sexta-feira, 5 de março de 2010

BOA NOTÍCIA PARA OS PEQUENOS PRODUTORES DO ALTO SERTÃO


Conforme parecer do secretário de Estado da Educação e Cultura, Francisco de Sales Gaudêncio, os produtos alimentícios, para consumo escolar, num percentual de 30%,  devem ser adquiridos da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural. Os produtores devem procurar as escolas estaduais para tomar conhecimento dos editais de chamada pública. Em Manaíra, por exemplo, temos o colégio CRN (Cícero Rabelo Nogueira), a Escola Antonio Diniz Maia e a Monsenhor Sebastião Rabelo. A primeira escola está lotada com ensino fundamentale e médio, a segunda com ensino fundamental, já a terceira escola é direcionada ao magistério. Estima-se, segundo o último censo escolar, que estas escolas possuem juntas aproximadamente 1600 alunos matriculados.


Os produtos solicitados na chamada pública são: macaxeira, inhame, batata doce, goiaba, tomate, coentro, cebola, cenoura, alho, acerola, maracujá, feijão carioquinha, feijão macassar, frango, carne bovina e iogurte.


Para orientar sobre a aquisição dos produtos, a Secretaria da Educação está realizando treinamento desde o mês de fevereiro, prosseguindo durante o mês de março, com os membros dos conselhos alimentares das escolas de todo o Estado. A capacitação está sendo feita através da Gerência Operacional de Assistência ao Estudante – GOAE, visando o aprimoramento licitatório e execução do Programa nacional de Alimentação Escola – PNAE.

No treinamento estão sendo transmitidas informações sobre: forma de aquisição da alimentação escolar, execução da despesa, cardápio, recebimento nas escolas dos produtos adquiridos através do PNAE, armazenamento dos produtos, higienização, preparação e distribuição da Alimentação Escolar, higiene pessoal dos que manipulam os alimentos, bem como a higiene dos hortifrutigranjeiros, prestação de contas e implantação do Programa referente à Agricultura Familiar.


Isso é de fundamental importância para a economia local; e uma boa oportunidade para as pessoas que possuem sítios destinados a este tipo de produção. Como o Sr. Bideca da Saca, que a anos vem desenvolvendo projetos, juntamente com a sua esposa (Rita), com a sua filha (Mariquinha) e com os netos (Joniele e Jonisclaio), como também a sr. Santina.


Gilberto  Dilo

Nenhum comentário:

Postar um comentário