A primeira Festa de Halloween de Manaíra foi um sucesso. O evento aconteceu no mercado público de Manaíra, na rua Cícero Rabêlo Nogueira. Conforme parecer dos organizadores, os formandos da Escola Normal Monsenhor Sebastião Rabelo, o público superou as expectativas iniciais.
“Apesar das desavenças de alguns setores sociais, da opinião vaga e sem sentido, da inveja e da maldade de algumas pessoas, a festa de Halloween de Manaíra demonstrou que a classe jovem de nossa cidade não fica mais presa a invenções e opiniões errantes de pessoas desinformadas”; comentou o agente cultural, Jilvan Barbosa.
O depoimento de Jilvan refere-se às especulações geradas em Manaíra por alguns setores da sociedade. Segundo a opinião de alguns populares, espíritos estabeleceram mediação com os humanos pedindo que ninguém fosse à festa; pois, conforme os populares haveria uma grande tragédia: muitas pessoas iriam morrer.
Pelo contrário do que pensavam as pessoas ou que queriam que acontecesse, a festa aconteceu em harmonia, com a presença de muitas pessoas.
INFORMATIVO
Posto que, entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1° de novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês), acredita-se que assim se deu origem ao nome actual da festa: Hallow Evening → Hallowe'en → Halloween. Rapidamente se conclui que o termo "Dia das bruxas" não é utilizado pelos povos de língua inglesa, sendo essa uma designação apenas dos povos de língua (oficial) portuguesa.
Outra hipótese é que a Igreja Católica tenha tentado eliminar a festa pagã do Samhain instituindo restrições na véspera do Dia de Todos os Santos. Este dia seria conhecido nos países de língua inglesa como All Hallows' Eve.
A relação da comemoração desta data com as bruxas propriamente ditas teria começado na Idade Média no seguimento das perseguições incitadas por líderes políticos e religiosos, sendo conduzidos julgamentos pela Inquisição, com o intuito de condenar os homens ou mulheres que fossem considerados curandeiros e/ou pagãos. Todos os que fossem alvo de tal suspeita eram designados por bruxos ou bruxas, com elevado sentido negativo e pejorativo, devendo ser julgados pelo tribunal do Santo Ofício e, na maioria das vezes, queimados na fogueira nos designados autos-de-fé.
Essa designação se perpetuou e a comemoração do halloween, levada até aos Estados Unidos pelos emigrantes irlandeses (povo de etnia e cultura celta) no século XIX, ficou assim conhecida como "dia das bruxas", uma lenda histórica.
por GILBERTO DILO
veja as fotos abaixo
Parabéns ao jovens de Manaíra, que cada vez mais adquire postura crítica e não se deixam levar pelos dogmas religiosos e as mentiras políticas.
ResponderExcluirJosé
Maravilhososoooo!!! Arrasou Franciele!!! Bay, Bay!
ResponderExcluirEstão todos amaldiçoados pelo padre.... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ;;;;;;;; só pq ele quer!
ResponderExcluirEssa festa era pra ser um local melhor. e o melhor q temos é o clube, mas o clube foi abandonado por Zé Simão e Zé de Sousa. esses homens só pensam em si, em enriquecer. e a juventude de manaira q se lasque.
ResponderExcluirVania do primeiro normal
essa oposição é muito raivosa mesmo
ResponderExcluirass:maria da rua do campo
zé simao e zé de souza pensa q ganha sem a juventude. a nossa juventude n tem nada, eles nunca fizeram nada por a gente. em 2012 vamos dá o troco. vcs iram pagar por ter desprezado a juventude
ResponderExcluirPedra n, sou /rocha