terça-feira, 30 de março de 2010

GOVERNO FEDERAL DESENVOLVE PROGRAMA HABITACIONAL NOS 223 MUNICÍPIOS PARAIBANOS, MAS NO ALTO SERTÃO AINDA NÃO VEMOS ESTAS OBRAS

Segundo a presidente da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), Socorro Gadelha, todos os municípios paraibanos, os 223, serão contemplados com o programa habitacional do governo federal, “Minha Casa, Minha Vida.”

No entanto, os municípios pré-selecionados pelo programa são em número de 131. A maioria dos municípios estão zona metropolitana de João Pessoa; cujo número de habitantes ultrapassam os 50.000, e a necessidade de moradia é prioridade. Dado que a condição social (a maioria vive em situações sub-urbanas) atravessa a vida dessas pessoas de forma alarmante.

A questão que fica: Porque o alto sertão não terá prioridade no programa do governo? Será que não há pessoas que ainda vivem sem moradia nessa micro-região? Ou são os próprios governantes (Prefeitos, Vereadores, Deputados) que não se interessam pelo bem-estar dessas pessoas, quando sabemos que ainda existem famílias, que moram em casas de Pau-a-Pique ou de Taipa?

Quando na verdade a presidente da Cehap, também alerta que para se beneficiar do programa é necessário ter uma renda máxima de 10 salário mínimos, e sem uma moradia própria. No entanto, terão prioridade ao programam as pessoas que têm um ganho entre 0 a 3 salários mínimos. Bem sabemos que a população do alto sertão, em sua maioria, se insere bem nos pré-requisitos do programa. Ora, porque as cidades dessa micro região não é assistida de forma imediata?


Gilberto Dilo

Nenhum comentário:

Postar um comentário