quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Movimento Integra Já – do Sonho à Realidade


Verde:Estrada implantada, Vermelho: asfaltada, Laranja:leito natural, terra

O que é o movimento Integra já?
 
O movimento Integra já é movimento social que se norteia por um princípio único: a integração da Serra do Teixeira ao vale do Piancó. É importante ressaltar que esse movimento é integralmente social, isento de interesses políticos e particulares. Por isso, quando o seu idealizador, Gilberto Dilo, começou sintetizá-lo, em Abril de 2011, tendo em vista o grande projeto de Democracia Participativa do governo do estado, o Orçamento Democrático, o mesmo procurou dialogar com as classes mais afetadas na região, que desde tempos remotos vivem com a falta de comunicação e de projeto de desenvolvimento econômico. Assim, o grande mérito de Gilberto Dilo está em não privilegiar tão somente uma única cidade em seu projeto (vê o projeto entregue ao Governador Ricardo Coutinho em 10 de Junho de 2011, no Orçamento Democrático de Princesa Isabel. No mesmo dia Gilberto Dilo colheu mais de 400 assinaturas, e participou oralmente do evento) que privilegiasse não só as três cidades fronteiriças (Manaíra, Santana de Mangueira e Curral Velho), mas também o aglomerado de cidades, aproximadamente 20 cidades. Portanto, esse projeto surge da necessidade de unir povos, de coletivizar os diferentes grupos e, sobretudo, de estabelecer objetivos e cumprir metas, no tocante ao progresso social, econômico e educativo no sertão paraibano.

Quem é Gilberto Dilo?
 
Gilberto Dilo é filho de um agricultor (in memorian) e uma dona de casa. É o primeiro filho de quatro. Isto é, o progenitor de uma família que se orgulha de seu estatus moral, por sua honradez, probidade e disciplina. Na sua infância Gilberto foi vendedor de dida, ajudante de camelô, vendedor de bala, estagiário do BNB etc. Aos 15 (quinze) anos o líder do “Movimento Integra Já” foi morar em João Pessoa em uma casa de assistência aos enfermos. Mesmo sem a autorização de sua mãe, o Dono do Jornal Grande Sertão não se rendeu às dificuldades. Segundo o mesmo, foi nessa casa que “se desenvolveu em mim as capacidades intelectuais e literárias, e também o gosto pela escrita e o desejo pelas causas humanitárias”. Foi também nessa casa, de Número 990, localizada nos Funcionários II, que Gilberto Dilo viu um dos maiores holocausto de sua vida. Isto é, “Eu presenciei mais de 100 pessoas morrerem à míngua, sem assistência, sem a mínima dignidade humana. Enquanto os administradores daquela época e também de hoje sequer se importavam com aquela situação. Essa época é tão trágica para mim, que a única coisa que posso fazer para honrar meus amigos mortos é lutar contra o poder opressor e egoísta que já fez tantas vítimas.” Depois de 3 anos na casa 990, Gilberto Dilo passa a morar em uma outra casa, no mesmo bairro. Em seguida o mesmo consegue ingressar no curso de Filosofia – concluindo o mesmo em 3 (três anos). Depois de sua graduação G. Dilo  entra na pós-graduação, mas desiste por conta que na época Dilo estava desenvolvendo o Projeto Grande Sertão (Jornal, Projeto Social). Esse projeto não chegou a ser desenvolvido em sua inteireza devido à falta de recursos. Apesar de jovem, Gilberto Dilo é vítima da inveja, da perseguição política e das coisas mesquinhas oriundas das pessoas fracas e más. 

Como se encontra o projeto do Movimento Integra Já? 

O projeto do movimento integra já depois de muita luta, conforme o próprio secretário de Infra-estrutura, Efraim Morais, já foi implantado. E a perspectiva é que a pavimentação da estrada se concretize antes mesmo de 2013, devido a um empréstimo que o governo do estado solicitou ao BNDES.

Por que o Movimento Integra Já pode se responsabilizar por essa conquista? 

Porque fomos os únicos, de forma Jurídica e transparente, a sermos notificados, conforme parecer do Governador Ricardo Coutinho, e de sua secretária particular, Maria da Luz, que o projeto foi encaminhado para a secretaria competente. Na época, nenhum grupo político, nenhum grupo social ou particular notificou à população pela conquista, exceto o líder do Movimento Integra Já. Por isso, em nome do movimento, Gilberto Dilo proíbe qualquer agente político a afirmar que conquistou tal pleito. A conquista é do movimento Integra Já.      

ANEXOS, DO PROJETO








CARTA DO GOVERNADOR A GILBERTO DILO



Fonte: http://sosmanaira.blogspot.com/

Um comentário:

  1. Valeu Gilberto Dilo, e bom ver que um filho desta terrar tão sufrida esta trabalhando para levar progresso e união entre manaíra e as cidades vizinhas do vale do piancó a nossa região esta precisando de um cara como você que trabalha pensando no bem estar da população de forma geral.

    Continue nesta sua luta pela melhora de nossa terra tão querida, muitos vão tentar lhe derrubar mais aquele que trabalha com honestidade sempre triunfara entre os males.

    Ass: Janio

    ResponderExcluir