quinta-feira, 26 de novembro de 2009

TEXEIRA ATRAI TURISTAS QUE BUSCAM EMOÇÕES - MANAIRA TEM O MESMO POTENCIAL, MAS NADA SE FAZ




A cidade de Teixeira é um dos principais cartões-postais da Paraíba. Localizada a 320 km da capital João Pessoa, no Sertão paraibano, ela atrai turistas de todas as regiões do país, que vêm em busca de belas paisagens, aventuras e tranquilidade. O município, inserido na microrregião da Serra do Teixeira, possui clima semi-úmido, e se encontra a 700m de altitude acima do nível do mar. E a aproximadamente 3 km da cidade de Teixeira encontra-se a Pedra do Tendó, uma das principais atrações turísticas da região, que fica à margem da estrada que liga a cidade a Patos. Nela, os turistas podem subir e enxergar todas as belezas naturais ao redor.

Há controvérsias sobre a origem do seu nome. Para alguns historiadores, no local existiam escravas que trabalhavam na região, e, como costumavam apanhar constantemente, elas sempre aclamavam para os seus patrões: “Tem dó”. Já para outros moradores da época, o nome Tendó é atribuído ao grito desesperado de uma vítima que teria caído no abismo, após uma discussão e briga com o inimigo. Os moradores da redondeza gritaram então “tem dó” para que a luta cessasse.

Também é intitulada como a “pedra que geme”, ou que chora, pelo eco que é produzido pela propagação do som. O Tendó faz parte da reserva ecológica criada em 16 de outubro de 1992. A Serra de Teixeira possui um fenômeno que desperta a curiosidade de muitos turistas que visitam a cidade: uma força energética age possibilitando a subida dos veículos na ladeira, mesmo com o motor desligado.

Contudo, a física explica que, como a inclinação da serra é maior que a inclinação da ladeira que é de sentido oposto, isso faz com que o carro esteja descendo a serra e não subindo a ladeira. Esse fato é verificado também na cidade de Belo Horizonte, na Ladeira do Amendoim. A cidade ainda possui a prática de esportes radicais. Atualmente, o grupo Os Cobras realizam trabalhos de rapel na Serra de Teixeira, sendo a Pedra do Talhado e a Cachoeira da Pedra do Espelho os locais mais indicados para o seu exercício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário