terça-feira, 3 de novembro de 2009

O FUTURO ONLINE - POR GILBERT DILLO







Gilbert Dillo: Informando com Precisão & QUALIDADE


Jornalismo impresso, o quê?


Pela vista do novo padrão da era da informação, o futuro da imprensa deve ser mesmo online. Não devemos, nós homens que utilizamo-nos do conhecimento, fazer da internet um mecanismo útil apenas para a divulgação e expressão em massa; ela representa mesmo a diferença do que é, em suma, o “intercâmbio de ideias”: a comunicação online.

Alguns especialistas de Harvard alertam que se o jornalismo quer, nesse caminhar de século, permanecer vivo e sempre atuante, procure as ferramentas que mais possibilitem o acesso com louvor e distinção, e QUE seja mais rápido, interativo e chocante; este setor não poderia ser, segundo o professor Joshua, senão o veículo que viaja no tempo, e transpõe a sua própria morada, assim sendo a internet. Isto é, a criação de Blogs, de Sites especializados em determinados assuntos, com tendências para o leitor assíduo, representa em grande parte, o acesso para o sucesso. Isto vai de um site que trata de assuntos domésticos, até assuntos mais complexos, como política internacional, economia, etc.

Hoje vale mais a criatividade de quem pretende informar a quem, do que a próprio mecanismo que leva tal matéria, com destino e pessoas determinadas. Não basta, pois, querer fazer de seu meio, um símbolo de sucesso com números, é preciso mesmo elevar-se com as próprias criticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário