sábado, 28 de novembro de 2009

PREFEITOS DA CIDADE DE IGARACY E BOA VENTURA DIZEM QUE SÃO INOCENTES QUANTO A ACUSAÇÃO DA CGU



Os relatórios da Controladoria-Geral da União(CGU) referentes à fiscalização dos recursos repassados pelo Governo Federal às Prefeituras de Igaracy e Boa Ventura embasam os processos movidos pelo Ministério Público Federal(MPF) de Sousa contra os ex-prefeitos Hélio Costa e Fábio Arruda, respectivamente.


O Ministério Público Federal propôs Ação de Improbidade Administrativa contra os dois exgestores por supostos processos licitatórios fraudulentos e má aplicação de recursos federais destinados aos municípios quando eram geridos pelos denunciados. Além da propositura condenatória contra Hélio Costa e Fábio Arruda, o MPF também está processando várias pessoas e construtoras envolvidas nos supostos desvios de recursos.


Em relação a Igaracy, além do ex-prefeito Hélio Costa, o MPF processa duas pessoas e duas construtoras. O órgão não revelou o nome das duas pessoas, mas as construtoras são a Celta Construções & Empreendimentos LTDA e GM Engenharia LTDA. A ação contra Hélio Costa diz respeito à aplicação irregular de recursos conveniados entre a prefeitura de Igaracy e a Fundação Nacional de Saúde(Funasa), no valor de 130 mil reais, para melhorias sanitárias em residências de baixa renda. Essas famílias, que não tinham em suas casas um sanitário apropriado para atender suas necessidades, continuam vivendo em condições precárias porque grande parte do dinheiro foi desviado e os banheiros ficaram inconclusos ou mal feitos, conforme a denúncia.


Hélio diz que “eu não devo”

O ex-prefeito de Igaracy, Hélio Costa, em contato com a reportagem da Folha, por telefone, disse que está tranqüilo porque sabe que não deve. “Eu estou tranqüilo, já apresentei minha defesa ao Ministério Público, e estou com a consciência tranqüila porque sei que não devo”, comentou o ex-prefeito.


Conforme Hélio Costa, todo o dinheiro destinado à obra foi aplicado corretamente. “A obra foi construída como deveria ser, e o que eles me acusam é de não ter feito licitação, mas eu já apresentei minha defesa e estou tranqüilo de que seria inocentado dessas acusações infundadas”, enfatizou Hélio Costa.


Fábio contesta

Em nota enviada à redação da Folha, Fábio Arruda contesta veementemente as denúncias do Ministério Público Federal. “Não tenho nada a esconder, e como forma de comprovar que não auferi qualquer vantagem e muito menos qualquer gravame ao erário, demonstrarei pela via judicial todas as provas”, diz o ex-prefeito de Boa Ventura.


Ele argumenta que “os convênios a que se refere o MPF foram aprovados pelos órgãos concedentes, e que todas as despesas foram julgadas regulares sem qualquer ressalva pelo Tribunal de Contas da União, inclusive sem apontamento de desvios de recursos ou inexecução de obras”.


Fábio Arruda esclarece ainda que “durante a execução dos convênios alguns erros meramente formais foram observados na execução das obras, mas foram feitas as devidas correções, adequando a execução dos convênios aos respectivos planos de trabalho, cujas providências foram acatadas com a conseqüente aprovação dos mesmos”.

Fonte: Be-a-ba do sertão ao litoral

2 comentários:

  1. e por que vc não coloca a fonte da noticia? isto é feio veio, e cuidado que plajio é crime, vc pode pagar na justiça pela pratica do plajio, se vc não sabe o que é plajio, vou lhe dizer,

    vc copiar uma materia alheia, de um outro site e não colocar a fonte da noticia,

    esta materia não é sua, é da folha do vale, entao coloque:

    fonte: folha do vale

    ResponderExcluir
  2. ok Vou colocar a fonte...

    Abraço e obrigado pelo aviso;

    eu n sei o q é plágio mesmo n...

    E a fonte é be-a-ba do sertão!

    Gilbert Dilo

    ResponderExcluir