO DA ENQUETE: QUEM É A MAIOR LIDERANÇA POLÍTICA DE MANAIRA E REGIÃO



Segue abaixo o resultado da enquete sobre o tema: “Quem é a maior liderança política de Manaíra e região?”. Os leitores do Blog voltaram com entusiasmo. Fato este que a votação atingiu um grande número de votos: 795.


Em primeiro lugar ficou o ex-prefeito de Manaíra-PB, o popular Zé de Sousa. Em segundo a então ex-prefeita de Manaíra, Lourdes Medeiros. Em terceiro lugar, o presidente do PMDB e prefeito de Princesa Isabel, Tiago Pereira.


Outra enquete se segue, e esta tem como tema: Por que cidades como Manaíra, Tavares, São José de Princesa e Juru são tão dependentes de PRINCESA ISABEL?





Evandro (Neguinho)
  74 (14%)
Tiago (Prefeito de Princesa Isabel)
  86 (16%)
Zé de Sousa
  333 (64%)
Doutor Sidney
  36 (7%)
Zé Simão
  72 (14%)
Doutor Severiano
  37 (7%)
Luiz de Matuto
  67 (13%)
Lourdes Medeiros
  90 (17%)


O TRABALHO DE ENSINAR

Brandão no texto levanta uma questão quanto o futuro da educação. Ele pondera que se é a educação é um legado cultural fruto de uma atividade, que acima de tudo, deve ter o seu valor respeitado; em outras atividades a educação pode vir a ser substituída por outras práticas do “saber e do aprender”. Mas em nossos tempos ( o contemporâneo ), o que será a educação de fato: fruto de uma prática restrita apenas as escolas, com professores destinados a formação de pessoas, com destinos a linha de trabalho apenas? Ou será a educação um vácuo do pensamento humano, pois se tem “falado e escrito demais a respeito da educação, e também a respeito de políticas e de problemas da educação, a respeito de sua história e de seus processos e estruturas?” ( BRANDÃO, 2002, P. 186 ).



No entanto, como ressalta Brandão, pouco se tem pensado do próprio motor móvel da educação, isto é, do educador. Nas palavras de Brandão é sobre o educador, o professor que se deve colocar em discussão, e nesta tentativa potencializar os nossos estudos sobre este tema, na maioria das vezes esquecido. Ou seja, “E o “tema”, aqui somos nós mesmos.”


Nesta expectativa, quando ouvimos ou quando conversamos a respeito do ‘ser professor’, na nossa época, na maioria das vezes mais enfatizamos o caráter de nosso ofício, de nossa profissão: os problemas, os conflitos. Deixando de lado a múltipla condição do agente educador, escolhemos falar de suas intrigas e peripécias com o trabalho; e não a própria condição de sentir-se no “cenário da vida” realizando-se. Isto é, trocamos o nosso sentimento de realização, por um vago pensar do árduo trabalho, “que vai da sala de aula aos confins da escola.” Tudo isso mais ligado as condições sociais e materiais do trabalho.


Assim, o professor parece que anda com uma dúbia identidade; pois ao exercer a sua função na escola, na sala de aula ou como ser social, parece que em vez de afirmar-se com o seu trabalho ele nega-se; isto é, “se eu pudesse trabalhar em outras condições, acho que não teria nenhum outro ofício melhor do que este”.


Gilberto Dilo 

ASSASSINATO DE JOVEM COMOVE SOCIEDADE EM ITAPORANGA



Poucos meses depois de retornar a Itaporanga, por determinação da Vara da Infância e Juventude local, de um centro de recuperação de menores infratores de Sousa, onde cumpria pena sócioeducativa por furto e agressão física, o menor R.N.G., que completou 17 anos no dia 12 de dezembro, cometeu um crime terrível: tirou a vida de um jovem sem nenhuma motivação.
 

O crime ocorreu na Rua Luiz Leite Guimarães, a pouco metros da Rua Santo Antônio, onde a vítima, Antônio Gomes Pereira dos Santos, de apenas 21 anos, residia com a mãe. Ao cruzar com o rapaz e trocar algumas palavras com ele, o menor sacou uma faca e atingiu o coração do jovem, que teve morte quase que imediata. O próprio acusado disse em seu depoimento que não tinha motivo para matar a vítima, mas a polícia e o Conselho Tutelar informaram que o menor estava sob efeito de droga e, por isso, agiu tão cruelmente.

O acusado foi apreendido minutos após o crime e recolhido à uma cela do presídio de Itaporanga, de onde foi , no domingo, 27, transferido para o centro de de menores de Sousa. O crime provocou revolta popular e grande consternação à família do rapaz, que era um jovem ordeiro e trabalhador. Fazia de tudo um pouco: ajudava uma irmã na feira de verdura e também trabalhava em uma sorveteria. “Foi uma coisa que ninguém esperava, porque meu filho era uma pessoa que não tinha inimizade com ninguém, não vivia bebendo e não tinha envolvimento com droga, e todo mundo gostava dele”, diz emocionada dona Francisca, mãe de Antônio. Ela é viúva, tem mais seis filhos, sendo quatro mulheres, e é funcionária do sentor de serviços gerais da Prefeitura de Itaporanga.



* Transcrita da Edição nº 161(Ano IX - De 09 à 29 de Dezembro de 2009) do Jornal Folha do Vale. O jornal de maior circulação na região do Vale do Piancó, no sertão do Estado da Paraíba.
 

TICO DE PAJÚ: O NOVO PARTIDÁRIO DO PMDB EM MANAÍRA


Como era de se esperar, a postura adotada pelo presidente do PMDB em Manaíra, o sr. Evandro, vem conquistando a simpatia de antigos nomes políticos. Agora é o caso de Tico de Pajú. Ex-vereador pelo DEM, na época PFL. 

Tico se demonstra confiante na vitória de Zé Maranhão. Ele acredita numa grande votação por parte dos manairenses no número 15. Segundo Tico, além de votar em Zé Maranhão, vão encabeçar a sua chapa de votação, os seguintes nomes: Senador: Cássio Cunha Lima, Deputada Estadual: Francisca Motta.


Tico em seu dia-a-dia participa de encontros nas comunidades da zona rural, além de ser conhecido pelas pessoas de Manaíra por ser um homem calmo e bom amigo. O seu reduto eleitoral, é mais forte na vila do Pelo Sinal; lugar onde este tem a simpatia da grande parte dos moradores, como também há familiares seus tanto na vila como nos sítios vizinhos.

Gilberto Dilo

A Educação popular: Carlos Rodrigues Brandão

A partir desta semana, Eu estarei publicando textos comentados por mim, de Carlos Rodrigues Brandão. A temática é abrangente; por isso faço notar a sua contribuição para a educação no Brasil, tanto acadêmica como na vida cotidiana.


Um pouco de Carlos Rodrigues Brandão:


Nascido em 1940, viveu em Goiás entre 1967 e 1975, trabalhando como professor universitário. Mestre em antropologia social pela Universidade de Brasília (UnB), doutor em ciências sociais pela Universidade de São Paulo (USP) e livre-docente pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ao longo de sua vida, entre períodos de alguns meses ou de vários anos, lecionou em 12 universidades do Brasil e da Europa. Trabalha atualmente no doutorado em ambiente e sociedade na Unicamp e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG). Desde 1963 trabalha como educador popular. É autor de vários livros nas áreas de antropologia social, educação, questões ambientais e literatura. Há mais de 15 anos dedica-se ativamente ao ambientalismo e, de maneira especial, à educação ambiental. Recentemente escreveu para o Programa dos Municípios Educadores Sustentáveis, do Ministério do Meio Ambiente, um livro com as idéias essenciais da proposta: Aqui é onde eu moro. Aqui nós vivemos.

Gilberto Dilo

sábado, 16 de janeiro de 2010

PROPOSIÇÃO

Nas pontes da vida mais vale um rio de angústia do que a amizade de falsos ensinamentos. Os amigos me ensinaram a andar sozinho.


Gilberto Dilo

CARNAVAL 2010 MANAIRA-PB - BLOCO DA PITU




Foi dado início para os preparativos  do Carnaval mais animado de Manaíra. O Bloco da Pitú, que tem como organizadores Heleno e Paulo Filho, saem na frente nesta nova fase do Bloco. Segundo os organizadores, o previsto para este ano é em média 400 participantes. Além da contratação de uma paredão para animar o carnaval de Manaíra, e a confecção de bebida de graça para a Galera.

Como todos os anos, será oferecida uma viagem para todos com destino a Triunfo no último dia do Carnaval. A importância deste Bloco é enorme na cidade de Manaíra, pois além de ser o maior em número de participantes, pode vir a se tornar o Bloco Oficial de Manaíra através da criação de uma ala mestre, com comissão, registro no conselho etc. Também o slogan do Bloco vem condensando a idéia de se postular no próximo ano parcerias com as secretarias de cultura para o financinamento do carnaval de Manaíra-PB, com a oficialização do Bloco.

No entanto, isto está apenas em processo. Cabe aos organizadores, neste ano, fazer que o carnaval de Manaíra não morra no tempo, como vem acontecendo a 13 anos.

Encomenda de camisa ou patrocínio falar com Heleno ou Paulo Filho.


Outras informações sobre o carnaval de Manaíra-PB em breve!