terça-feira, 16 de março de 2010

O PESSIMISMO NOS AGRICULTORES DE MANAÍRA-PB

As poucas chuvas registradas no município de Manaíra preocupam os agricultores, pois estes já se encontram com grandes perdas. A estimativa é de que caso as chuvas não cheguem até o final do mês de Março, as perdas serão de 100%. Dessa forma, conforme os dados fornecidos pela Emater local, este ano choveu apenas 114 milímetros, que corresponde a um terço do volume acumulado no mesmo período do ano passado. Dados esses alarmantes, pois só intensificam ainda mais o pessimismo dos agricultores.

Segundo propensões da Emater de Manaíra-PB, nesse período apenas 15% dos agricultores do município arriscaram plantar milho e feijão numa área aproximada de 100 hectares. As perdas no início do mês de março chegaram a 80%, pois a água foi insuficiente para manter o solo úmido para o crescimento das plantas.Os demais agricultores aguardam a consolidação do inverno para iniciar as plantações, mas estão inseguros.

Os agricultores temem a seca agrícola, também conhecida como "seca verde". Ela acontece quando há chuvas abundantes, mas mal distribuídas em termos de tempo e espaço. Os mais pessimistas acreditam que será um ano de “seca efetiva”, ou seja, ocorre quando há baixa precipitação e má distribuição de chuvas, tornando difícil a alimentação das populações e dos rebanhos e impossibilitando a manutenção dos reservatórios de água para consumo humano e animal.

Com isso quem não possui “pasto” suficiente para todo o ano de 2010, já ameaça vender os seus animais, como vacas, porcos, bodes, ovelhas etc. E acreditam que este ano terá migração para a cidade de vários agricultores, como também para as regiões sul e sudeste.


Gilberto Dilo

Nenhum comentário:

Postar um comentário