quinta-feira, 5 de novembro de 2009

SOCIOLOGIA E FILOSOFIA NA ESCOLAS PÚBLICAS DE: MANAIRA, PRINCESA ISABEL, SÃO JOSÉ DE PRINCESA, TAVARES, JURU E REGIÃO


 Gilbert Dillo: Esclarecendo sem interesse


Aprovados no concurso para professor de Sociologia E Filosofia  pedem audiência com Maranhão. Ao todo foram oferecidas na época 500 vagas: 250 para Sociologia, e 250 para Filosofia. No entanto, ainda sobraram 240 vagas.


Uma comissão formada por aproximadamente seis pessoas, representando os mais de 160 concursados aprovados no último concurso para o cargo de professor de Sociologia e Filosofia, no total de 500 vagas, sendo 50% para cada curso no Estado da Paraíba, tiveram uma audiência o governador da Paraíba, José Maranhão.  O mesmo declarou que as escolas que não foram contempladas com os incritos, estarão a dispor da necessidade de cada região de ensino. Isto é, pessoas que passaram para a cidade de João Pessoa, por exemplo, mas que não foram convocadas estarão a disposição de outras regiões de ensino.



Manaíra, Princesa Isabel, São José de Princesa, Tavares, Juru; não tiveram nenhuma das vagas preenchidas. Ao todo nestas cidades contabilizam-se 10 vagas. Isto porque os inscritos, ou não passaram no processo de seleção, ou nessa hipótese, não se teve inscritos suficientes para exercerem tal cargo, em determinadas escolas.

A implementação de Filosofia e Sociologia na escolas públicas do Brasil, faz parte de uma luta árdua dos profissionais desse setor; que desde a ditadura se viram banidos de seus direitos. Isto é, disciplinas como Filosofia e Sociologia, era antes do regime militar, obrigatórias em toda escola pública e privada brasileira. O motivo de tal censura centra-se, principalmente, na capacidade reflexiva que estas criam nas pessoas; e com isso, estas são ameaças para homens corruptos e desonestos que pervertem toda a sociedade.


Em 2010, todas estas cidades terão professores aptos a ministrar estes conteúdos:


SOCIOLOGIA
  • Antropologia e História Cultura;
  • Sociologia cientifica;
  • Política

FILOSOFIA
  • História da Filosofia
  • Ética e Moral;
  • Estética;
  • Filosofia da Práxis;
  • Lógica


Nenhum comentário:

Postar um comentário