A Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) oferece 59 cidades com belos pontos turísticos, inseridos no "Ordenamento Territorial do Turismo da Paraíba", aos paraibanos e aos turistas. O roteiro envolve todas as regiões do Estado e inclui vários monumentos históricos; belezas naturais, turismo de eventos, de aventura e religioso. Nas regiões do Litoral, Brejo, Cariri, Curimataú e Sertão da Paraíba há paisagens que encantam os visitantes.
No Litoral paraibano:
Por exemplo, existem 15 municípios turísticos, como João Pessoa, Bayeux, Santa Rita, Cruz do Espírito Santo, Cabedelo, Lucena, Mamanguape, Rio Tinto, Marcação, Baía da Traição, Mataraca, Conde, Pitimbu, Sapé, Pilar. Destaques para belíssimas praias a exemplo de Coqueirinho e Tambaba, no Conde; Tambaú e Cabo Branco, na Capital, além do sol, e opções culturais e gastronômica. Em Cabedelo, os destinos mais procurados são o pôr-do-sol na praia de Jacaré, Areia Vermelha e o Forte de Santa Catarina. Em Lucena, há a oferta de lindas praias e a Igreja de Nossa Senhora da Guia.
Mamanguape é uma cidade das mais antigas da Paraíba. Em 1859 recebeu a visita do Imperador D. Pedro II. Antes, por volta de 1.500, foi palco de batalhas entre franceses e holandeses. Pertinho de Mamanguape, fica o município de Rio Tinto. Uma opção é a visita à Reserva Biológica Guaribas, (peixe-boi marinho) e reservas dos índios potiguaras. Na sequência, vale uma parada no município de Marcação. Na Baía da Traição o turista pode conhecer o artesanato dos indígenas potiguaras e as praias ainda selvagens.
A praia de Camaratuba, na cidade de Mataraca, é um encanto. No Litoral paraibano também há opções de caminhadas, passeios de barcos, jangada ou canoa e banho de cachoeira.
A região do Brejo:
Possui 10 municípios turísticos, a exemplo de Areia, terra do pintor Pedro Américo, lugar de muita cultura e história; Arara, Alagoa Nova, Alagoa Grande, berço do Jackson do Pandeiro, o Rei do Ritmo; Bananeiras, Guarabira, Pirpirituba, Pilões, terra das flores; Solânea e Serraria. No Brejo o turista tem três roteiros incríveis: os Caminhos do Frio; o Roteiro Integrado da Civilização do Açúcar (visita a antigos engenhos e alambiques que ainda produzem cachaça, rapadura e açúcar mascavo); e os Caminhos do Padre Ibiapina.
No Agreste paraibano:
Outros dez municípios ostentam potencial turístico: Campina Grande, Algodão de Jandaíra, Araruna (onde o turismo religioso e de aventuras é forte, como o Santuário da Santa Fé, e a famosa Pedra da Boca); Cuité, Fagundes, Ingá (pedras de Itaquatiara), Picuí (Festival da Carne de Sol); Pedra Lavrada; Pocinhos e Queimadas.
Os encantos das regiões do Cariri e Sertão:
É na região do Cariri que o turista pode se encantar com as belezas de nove cidades, incluindo Cabaceiras, nacionalmente conhecida com a Festa do Bode Rei e cenário de vários filmes, tendo o Auto da Compadecida como o mais famoso. A "Roliúde Nordestina" é bastante visitada também no verão, por muitos turistas europeus que são atraídos sobretudo pelo Lajedo de Pai Mateus, uma centena de pedras gigantes somente encontradas em outros três lugares do planeta. Os demais municípios turísticos do Cariri são: Monteiro, terra do forró; Boa Vista, Boqueirão; Prata; Sumé; Serra Branca; São João do Cariri e Taperoá.
A viagem pelos rincões da Paraíba termina pelo Sertão, região que apresenta potencial turístico em 15 cidades: Sousa, Aparecida, Cajazeiras, Coremas, terra das águas; Maturéia, onde existe o Pico do Jabre, o mais alto do Estado; Patos; Piancó, Pombal; São Bento (terra das redes); Santa Luzia; São João do Rio do Peixe; Santa Luiza; São Mamede; Teixeira; Triunfo e Vieirópolis. Destaques para o Vale dos Dinossauros, em Sousa; a Fazenda Acauã, em Aparecida e a Estância Termal Brejo das Freiras, em São João do Rio do Peixe.
Em breve farei uma matéria quanto ao turismo de Manaíra: (Espero que ninguém cole a minha idéia)
Fonte: PBTUR
Nenhum comentário:
Postar um comentário