quarta-feira, 7 de março de 2012

MANAÍRA TEM SISTEMA DE SAÚDE MELHOR QUE PRINCESA ISABEL E PATOS

Manaíra tem sistema de saúde melhor que Princesa Isabel e Patos. O Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (IDSUS), do Governo Federal divulgou esta semana o ranking da saúde pública dos municípios da Paraíba, no ano de 2011.

O cálculo é realizado através do potencial, da efetividade da Atenção Básica, das Atenções Ambulatoriais e Hospitalares e das Urgências e Emergências.

No Sertão, o município que ficou em primeiro lugar no ranking da saúde foi Várzea, região de Patos com média 5,95 , conseguindo o 14º lugar na Paraíba e o pior foi Sousa com média 3,61.

Segundo dados do Ministério da Saúde “Notas dos indicadores do Índice de Desempenho do SUS (IDSUS 2011), por município”, Manaíra ficou com o IDSUS 5,04, média acima de Princesa Isabel (4,33), Itaporanga ( 4,48) e Patos (4,19).

O Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (IDSUS), avaliou em Manaíra índice como Cobertura populacional estimada pelas Equipes Básicas de Saúde (10), Cobertura com a vacina tetravalente em menores de 1 ano (10), Proporção de Parto Normal (7,88), entre outros.


"A boa classificação se deve ao trabalho que vem sendo realizado, como também a implementação de programas por parte da equipe de saúde do município que é comandada com maestria  pelo secretário Ivam Lima".


O IDSUS é um importante subsídio para a formulação e execução de políticas públicas de saúde, tendo em vista que pode subsidiar os gestores municipais, estaduais e federais a fortalecerem seus sistemas e melhorarem a qualidade da atenção à saúde, pois há sempre o que melhorá.

Veja a média de alguns municípios da Região:

Município                  Média     Ranking no Sertão      Ranking na PB
Juru                              5,21                     11º                            98º
Teixeira                        5,20                     14º                          103º
Santana d Mangueira   5,07                     21º                          124º
MANAÍRA                  5,04                     25°                         128°
São José de Princesa    4,89                     33º                          151º
Curral Velho                4,88                     35º                          153º
Tavares                        4,82                     39º                          161º
Água Branca                4,75                     45º                          171º
Imaculada                    4,60                     54º                          191º
Itaporanga                   4,48                      57º                           195º
Boa Ventura                4,38                     58º                           197º
Conceição                   4,33                      63º                          203º
Princesa Isabel            4,33                      64º                          204º
Patos                           4,19                      67º                          208º
Diamante                    4,11                      71º                          212º
Ibiara                          4,01                      75º                          216º

11 comentários:

  1. QUEM NÃO CONHECE A SAÚDE NO BRASIL E DE MODO BEM CLARO NA PARAÍBA, CRITICA, PERGUNTA PELO DINHEIRO PÚBLICO DO NOSSO MUNICÍPIO, FALA MAL DA ADMINISTRAÇÃO, ETC, MAS TAI A RESPOSTA, NÃO ESTAMOS NEM PRÓXIMO DO BOM, NO ENTANTO, ENTRE OS MELHORES. PERGUNTO AOS CRÍTICOS QUE SÓ SABEM FALAR MAL DO PREFEITO, COMO PODEMOS FAZER UM BOM VINHO SE NÃO TEMOS BOAS UVAS?

    FIQUEM A VONTADE PRA RESPONDER, MAS COM RESPOSTAS BEM FUNDAMENTADAS E NÃO SÓ METER O PAU.

    ResponderExcluir
  2. PARABENS IVAN E TODOS QUE FAZEM A EQUIPE DA SAÚDE DE MANAÍRA.

    RUBENS TAVARES.

    ResponderExcluir
  3. Jonas, Manaíra gradece por a impacialidade que vc publica as noticias do nosso querido municipio e região! que vc continue essa pessoa que todos nós aprendemos a admirar.
    abraço fica com Deus.

    ResponderExcluir
  4. este resultado é o reflexo da administração comprometida de Zé Simão e do secretário Ivan, parabens e que continuem sempre assim comprometidos e respeitosos com a nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  5. Manaíra precisa de pessoas comprometidas como o seretário Ivan e o nosso prefeito Zé Simão que pensa no melhor para a cidade e para os cidadãos, vamos continuar com esse trabalho feito com respeito e dignidade.

    ResponderExcluir
  6. Respondendo aos comentarios destes anonimos ai que dizem que tem gente que so faz falar mal da administração como eu por exemplo, devo parabenizar ivan por sua boa atuação como secretario da saude, é um orgulho pra nós manairenses saber que as equipes de saude de nosso municipio trabalha melhor do que as cidades de Princesa Isabel e Patos que reconhecidamente tem mais recursos financeiros mas apesar da falta de algns profissionais de saude como medicos de plantão no SAMU por exemplo, ainda assim nóssos profissionais ainda atendem melhor do que Princesa né, claro obras do secretario de saude e do prefeito que tenho certeza ajuda o secretario a melhorar a saude de nosso municipio, parabens ivan, torço para que vc continue no cargo no proximo pleito municipal, mesmo seja outro prefeito diferente mas por este indice isto prova que vc é uma pessoa dedicada com a sua função e que tem talento pra coisa, quem sabe vc não chegue ainda ao posto maior igual o secretario de princesa também né que vc deve saber também sera candidato a prefeito lá né e com chances grandes de ser o proximo prefeito afinal ele tem a confiança do atual prefeito Tiago né igual vc que tem todo apoio possivel do prefeito e isso conta muito pra uma possivel candidatura sua né!
    E tenha a certeza d3e que vc agora ganhou o meu reconhecimento como cidadão comprometido com a sua função e pode ter certeza se vc for candidato a qualquer coisa vc tem o meu apoio ok!
    Luis alberto

    ResponderExcluir
  7. esta de parabéns ivan,seja sempre assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kd os críticos agora pra elogiar, só aparecem pra falar mal Ivam tá é de parabéns viu. luiz falou como uma pessoa que saber ser comportar e vê o que está certo Kd outros que sempre fala, Janduy, homem tem quem não quer o bem pra nossa cidade, quer msm ve o atraso voltar. não é por ser fucionario que falo isso, mas sim por ve as coisas como elas são.

      Excluir
  8. Não sei qual critério o sus usou para avaliar isso que eles chamam de saúde, como pode municípios, como Manaíra, Santana de Mangueira, São José de Princesa Curral velho e tantos outros iguais a eles, que nem médicos tem, podem ter uma saúde melhor do que Patos?, na questão parto, como pode ser avaliado? se em Manaíra não nasce ninguém, só nasce em Princesa, Serra Talhada, João Pessoa etc. qual laboratório do município são feito qualquer tipo de exame? isso é mais uma aberração do caos que o é sus, isso tem sido contestado em todo o país, e não serve como referencias pra ninguém, só acha que tá bom é quem estar sendo beneficiado com uma boquinha e o dinheiro do sus, a prefeitura de Manaíra é péssimo exemplo para isso, gasta mais dinheiro com fretes de veículos de que com a saúde propriamente dita, quem tiver dúvida do que estou falando, é só consultar as páginas do TCE, isso não engana a ninguém, há menos que alguém queira ser enganado, quando vocês me mostrarem, hospital com médicos 24 horas por dia, 31 dia por mês, sendo feito exames, internações, cirugias, ai sim terão o meu aplauso, enquanto não vão ter que ler críticas, aos maus administradores e aos bajuladores.

    ResponderExcluir
  9. EU ACHO QUE O CRITÉRIO USADO PELO SUS FOI A DIVISÃO DE SERVIÇOS, MANAÍRA FOI AVALIADA DENTRO DO QUE PODE FAZER, COMO SERIA AVALIADA A QUESTÃO DE EXAMES DE IMAGEM SE NÃO EXISTE APARELHO PARA REALIZAÇÃO DE TAL EXAME ? ENTÃO EU ENTENDI ASSIM, CADA SERVIÇO PRESTADO FOI COMPARADO. NÃO SABER QUEM FEZ MAIS E MELHOR, POIS, NÃO TEMOS COMO COMPARAR MANAÍRA COM PATOS, ONDE EXISTE UTI, VARIAS ESPECIES DE CIRURGIAS ALÉM DE APARELHOS DE VARIAS ESPECIES, PORTANTO, IMAGINO QUE FOI UM COMPARATIVO ENTRE SERVIÇOS DO MESMO GENERO, SERIA INGENUIDADE USAR METODO DE RECURSOS PARA PODER COMPARAR OS DOIS MUNICIPIOS.

    RUBENS TAVARES.

    ResponderExcluir
  10. kkkkkkkk onde MANAÍRA TEM SISTEMA DE SAÚDE MELHOR QUE PRINCESA ISABEL E PATOS fala serio como pode publica uma noticia dessa é um cumullo
    o povo é cego

    ResponderExcluir