O progresso dos setores técnicos científicos deu uma contribuição inestimável à educação. No entanto, a educação não se pode retroagir a estes meios, e nem tampouco se limitar a essa utilidade. Isto é, a educação é um bem insubstituível. Pois, o meio instrumental no trabalho do educador é vazio sem o intermédio da pessoa humana.
Assim, o espetacular avanço do desenvolvimento eletrônico e informático ao redor e no interior de tal trabalho, não deve significar a possibilidade de que qualquer aparato importado possa vir a transitar no ideário prático do educador como principal agente da educação.
Brandão, nesta passagem, sintetiza a possibilidade da educação à distância. Acreditando que esta é possível e pertinente; todavia ele acredita que o educador no desafio de viver a educação nas relações humanas, na interação vivida no dia a dia em nada será substituível. Pois, a educação à distância “instrui”, mas o que “educa” é aquilo que se passa no interior de uma troca vivida gestos face a face. Isto é, “Deixada a si mesma, a educação à distância instrui sujeitos e distancia pessoas.”
Ao contrário do que muitos pensam, Brandão alerta que em um mundo onde o poder da ciência torna-se cada vez mais vertiginoso, e o alarmante crescimento das tecnologias instrumentais ganham espaço na sociedade, o lugar dos relacionamentos vivencialmente interpessoais torna-se mais e mais essencial.
Assim, o espetacular avanço do desenvolvimento eletrônico e informático ao redor e no interior de tal trabalho, não deve significar a possibilidade de que qualquer aparato importado possa vir a transitar no ideário prático do educador como principal agente da educação.
Brandão, nesta passagem, sintetiza a possibilidade da educação à distância. Acreditando que esta é possível e pertinente; todavia ele acredita que o educador no desafio de viver a educação nas relações humanas, na interação vivida no dia a dia em nada será substituível. Pois, a educação à distância “instrui”, mas o que “educa” é aquilo que se passa no interior de uma troca vivida gestos face a face. Isto é, “Deixada a si mesma, a educação à distância instrui sujeitos e distancia pessoas.”
Ao contrário do que muitos pensam, Brandão alerta que em um mundo onde o poder da ciência torna-se cada vez mais vertiginoso, e o alarmante crescimento das tecnologias instrumentais ganham espaço na sociedade, o lugar dos relacionamentos vivencialmente interpessoais torna-se mais e mais essencial.
Gilberto Dilo
Nenhum comentário:
Postar um comentário