sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

GOVERNO DO ESTADO ADQUIRE LIVROS DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA - MAS NAS ESCOLAS DO SERTÃO NÃO HÁ PROFESSORES NESTAS DISCIPLINAS




A Secretaria Estadual da Educação e Cultura (SEEC) já adquiriu os livros do Ensino Médio das disciplinas de Sociologia, Filosofia e Língua Estrangeira, que não estão incluídos no pacote de livros distribuídos diretamente pelo MEC para as escolas. Essa distribuição começou em outubro do ano passado e os livros adquiridos pelo Estado deverão começar a ser distribuídos a partir da segunda quinzena deste mês.



Foram investidos R$ 13 milhões na aquisição de livros de Filosofia e Sociologia e R$ 5 milhões em publicações de Língua Estrangeira. Para o Ensino Fundamental, a Secretaria da Educação deverá distribuir um kit escolar que é composto de caderno, lápis, apontador, régua, caderno e lápis de cor. As bibliotecas estaduais também receberam um reforço no seu acerto.

No entanto, nas escolas estaduais de ensino médio de cidades como Manaíra, Princesa Isabel, São José de Princesa,Tavares, Juru e Água Branca, não há professores qualificados e nem licenciados para ministrar estas disciplinas. 

O bom mesmo é que o governo do estado realize novos concursos; e com isso efetive a contratação dos concursados que aguardam ansiosos as suas nomeações e o direcionamento para a região de origem. 

Enquanto isso, acontece pelas escolas do interior, o uso indevido destas disciplinas. Quando em vez de uma legitimidade e uma propedêutica dos assuntos, há um engano de conteúdo, mais ligado à indisplina, à falta de discenimento e conhecimento dos assuntos tratados em sala de aula.


Gilberto Dilo





Nenhum comentário:

Postar um comentário