segunda-feira, 5 de março de 2012

Educação previdenciária terá ações em 18 cidades, MANAÍRA será contemplada. Confira!


Dezoito cidades paraibanas, do Curimataú ao Sertão, serão contempladas com ações do Núcleo de Educação Previdenciária, da Gerência do INSS em Campina Grande. As ações, programadas para acontecerem entre março e julho de 2012, atenderão principalmente as comunidades quilombolas localizadas nesses municípios.

As cidades que serão visitadas pelo programa são: Coremas, Cajazeirinhas, Lagoa, Pombal, São Bento, Cacimbas, Livramento, Catolé do Rocha, Diamante, Manaíra, São José de Princesa, Tavares, Santa Luzia, Várzea, Triunfo, Ingá, Riachão do Bacamarte e Serra Redonda.

Para firmar parceria e proporcionar a inclusão previdenciária dos moradores das comunidades negras no Estado, a gerência do INSS convocou para uma reunião, ocorrida nesta quinta-feira (1), os representantes regionais do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e da Associação de Apoio aos Assentamentos e Comunidades Afrodescendentes (AACADE).

As ações serão viabilizadas pelos compromissos assumidos entre as instituições. A representante da AACADE, Francimar Fernandes, fará a listagem de todos os moradores de cada comunidade afrodescendente. O INSS se comprometeu a promover a reciclagem de seus servidores para melhorar o atendimento aos agricultores. O INCRA, por sua vez, fornecerá declaração de atividade rural, que servirá de prova para concessão de benefício.

As ações do Programa de Educação Previdenciária foram adequadas ao calendário dos mutirões do INCRA. A parceria enseja uma estrutura mais completa para a inserção dos cidadãos que residem em comunidades negras.

De acordo com o gerente-executivo, Eleumar Meneses Sarmento, essas medidas são importantes no processo de inclusão dos agricultores e quilombolas na Previdência Social, como segurados especiais, e evita a prática fraudulenta de intermediários.

Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário