quinta-feira, 4 de março de 2010

A SECA PELO SERTÃO ESTAR DEIXANDO AS PESSOAS SEM ESPERANÇA DE INVERNO ESTE ANO



 
Cerca de 12 mil agricultores familiares do Alto Sertão paraíbano estão na expectativa de chuva para a plantação deste ano, mas a previsão da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA- PB) é de chuvas abaixo da média. Após a 3ª Reunião de Análise e Previsão Climática para o Semiárido Nordestino, realizado em Natal, a Aesa apontou o fenômeno El Niño como
 
A instabilidade pode provocar chuvas isoladas em alguns pontos do Estado, enquanto em outros, poderá ocorrer ausência total. A falta de chuva no interior do Estado deixa o agricultor temeroso com a possibilidade de ter que enfrentar um período de seca. "Não é apenas no Sertão, nos quatro cantos do Estado estamos sem chuva. A expectativa dos agricultores está focada na fé. Eles esperam que até os dias 20 e 21 deste mês, São José mande a chuva para o plantio", disse Waltemir Cartaxo, diretor técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

O agrricultor Raimundo Calisto, alertou que o seu plantio de milho e de feijão, plantados na entre-safra, isto é, no período das chuvas de verão, estão morrendo devido ao forte sol e falta de água. Esclarece o humilde agricultor Raimundo, da cidade de Manaíra: "Plantamos em tabuleiro feijão ligeiro, pra ver se colhemos mais rápido, mas a falta de chuva, meu filho, tem nos deixado sem esperança; pois nessa época já deveríamos tá comendo feijão maduro. A terra está seca, o sol quente, até os pássaros estão sumindo. Isso é lamentável. Só Deus mesmo para ajudar a gente." É este o clima pelo sertão: falta de chuva e perda dos plantios.
Gilberto  Dilo

Nenhum comentário:

Postar um comentário