quarta-feira, 10 de março de 2010

ALUNOS DO ALTO SERTÃO INICIAM PERÍODO LETIVO DO ANO DE 2010.1 NA UFPB

É grande a movimentação dos alunos do alto sertão na UFPB. Alunos como Felipe (Engenharia), Ítalo (Matemática), João Filho (Física), Fernanda (Odontologia), Marilene (Serviço Social), Shirley (Nutrição), etc. chegam à universidade para o começo do período letivo de 2010.1. Esses são todos estudantes da cidade de Manaíra-PB. Além destes alunos, a movimentação era grande na manhã desta terça-feira (09-03-2010) de alunos de outras cidades; como Márcio Fernandes (Direito), Emanuela (Psicologia) ambos da cidade de Princesa Isabel, e o grandioso Farias (Mestrando em ciências sociais) da cidade de Tavares.


Todos os alunos da Universidade Federal da Paraíba levam uma vida intensa de estudos. Pois, segundo dados da própria UFPB, os alunos matriculados em cada curso levam em média 4 horas diárias de estudos, além do necessário em sala de aula – que chega no mínimo a duas aulas/dia, com duração cada uma de 50 minutos, e no máximo 6 aulas/dia – estabelecido pela própria instituição.

As estudantes da área de Ciências da Saúde, como Fernanda e Shirley, cursam dois turnos integrados. Isto é, Manhã e tarde. Já o Ítalo e o João Filho, cursam uns dos cursos mais difíceis UFPB, segundo os dados opinativos dos próprios alunos e também da grade curricular destes cursos. Conseqüências: Evasão do curso é enorme, chegando a alguns períodos a ser de 80%. Dessa forma, o curso de Ciências Exatas se credencia em todo país não pela dificuldade, mas pela formação de pessoas capacitadas e voltadas para o desenvolvimento intelectual da sociedade, e pela profunda dedicação as análises lógicas e matemáticas das questões em sala de aula.

Enquanto isso, nas cidades sertanejas, os pais (os únicos responsáveis pelo desenvolvimento intelectual e moral do filho), pois são eles os melhores livros, os melhores companheiros nas horas mais árduas e complicadas da vida de estudante, acordam e sentem falta do ente querido. Todavia, hoje temos alguns meios de comunicação rápida; como telefone e internet. Mas mesmo assim a saudade é enorme e eterna.

Boa sorte a todos estes alunos e outros que não citei, na sua longa caminhada. A vida de estudante é algo duro, mas com muitas recompensas. Uma delas é voltar para casa – para a felicidade de toda a família.


Gilberto Dilo

Nenhum comentário:

Postar um comentário