Gilbert Dillo: Esclarecendo sem interesse
Aprovados no concurso para professor de Sociologia E Filosofia pedem audiência com Maranhão. Ao todo foram oferecidas na época 500 vagas: 250 para Sociologia, e 250 para Filosofia. No entanto, ainda sobraram 240 vagas.
Uma comissão formada por aproximadamente seis pessoas, representando os mais de 160 concursados aprovados no último concurso para o cargo de professor de Sociologia e Filosofia, no total de 500 vagas, sendo 50% para cada curso no Estado da Paraíba, tiveram uma audiência o governador da Paraíba, José Maranhão. O mesmo declarou que as escolas que não foram contempladas com os incritos, estarão a dispor da necessidade de cada região de ensino. Isto é, pessoas que passaram para a cidade de João Pessoa, por exemplo, mas que não foram convocadas estarão a disposição de outras regiões de ensino.
Manaíra, Princesa Isabel, São José de Princesa, Tavares, Juru; não tiveram nenhuma das vagas preenchidas. Ao todo nestas cidades contabilizam-se 10 vagas. Isto porque os inscritos, ou não passaram no processo de seleção, ou nessa hipótese, não se teve inscritos suficientes para exercerem tal cargo, em determinadas escolas.
A implementação de Filosofia e Sociologia na escolas públicas do Brasil, faz parte de uma luta árdua dos profissionais desse setor; que desde a ditadura se viram banidos de seus direitos. Isto é, disciplinas como Filosofia e Sociologia, era antes do regime militar, obrigatórias em toda escola pública e privada brasileira. O motivo de tal censura centra-se, principalmente, na capacidade reflexiva que estas criam nas pessoas; e com isso, estas são ameaças para homens corruptos e desonestos que pervertem toda a sociedade.
Em 2010, todas estas cidades terão professores aptos a ministrar estes conteúdos:
SOCIOLOGIA
- Antropologia e História Cultura;
- Sociologia cientifica;
- Política
FILOSOFIA
- História da Filosofia
- Ética e Moral;
- Estética;
- Filosofia da Práxis;
- Lógica
Nenhum comentário:
Postar um comentário