sábado, 24 de outubro de 2009

INCÊNDIO NO PRESÍDIO RÓGER - POSIÇÃO DO SECRETÁRIO ROOSEVELT


Gilbert Dillo: Informando com Precisão & Qualidade 


Incêndio do Presidio do Róger


O Governo do Estado da Paraíba formou um Grupo de Gerenciamento de Crise para investigar as causas de um incêndio ocorrido no Pavilhão 3 do presídio do Róger, em João Pessoa, que resultou na morte de cinco detentos. A informação foi dada nessa sexta-feira (23), durante entrevista coletiva, pelo secretário da Cidadania e Administração Penitenciária, Roosevelt Vitta. Outros 40 apenados ficaram feridos e foram encaminhados ao Hospital de Emergência e Trauma, na Capital. 

Roosevelt Vitta acredita que o incêndio seria usado como forma de tirar o foco de uma tentativa de resgate do presidiário Jackson Pereira da Silva, que cumpre 18 anos de prisão. O detento foi transferido do Róger para o presídio PB I, localizado em Jacarapé, na quinta-feira (22). O plano de resgate foi descoberto e abortado pelo serviço de inteligência do Sistema Penitenciário do Estado.

Para iniciar o incêndio, na manhã dessa sexta-feira, os presos amarraram dois colchões na grade principal e atearam fogo. "Eu acredito que os detentos não queriam matar ninguém. Toda a nossa logística aponta que o 'protesto' era para encobrir o resgate e saiu do controle", disse o secretário. No momento do incêndio, 140 presos se encontravam no Pavilhão 3. 

Informações do serviço de inteligência da Secretaria revelam que Jackson Pereira estaria comandando assaltos e até execuções de dentro do presídio do Róger. O Sistema Penitenciário descobriu e solicitou, então, a transferência do detento para o PB I, que é um presídio de segurança máxima. Jackson, antes de ser levado, teria dado ordens a seus comandados dentro do Róger para que "encenassem" uma rebelião, o que tiraria o foco de resgate no PB I. 

Fonte: portal da imprensa


Nenhum comentário:

Postar um comentário