quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Além de Wilson e RC, quem ganha e quem perde com a posse de Cássio no Senado?

Passada a euforia da decisão do STF mandando o Senado dá posse a Cássio Cunha Lima como senador, algumas perguntas precisam ser respondidas.

Quem ganha e quem perde com a posse de Cássio? Obviamente, Wilson Santiago é o prejudicado direto, mas o governador Ricardo Coutinho é o maior derrotado com essa decisão, pois terá que se preocupar com mais um pré-candidato ao Governo.

Se a política paraibana estava dividida em dois blocos, a oposição comandada por Veneziano e situação comandada pelo governador, agora a situação se fragmenta em dois blocos, um comandado por Cássio e outro por RC.

Discussões se Cássio poderá ser candidato em 2014 à parte, já agora em 2012 esse decisão de hoje mexe com a conjuntura.

Em Campina foi melhor para o grupo de Venenziano Cássio ter assumido, pois caso contrário enfrentaria um fantasma chorão fazendo um apelo imbatível para que elegessem o seu filho e vingassem o fato de não ter assumido o Senado.

Lá, o candidato agora é Romero e Veneziano viu a chance de fazer o sucessor ampliada, pois o debate será racional: quem fez mais por campina?

Aqui em João Pessoa a pergunta é: será que Cássio com mandato vai deixar Cícero afrontar RC com uma candidatura quase imbatível contra Agra?

Se Cássio deixar poderá soar como início de rompimento; se não deixar sinalizará no sentido de que não disputará 2014.

Resta agora saber o que Santiago fará para protelar uma situação irreversível.

Anotem aí: se Veneziano fizer o sucessor e Cícero se eleger a oposição dará um xeque-mate em RC e talvez Cássio tenha que, mesmo adiando para o finalzinho de 2013 o rompimento, apoiar um nome de Campina para desalojar do Palácio que um dia colocou.

blog do dércio

Nenhum comentário:

Postar um comentário