segunda-feira, 31 de outubro de 2011

1° FESTA DE HALLOWEEN DE MANAÍRA


A primeira Festa de Halloween de Manaíra foi um sucesso. O evento aconteceu no mercado público de Manaíra, na rua Cícero Rabêlo Nogueira. Conforme parecer dos organizadores, os formandos da Escola Normal Monsenhor Sebastião Rabelo, o público superou as expectativas iniciais.
“Apesar das desavenças de alguns setores sociais, da opinião vaga e sem sentido, da inveja e da maldade de algumas pessoas, a festa de Halloween de Manaíra demonstrou que a classe jovem de nossa cidade não fica mais presa a invenções e opiniões errantes de pessoas desinformadas”; comentou o agente cultural, Jilvan Barbosa.
O depoimento de Jilvan refere-se às especulações geradas em Manaíra por alguns setores da sociedade. Segundo a opinião de alguns populares, espíritos estabeleceram mediação com os humanos pedindo que ninguém fosse à festa; pois, conforme os populares haveria uma grande tragédia: muitas pessoas iriam morrer.
Pelo contrário do que pensavam as pessoas ou que queriam que acontecesse, a festa aconteceu em harmonia, com a presença de muitas pessoas.


INFORMATIVO

Posto que, entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1° de novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês), acredita-se que assim se deu origem ao nome actual da festa: Hallow EveningHallowe'enHalloween. Rapidamente se conclui que o termo "Dia das bruxas" não é utilizado pelos povos de língua inglesa, sendo essa uma designação apenas dos povos de língua (oficial) portuguesa.

Outra hipótese é que a Igreja Católica tenha tentado eliminar a festa pagã do Samhain instituindo restrições na véspera do Dia de Todos os Santos. Este dia seria conhecido nos países de língua inglesa como All Hallows' Eve.

A relação da comemoração desta data com as bruxas propriamente ditas teria começado na Idade Média no seguimento das perseguições incitadas por líderes políticos e religiosos, sendo conduzidos julgamentos pela Inquisição, com o intuito de condenar os homens ou mulheres que fossem considerados curandeiros e/ou pagãos. Todos os que fossem alvo de tal suspeita eram designados por bruxos ou bruxas, com elevado sentido negativo e pejorativo, devendo ser julgados pelo tribunal do Santo Ofício e, na maioria das vezes, queimados na fogueira nos designados autos-de-fé.

Essa designação se perpetuou e a comemoração do halloween, levada até aos Estados Unidos pelos emigrantes irlandeses (povo de etnia e cultura celta) no século XIX, ficou assim conhecida como "dia das bruxas", uma lenda histórica.

por GILBERTO DILO

veja as fotos abaixo
















 

6 comentários:

  1. Parabéns ao jovens de Manaíra, que cada vez mais adquire postura crítica e não se deixam levar pelos dogmas religiosos e as mentiras políticas.

    José

    ResponderExcluir
  2. Maravilhososoooo!!! Arrasou Franciele!!! Bay, Bay!

    ResponderExcluir
  3. Estão todos amaldiçoados pelo padre.... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ;;;;;;;; só pq ele quer!

    ResponderExcluir
  4. Essa festa era pra ser um local melhor. e o melhor q temos é o clube, mas o clube foi abandonado por Zé Simão e Zé de Sousa. esses homens só pensam em si, em enriquecer. e a juventude de manaira q se lasque.

    Vania do primeiro normal

    ResponderExcluir
  5. essa oposição é muito raivosa mesmo

    ass:maria da rua do campo

    ResponderExcluir
  6. zé simao e zé de souza pensa q ganha sem a juventude. a nossa juventude n tem nada, eles nunca fizeram nada por a gente. em 2012 vamos dá o troco. vcs iram pagar por ter desprezado a juventude


    Pedra n, sou /rocha

    ResponderExcluir