segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A propaganda será a tábua de salvação

A mídia não salva e nem condena o governo. Um governo bom, consistente, que tenha seriedade e compromisso, esmaga qualquer mídia contestatória. Tudo é pequeno diante de um governo grande.

Nos últimos anos, pelo menos de 25 anos para cá, o interior do Brasil passou a depender da mídia, um poder que só está acima dos outros quando os demais são fracos, ineficientes e corruptos. Setores da mídia ajoelham os corruptos, tiram-lhe as calças e reviram os bolsos. Depois invadem o tesouro. Anteriormente, isso acontecia nos grandes Estados, mas nos últimos anos desceu ao Nordeste também.

Quando o governo é decente e realizador, a mídia noticia institucionalmente. Quando o governo é frágil e impopular, a mídia toma de conta. É um sobrevivendo à custa da desgraça do outro. Se o jogo é limpo, todos ficam limpos, porque a sujeira não existe e nada rende.

O pior de tudo é que todos os governos perdidos acham que o caminho da salvação é a publicidade, e não as realizações. Custe o que custar, o governo será aquele que a propaganda disser, porque será paga para isso. E não importará que tipo de governo o povo efetivamente tenha.

RC E A MÍDIA

Segundo Walter Santos, no wscom.com.br, o governo quer se salvar na mídia. RC estaria assustado com o desgaste de sua administração e com que o povo pensa do governador. A coisa é gravíssima, dessas que não teriam ocorrido com qualquer outro governo nas últimas décadas.

A gravidade preocuparia mais porque a imagem do próprio gestor estaria em frangalhos, segundo pesquisas internas do governo. Especialmente nos quesitos confiabilidade, seriedade e lealdade. RC vem brincando com querosene e está ardendo em chamas. E ele pensava que os outros é que iriam tostar nas labaredas. É um presunçoso de coração ruim, insensível e incauto. Nunca teve medo de castigos, porque não teme a Deus. RC não sabia que os filhos de Deus são os pobres perseguidos, e não seus opressores.

Mas a ordem agora é comprar na mídia quem tiver preço. Não entre os que já servem ao governo. Esses não evitaram os desgastes. O alvo são os que fazem oposição, porque colocaram o governo na lona e na lama. E o preço será diferente para maior. Não há outro caminho, e RC não quer perder o governo antes do término, com tantos interessados em seu fim a sua volta. RC quer dominar os revoltosos, os descontentes e os incrédulos com o peso da mídia. Tanto se falará bem do governo a alto custo, quanto não se terá onde falar mal dele, ainda que esse custo seja ainda maior.

Tem muita gente pensando nessa ideia. Mas o medo não é do dinheiro, é do fracasso. E também medo do povo.

Por Gilvan Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário