Prefeitos de 179 municípios paraibanos atenderam ao apelo do Governo do Estado quanto à definição de ações visando montar um plano de prevenção e assistências às famílias em caso de calamidade. Foi o que constatou o secretário da Infraestrutura, Leonardo Gadelha, ao abrir, nesta sexta-feira (5), a 1ª Conferência Estadual de Defesa Civil, realizada no Cine Bangüê do Espaço Cultual.
O evento é o fechamento das discussões que se realizaram durante os últimos meses, quando aconteceram 16 encontros em 178 cidades e teve a participação de 4.200 pessoas, que trocaram experiências e ganharam motivação para atuar nesta área que permite salvar vidas.
Espera-se que os prefeitos do alto sertão paraibano, sobretudo o da cidade de Juru, pois esta se demonstra ser uma das cidades que corre maior risco de grandes calamidades, devido a formação arquitetônica ser planejada dentro de terrenos baixos, e nos períodos de chuva a cidade mostra-se vulnerável a grandes inundações; que participem do encontro. Também devemos ressaltar o período de seca que assola já o interior, e, por conseguinte a falta de falta água em cidades como Princesa Isabel, São José de Princesa. É de notar também que cidades como Manaíra, não tem um planejamento para se tratar de causas urgentes, como a viabilidade de pessoas especializadas de como agir em caso de calamidade. Tem-se na cidade de Manaíra centena de cargos comissionados fantasmas, como o chefe de cartografia, o chefe de planejamento estratégico etc. Mas nada de concreto.
Gilberto Dilo
Nenhum comentário:
Postar um comentário