quarta-feira, 4 de novembro de 2009

MARANHÃO E RICARDO - POR GILBERT DILLO




Gilbert Dillo: Informando com Precisão & QUALIDADE


Depois de aproximadamente 9 meses de gestão do Governador Maranhão, a base para campanha de 2010 torna-se cada vez mais aguçada e transbordante de aliados. Feito isso é hora de indagar sobre as possíveis alianças que surgem no desenvolver de seu governo.

Soma-se já 142 prefeitos aliados. E não só isso; a luta por novas propostas acendem com a administração da excelência. Porque o mesmo vem neste percurso ultrapassando os malogros do antigo governo, que era pautado na insolência de improbidade administrativa, e também fruto de uma rivalidade tacanha e insalubre.

Em troca deste governo indisciplinado e fictício, Maranhão está colocando a Paraíba nos rumos do progresso, consumando muitas obras por todO lugar; acredito que até mais do que em suas antigas gestões.

Observa-se atentamente que seus rivais na campanha de 2010 que se segue, também vivem de grandes conquistas; diga-se de passagem, o tão popular Ricardo Coutinho, que além de ótimo administrador, conduz a cidade de João Pessoa com mérito, e talvez seja um dos grandes concorrentes para o governo do Estado. Pois, se política resume-se na práxis evolutiva, é o que se observa em ambos os nomes. Maranhão por seu lema trabalho, faz na Paraíba E NÃO PROMETE APENAS, concretiza as possibilidades. Ricardo a juízo de soberania, é celebrado por todo canto da grande João Pessoa, como um grande político, e não SÓ isso, de futuro Governador. 

Todavia, dentro dessa possibilidade de quem é o melhor para a Paraíba, cabe ressaltar alguns pontos sonantes e dissonantes desses pretenses, quanto a probabilidade de quem será talvez o grande vencedor das campanhas de 2010.


  1. É digno de Notar de que Ricardo até ao momento é compatriota de Maranhão no que tange aos interesses políticos. Isto é, nada tá resolvido quanto as futuras candidaturas. Pois, Maranhão pode ceder para o Prefeito de Campina Grande como vice na chapa, e apoiar Ricardo para o senado.
  2.  Ricardo, decerto, acredita que sua gestão pautada em políticas públicas conduzirá a sua campanha com leveza, e será mais promissora; dado que as pessoas estão mais informadas e esclarecidas. 
  3. Ricardo acredita que uma aliança com nomes do antigo regime, como o do grupo cunha lima, resolva esses impasses que perpassa todo interior. Quer seja, a falta de conhecimento do povo de sua pessoa, sobretudo os que residem nas zonas rurais, que estão mais firmados com as campanhas locais, centradas nas mãos dos prefeitos do que em noções de políticas públicas; quando na verdade a população desinformada, segundo dados do IBGE, representa 70% de toda população paraibana. O certo mesmo, é que o povo do interior, seja orientado pelos líderes locais. E os líderes estão com aqueles que cumpre os seus interesses; em palavras rápidas: o estado, isto é, Maranhão. 
  4. Maranhão antes de iniciar a sua campanha verbalmente, está acariciando antigos aliados; como velhos companheiros de campanha, isto é, dos idos de 2002, quando o mesmo estava com 70 % dos votos, e ainda perdera a campanha para o” filho do papai”, Cássio Cunha Lima. Nesta época Maranhão era um grande nome na Paraíba, fato contingente em toda história política da Paraíba; pois o mesmo só concorreu para o governo do estado devido a morte de Mariz, em sua primeira ascensão ao Palácio do governo. Ele bem sabe o que sofrera com os prefeitos do interior, isto é, as traições. O povo de Manaíra e região sabe o que significa isso; “trairagem”, “jogo de interesse”. Até os grandes amigos correram para o lado oposto, isto é, o que melhor representava os seus interesses. É digno de anunciar aqui o nome de Enivaldo Ribeiro e Aguinaldo Ribeiro. Ambos, associados políticos de Maranhão na época. Hoje Maranhão não presta para esses dois.

Para Fim de conversa, a campanha já começou e o povo vive a 30 anos no mesmo começo. E quando o fim chegar, restará alguém para dizer a verdade de ambos? A verdade, é que embora frágil e sem autoridade, o povo ainda continua zelando pelos seus burros, pois a seca é grande e a família cresce a cada ano. Vale mesmo é o jogo de interesse.

Alguns podem até se perguntarem se é Marketing, o que Maranhão e Ricardo vem fazendo por onde passam; pois como toda especulação inteligente, pode passar-se apenas de uma campanha eleitoral iniciada na margens do rio que tudo dá: obras, dinheiro, propaganda, filiação partidária, secretaria em troca de..., emendas, etc. Isto é, o mostrar do curral eleitoral. Entra aqui até os prefeitos, vereadores, líderes políticos, sindicalistas, empresários; nada contra os interesses do povo – assim indagam.

No entanto, mesmo de forma contrária, ambos estão colhendo bons frutos; isto porque muitos o chama de decadente, quando anunciam o Maranhão III, e de "sem aliado" quando anunciam que Ricardo é contra os pobres e que pega uma “folha”; mas poucos são dignos de falar a verdade - ou seja, que a Paraíba está a mercer, e vive em sua grande parte, em função da política, que se encaminha para um destes nomes. Quem vencerá? - Propensões. Na verdade, ainda não se sabe o seja mesmo, essa roleta russa, que todos querem jogar. Alguém quer perder?



Nenhum comentário:

Postar um comentário